Principais termos utilizados em tecnologia jurídica

A Ciência Jurídica possui vocabulário próprio, que num primeiro momento pode assustar quem é alheio à área. Esses termos foram consolidados em um processo histórico, vindo de diversas fontes, tais como a tradição jurídica latina, o vocabulário da colonização portuguesa e o direito comparado. 

As áreas de Tecnologia da Informação, no entanto, são muito novas, e os recentes processos de inovação trouxeram a necessidade de criação de novos termos, muitas vezes utilizando vocabulário estrangeiro. 

Como os termos técnicos da área de Tecnologia geralmente utilizam palavras comuns, que podem gerar ambiguidade, resolvemos esclarecer alguns deles para você: 

Conheça os principais termos, seus significados e a tecnologia envolvida. 

IA – Inteligência Artificial 
Inteligência Artificial é um termo guarda-chuva para algoritmos que fazem uso de diversas técnicas que simulam a inteligência humana. Esses algoritmos podem ser aplicados em funções específicas em softwares de gestão jurídica ou outros aplicativos. 

Big Data 
É a consolidação de conjuntos de dados muito grandes, usualmente de diversas fontes distintas, com o objetivo de extrair informações e conhecimento. Normalmente é associado com ferramentas de BI (Business Intelligence) e com os conceitos de mineração de dados e estatística.  
Na gestão jurídica, Big Data é principalmente usado nas soluções de Jurimetria, que consolidam informações de milhares de processos. 

Data Analytics 
Enquanto o Big Data se preocupa com a consolidação dos dados, o Data Analytics é o processo que analisa dados brutos com o objetivo específico de encontrar padrões e alcançar conclusões a respeito das informações estudadas. 

Blockchain 
Blockchain é uma cadeia de informações criptografadas que não podem ser alteradas. 
Popularizou-se com as criptomoedas (moedas digitais). A blockchain passou a ser utilizada em vários segmentos por proporcionar alta segurança não só em transações financeiras, mas em outros negócios.  

Datacenter 
Local onde se concentra o processamento e armazenamento de dados de uma organização, geralmente, em grandes estruturas de servidores. A Fácil possui Datacenter próprio, onde hospeda seus clientes na modalidade Nuvem.  

A Fácil possui soluções completas que atendem escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas. Seus sistemas foram desenvolvidos com as ferramentas mais avançadas e atuais do mercado. Para saber mais, entre em contato.
 


Publicado em: 30/10/2019