O futuro dos advogados

As profissões estão passando por um momento de transformação. E isso, em grande parte, se deve aos avanços tecnológicos. Muito se discute que algumas atividades possam desaparecer e novas venham a surgir nos próximos anos. 

O presente mostra que as novas tecnologias, a automação, a inteligência artificial, big data e analytics, já estão afetando positivamente e economicamente algumas áreas.

Essas novas aplicações trazem inovação também para o mundo jurídico, e muitas dinâmicas já são diferentes das que eram realizadas pelo advogado em um ou dois anos atrás. As lawtechs e legaltechs como a Fácil, que atua nesse mercado há mais de 30 anos, têm oferecido ferramentas que aperfeiçoam a rotina da profissão, e que serão partes essenciais na transformação da profissão do advogado.

“Não existe mais organização sem tecnologia. Na área do Direito, mudanças irreversíveis já estão sendo realizadas, como por exemplo, a digitalização da justiça e as intimações eletrônicas”, explica Arthur Hamann Pereira, diretor comercial da Fácil.

A tendência é que o advogado do futuro esteja cada vez mais preocupado com a aplicação do Direito em si, e menos com a sua operação. “Será cada vez mais importante o contato com seus clientes e com os demais membros do processo, como juízes e promotores, pois esses contatos ficarão cada vez mais restritos a questões críticas e fundamentais”, conta Arthur. 

Por isso, escritórios de advocacia de médio e grande porte, e departamentos jurídicos hoje, passam por um processo de adaptação e buscam por processos eficientes, necessitando da adoção de tecnologia. 

“Os diferenciais competitivos também ficarão evidentes através da tecnologia aplicada aos negócios jurídicos". Nesse contexto, a Fácil busca trazer o que há de mais novo, como Inteligência Artificial, e coloca à disposição dos advogados através de novos produtos e serviços. 

Conheça o Espaider 7 em exposição na Fenalaw, o maior evento jurídico da América Latina, que ocorrerá de 23 a 25 de outubro de 2019, em São Paulo. 


Publicado em: 03/10/2019