As três competências do Advogado 4.0

Com os avanços tecnológicos e principalmente com as inovações das lawtechs, tem-se discutido um novo conceito: o advogado 4.0.

Essa expressão pode ser considerada como uma mudança na forma de atuação e mindset na área do Direito, e isso faz parte do desenvolvimento e iniciativas dos mais diversos softwares para auxiliar e automatizar atividades do dia a dia da profissão no contexto da transformação digital. 

A Fácil é uma empresa que há muitos anos estuda o mercado e busca trazer o que há de melhor em avanço tecnológico para os advogados que atuam em escritórios e departamentos jurídicos através de novos produtos e serviços. 

E nesse cenário da Advocacia 4.0, a Fácil tem se preocupado com as aplicações de tecnologias para as novas formas de automações do mundo jurídico, que hoje tem potencial de alterar muito as funções realizadas por um advogado. 

Arthur Hamann Pereira, diretor comercial da Fácil, explica que “é imprescindível que, na medida que o cenário tecnológico muda e altera o panorama jurídico, diferentes habilidades tornam-se mais relevantes em detrimentos de outras. Certamente, quem estiver inteirado nessas aplicações se destacará”. 

No momento, três características dessa revolução 4.0 estão mais presentes no mundo jurídico e estão mudando a forma de atuar dentro de escritórios e departamentos jurídicos. São elas: A primeira é que o Advogado 4.0 precisará entender como a Inteligência Artificial funciona e como manipulá-la para melhorar seus processos internos. A segunda é que ele deverá avaliar as soluções de Big Data e como a grande quantidade de dados pode oferecer conhecimento para resolver seus próprios problemas. E por último, também precisará se adaptar ao universo online e estar sempre conectado, onde o espaço digital e físico devem ser tratados como um, unificados na medida do possível, pois suas aplicações estarão em uma plataforma única de trabalho. 

Veja algumas das soluções da Fácil que estão já revolucionando e podem auxiliar na transformação para o advogado 4.0: 

PARKER
A Análise Preditiva de Andamentos realizada pelo PARKER - Inteligência Artificial da Fácil, exime o advogado da tarefa de analisar cada intimação separadamente, passando-o para uma função de auditor e curador da IA, determinando as providências necessárias para cada tipo distinto de intimação e auditando os resultados produzidos pela inteligência.


DIÁRIO FÁCIL / FÁCIL CAPTURA DE ANDAMENTOSFÁCIL CAPTURA DE PROCESSOS
Na mesma linha, cada vez mais ficam evidentes as vantagens de aplicações de Big Data na tomada de decisões. Serviços como o Diário Fácil, o Fácil Captura de Andamentos e o Fácil Captura de Processos, permitem que as organizações construam bases confiáveis para a análise de dados e tomada de decisões.


Publicado em: 17/09/2019