O desafio de reduzir cliques sem poluir a interface

O pensamento natural para reduzir cliques em um software é deixar o maior número possível de ações e menus visíveis na tela. Também é o caminho mais rápido para obter uma tela poluída e desagradável.

Desde o início do projeto Espaider 7, um grande desafio foi proposto: seria necessário reduzir cliques para acesso às funções e ao mesmo tempo, deixar o visual mais agradável e limpo.

A solução desenvolvida foi o conceito de “Favoritos”, que funciona assim:

  1. As funções que não são unanimidade – utilizadas com muita frequência pela grande maioria dos usuários – ficam inicialmente escondidas em um botão “agrupador”.
     
  2. Cada usuário escolhe para si o que deve ficar visível fora deste botão, em local de maior destaque e ao alcance de um único clique.
     
  3. É fácil configurar esta escolha: basta marcar ou desmarcar a estrela disponível no local de acesso à função. Pode ser feito a qualquer momento. Fica automaticamente salva e não afeta os demais usuários.

Este conceito foi utilizado em muitos locais na versão 7 do Espaider.

No menu de módulos, por exemplo, permitiu que qualquer funcionalidade do sistema estivesse acessível através de um único clique, não importando em qual módulo o usuário estivesse navegando.

Já na barra de ações da tela de edição de registros, possibilitou despoluir a interface e diminuir a rolagem lateral.

No menu de coleções, eliminou as barras de rolagem. E com isso, muitos locais foram otimizados.

Aplicar este mesmo conceito ao menu de funções sobre registros do grid, envolveu um desafio adicional: onde dispor os botões favoritos? Precisaria ser intuitivo e manter a interface clean.

A solução adotada foi bastante inovadora: os botões aparecem por sobre a linha do registro, mas apenas enquanto o mouse está posicionado no grid. Detalhe sutil, mas que faz toda a diferença. O conjunto destes pequenos detalhes transforma a experiência de uso do Espaider em algo extremamente agradável.

 

ESPAIDER 7

Essas e outras inovações você encontra no Espaider 7. Um sistema de gestão jurídica totalmente web, com interfaces inteiramente repensadas, usando o que há de mais moderno na atualidade. O Espaider inaugura uma nova experiência usuário-máquina para os profissionais da área jurídica.


Publicado em: 21/08/2020