Fácil desenvolve software jurídico para gestão jurídica em escritórios de advocacia, o Espaider. Sistema jurídico ou software para advogados. Software de administração e gestão jurídica para advogados. Espaider, o melhor software jurídico para advogados e gestão jurídica de escritórios de advocacia.

Análises gerenciais no meio jurídico

Por Arthur Hamann Pereira
Gerente de treinamento, produto e qualidade - Fácil
 
Quanto mais avançamos na era digital, mais as organizações são pressionadas a tomar decisões rápidas. Para agravar a situação, o volume e o escopo dos dados armazenados não param de subir. Felizmente, as ferramentas disponíveis para organizar isso tudo também estão evoluindo.
 
O foco na geração, processamento e aplicação da informação nos trouxe o conceito do Business Intelligence, que passou a cuidar de todo o processo de gestão destes dados para a tomada de decisões.
 
A Análise Gerencial, por sua vez, pode ser vista como um dos aspectos do Business Intelligence, preocupada com a transformação dos dados coletados em informações e conhecimento relevantes para o negócio.
 
As ferramentas de BI, por seu custo financeiro e operacional, eram inicialmente empregadas apenas no âmbito estratégico das organizações. A  redução dos custos fez com que cada vez mais sejam aplicadas a todas as camadas de decisão.
 
O módulo de Análises Gerenciais (BI) do Espaider consolida esta tendência, disponibilizando as capacidades de visualização de informações e dados para o departamento ou escritório jurídico, em seus diversos níveis organizacionais. Ele traz diversas ferramentas para auxiliar o advogado nos aspectos relevantes da análise gerencial, funcionando como híbrido entre relatórios e dashboards, incorporando também ferramentas como os indicadores (KPIs).
 
Uma das características que torna as análises gerenciais especiais é permitir alterar o escopo dos dados para um nível adequado à tomada de decisões.
 
Em um indicador ou relatório precisamos antever todos os níveis em que teremos que analisar as informações de antemão. Relatórios muito sucintos podem não ter todos os dados que serão solicitados em uma reunião.
 
Relatórios muito completos são monstros difíceis de manejar, comprometendo a expressão correta dos dados desejados.
 
Através dos cubos do módulo Análises Gerenciais (BI), o usuário pode partir de uma visão geral, totalizada dos dados, e inserir níveis e categorias. Os dados podem ser montados de acordo com as necessidades da situação.
 
Por exemplo, podemos partir do indicador abaixo, que mostra o nível de atendimento dos prazos contenciosos do departamento:
 
 
 
Esta é uma informação geral, que não nos aponta muita coisa. Arrastando algumas colunas, classificamos a informação por escritório e podemos comparar seu desempenho:
 
 
Um dos fornecedores está um pouco fora da curva. Arrastamos mais algumas colunas e estendemos a análise no tempo. Agora podemos avaliar seu nível de atendimento ao longo do tempo:
 
 

OS DADOS PODEM SER MONTADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA SITUAÇÃO

A dinamicidade do módulo é difícil de expressar em palavras ou imagens. Ao alterar as linhas e colunas conforme as necessidades e dúvidas dos usuários, o módulo permite construir entendimentos muito mais precisos sobre os dados analisados. Ao encontrar uma informação curiosa, é possível detalhar todos os resultados que compuseram aquela informação.
 
O módulo Análises Gerenciais (BI) responde facilmente à pergunta “Por que os valores do mês passado ficaram tão elevados?”.
 
O detalhamento, ou drilldown da célula, lista todas as informações que compuseram os valores da célula selecionada, permitindo identificar as informações críticas e decidir o tratamento adequado.
 
Todas as informações analisadas pelo módulo podem ser exportadas a partir da tela de análise.
 
As listas e informações exportadas podem ser usadas como base para ações posteriores, garantindo que as análises sejam produtivas e contribuam com o negócio.
 
Caso seja necessário apresentar os dados de forma gráfica, o módulo conta com um poderoso motor gerador de gráficos, que pode ser configurado pelo próprio usuário, cubo a cubo. Os gráficos podem sincronizar as alterações do cubo, desenhando na tela as linhas e colunas atuais, ou exibir uma informação estática, referencial.
 
Os cubos e gráficos podem ser salvos e organizados em páginas próprias. As páginas podem ser disponibilizadas
em outros módulos ou áreas do sistema, permitindo o acesso rápido às informações mais relevantes, no formato de dashboards. Garantir a integridade das informações, todavia, é fundamental.
 
Todas as páginas do módulo podem ser acessadas apenas pelos usuários autorizados, e todas as informações
seguem as normas e filtros previamente configurados no sistema: filtros de usuário, visão organizacional e restrições de acesso são respeitados. Cada usuário pode ver apenas aquilo que lhe é permitido.
 
A análise gerencial não é apenas um fim, mas um meio de melhorar os nossos processos e tornarmos nossa organização uma referência.
 
Entre em contato conosco. Temos o melhor e mais completo sistema para a gestão do seu escritório ou departamento jurídico. Conheça o Espaider e seus benefícios.
Estamos à disposição para apresentar as nossas soluções.
 
Fonte: Revista Gestão Jurídica - 9ª edição 2017/2018

 

Deixe seu comentário

Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Site (opcional)
Comentário (obrigatório)

BLUMENAU

Fone: +55 (47) 3328-2929

comercial@facil.com.br

Como chegar?

BELO HORIZONTE

Fone: +55 (31) 2532-2382

comercial@facil.com.br

Como chegar?

SÃO PAULO

Fone: +55 (11) 3262-1890

comercial@facil.com.br

Como chegar?

JUIZ DE FORA

Fone: (47) 9 9158-0969

comercial@facil.com.br

Como chegar?

PORTO ALEGRE

Fone: +55 (47) 9 9267-3238

comercial@facil.com.br

Como chegar?