Profissional jurídico tem foco mais organizador do que operador em processos, utilizando soluções de lawtechs

Legaltechs ou lawtchs são vocábulos utilizados para intitular as startups voltadas a oferecer soluções para o segmento jurídico. 

As startups se diferem das empresas convencionais por serem totalmente focadas em soluções para os mercados onde atuam. Para alcançarem seus nichos, palavras como modernizar, revitalizar, inovar e atualizar, precisam fazer parte do que é uma startup. 

As legaltechs estão alterando significativamente o trabalho dos operadores do Direito. Esses tipos de empresas são responsáveis por criar ferramentas que priorizam o tempo do advogado, reduzem custos e auxiliam na tomada de decisão, bem como, proporcionam muitos outros benefícios. Embora ainda se note certa resistência por parte dos advogados quanto ao uso de toda a inovação das legaltechs, muitos já se tornaram adeptos ou estão se adaptando a esse novo cenário. 

 

Palavra de especialista 
Arthur Hamann Pereira, Diretor Comercial da Fácil, comenta que as legaltechs têm potencial para alterar bastante a rotina de quem atua com o Direito. Na medida em que novas soluções de automação e inteligência artificial são apresentadas, o profissional jurídico passa a ter foco mais como organizador dos processos do que, efetivamente, operador deles. Ele cita, por exemplo, que passa a ser mais importante saber definir “quando” e “como” um compromisso deve ser agendado, do que, factualmente, como agendá-lo. Neste sentido, o profissional jurídico precisará desenvolver um certo “tato tecnológico” para utilizar bem essas novas ferramentas.

 

Como automatizar? 
Escritórios e departamentos jurídicos devem estar atentos às ofertas do mercado. É importante que os profissionais avaliem como a tecnologia alterará os processos da organização para realizar as implementações de forma planejada e evitar serviços redundantes ou incorretos. 

 

Como a Fácil auxilia? 
Com o Espaider, é possível ter um fluxo de processos jurídicos automatizado, que alerta os responsáveis quando um evento importante ocorre, como por exemplo, um agendamento de audiência, sentença ou arquivamento. 


Conheça todos os módulos do Espaider e saiba quais vantagens em termos de automação processual, segurança de informações e agilidade, o seu escritório ou departamento jurídico pode obter. 


Publicado em: 03/12/2019