Mulheres na tecnologia - uma história em desenvolvimento

Neste Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, lembramos que elas desempenham vários papéis na nossa sociedade. No mercado de trabalho formal, em atividades do setor jurídico e de tecnologia, ganham cada vez mais espaço. Embora existam lacunas a serem preenchidas com relação a cargos ocupados por mulheres, ascendem em suas carreiras com competência e muito protagonismo.

Segundo o Censo do Poder Judiciário - 2014, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos últimos 30 anos o número de juízas aumentou em 10%. Já no mundo da tecnologia, também se observa que ainda faltam mulheres na área, mas o crescimento tem sido contínuo. Conheça algumas histórias que ficaram marcadas por elas:

Augusta Ada Byron - Lady Lovelace (1815-1852) nascida em Londres, filha do poeta inglês Lord Byron e de Ann Isabella Milbanke. Sua mãe, matemática, e conhecida por Princesa dos Paralelogramos, foi quem estimulou a filha Augusta Ada a estudar matemática.

A história de Ada é conhecida por meio de Charles Babbage, que criou uma máquina de calcular, denominada Engenho Diferencial. O dispositivo servia para computar tabelas aritméticas. Após apresentar o Engenho Diferencial, Babbage notou que sua invenção já estava superada e que havia necessidade de desenvolver outra que realizasse todas as operações matemáticas, que não era o caso do Engenho Diferencial. Assim, ele criou o Engenho Analítico, e seus conceitos ainda são utilizados pelos computadores atuais.

A amiga de Augusta Ada, Mary Somerville, apresentou-a à Babbage e exibiu suas ideias sobre o Engenho Diferencial. Em 1842, L. F. Menabreas escreveu um artigo sobre a máquina analítica de Babbage. Em torno de dez anos após, Ada traduziu o artigo e incluiu anotações suas sobre a obra, com estruturas parecidas com as usadas na programação atual. Tempos depois, esse “ensaio” foi considerado o primeiro programa de computador, antes, inclusive, de o primeiro hardware ser construído. Ela faleceu precocemente aos 36 anos, em 1852. Em 1979, o Departamento de Defesa Americano nomeou, em sua homenagem, uma linguagem de programação como ADA. Contudo, ela é conhecida como alguém que ajudou Babbage a documentar suas ideias.

Grace Murray Hopper (1906-1992) era matemática e física. Era professora e posteriormente ingressou na marinha americana, como voluntária. Após a marinha, trabalhou no escritório de computação da Universidade de Harvard, onde recebeu o prêmio Naval Ordinance Development Award.

Ela desenvolveu uma série de compiladores. Criou linguagens comuns para negócios como o COBOL (Common Business Oriented Language), ainda utilizada. Hopper faleceu aos 85 anos de idade.

Kathleen (Kay) McNulty Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Fraces Synder Holberton, Marlyn Wescoff Melzer, Fraces Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum deram início à programação do ENIAC10, primeiro computador do mundo. Elas realizavam cálculos balísticos durante a Segunda Guerra Mundial, em 1945. O ENIAC ficou pronto após a guerra e acabou sendo utilizado para cálculos relacionados à bomba de hidrogênio.

Ao longo da história da humanidade, as mulheres têm desempenhado funções com brilhantismo e sucesso, nem todas ficaram conhecidas ou têm seus nomes escritos nos livros, mas sabemos que todas têm papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e continuam transformando o mundo.

Aproveitamos as comemorações deste dia para parabenizar todas as mulheres, sejam clientes, colaboradoras, às anônimas ou conhecidas por sua genialidade.
 


Publicado em: 06/03/2020