Analytics e Jurimetria com o uso do módulo Análises Gerenciais (BI) do Espaider

Na jurimetria, o judiciário é visto como um gerador de dados. Os dados retratam o funcionamento completo do sistema jurídico. A jurimetria e analytics dos tribunais, compõem um banco de dados processuais eletrônico enorme, o que facilita a consulta e a previsão dos resultados.

 
Como surgiu a jurimetria?
Sabe-se que Nicolau Bernoulli apresentou uma tese em 1709, que levava em consideração probabilidade, confiança em testemunhas, herança, etc. Porém, foi Loevinger o criador do termo “jurimetrics”, em 1948. Ele utilizou elementos da computação, estatística e Direito. 
Explicando melhor, analytics e jurimetria são aspectos de uma mesma solução. Por analytics entendemos a análise dos dados, com utilização de ferramentas de Business Intelligence (BI) e Big Data, enquanto a jurimetria pode ser entendida como a estruturação destes dados para realização de análises estatísticas.


O módulo de Análises Gerenciais (BI) do Espaider, permite análises rápidas da carteira da organização, evidenciando tendências e prognósticos. Usando esse módulo, sua empresa constrói uma base de dados adequada para auxiliar na tomada de decisão. Seus advogados serão capazes de gerir todas as informações a fim de avaliar os processos de maneira global e chegar a estimativas das reais chances de sucesso que a empresa poderá obter em ações.

Módulo Análises Gerenciais (BI) do Espaider auxilia na jurimetria e analytics 
Frequentemente, dá-se muito valor a dados públicos obtidos do sistema judiciário, no entanto, as organizações também possuem montanhas de dados internos, que muitas vezes são esquecidos, apesar de muito mais detalhados e padronizados. 
O módulo Análises Gerenciais (BI) do Espaider, permite que a organização explore esses dados internos e extraia informações e conhecimentos a partir deles. Essa consolidação e análise de dados são típicas de soluções de analytics e jurimetria. É possível, ainda, avaliar o desempenho da carteira processual, visualizando valores de condenação em diversos níveis, por causa raiz, equipe, unidade ou comarca, por exemplo. Essa análise diz respeito à reunião das informações para compor um banco e analisar novos casos de acordo com cenários já concluídos. 

Como todo bom ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), o Espaider permite que uma quantidade virtualmente ilimitada de dados seja armazenada para permitir a gestão eficiente dos processos. Módulos como o Contencioso e o Financeiro, possuem telas e relatórios afinados para as funções que desempenham. No entanto, a consolidação dos dados de forma gráfica e em cubos, que permitem manipulação, é um diferencial do módulo de Análises Gerenciais (BI). Com ele, é possível criar dashboards para visualização rápida da situação gerencial da organização, bem como, tabelas dinâmicas para avaliar cenários e oportunidades.

O Espaider é desenhado para atender às demandas de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, de diversos segmentos, pois são permitidas customizações e semicustomizações. 

O módulo de Análises Gerenciais (BI) é indicado para qualquer tamanho de empresa, ou seja, sempre que os usuários necessitarem de análises rápidas e eficientes de seu sistema de gestão. 

Para saber mais sobre essa solução da Fácil, entre em contato conosco


Até breve! 
 


Publicado em: 10/12/2019