Case de Sucesso: Gusmão & Labrunie Propriedade Intelectual

A trajetória do escritório Gusmão & Labrunie Propriedade Intelectual se confunde com a história do direito da propriedade intelectual no Brasil. Um de seus fundadores, José Roberto Gusmão, foi presidente do INPI - Instituto Nacional de Propriedade Industrial na década de 90, quando o país ainda engatinhava na área.

Ele fundou a organização em 1988 junto com outro advogado especialista na matéria, Jacques Labrunie.

A estrutura hoje é composta por cerca de 130 pessoas, atendendo a grandes grupos nacionais e estrangeiros em múltiplas áreas da economia.

A abrangência é ampla, indo desde as questões mais tradicionais como direito autoral, marcas, patentes e desenho industrial aos mais recentes, como biodiversidade, direito digital, software, inovação, transferência de tecnologia e LGPD.

A equipe é multidisciplinar. Conta com profissionais de várias áreas de conhecimento, como biólogos e engenheiros, cujos atributos técnicos específicos servem de suporte às complexas ordenações jurídicas que envolvem a propriedade intelectual.

 

TECNOLOGIA

Gusmão & Labrunie utiliza o ERP de gestão jurídica Espaider desde 2010, recentemente atualizado para a versão 7, com nova interface e novas funcionalidades. 

O escritório foi um importante parceiro no desenvolvimento de funcionalidades, contribuindo ativamente com sua vasta experiência, no aperfeiçoamento do Módulo de Propriedade Intelectual do sistema.

A Fácil conversou com duas pessoas diretamente ligadas à estrutura tecnológica do Gusmão e Labrunie: Thiago Arpagaus de Souza e Eduardo Mota.

Ambos conhecem muito bem o Espaider e se envolveram em todas as fases iniciais de implantação, nas atualizações ao longo do período e no upgrade mais recente para a versão 7.

Thiago é um dos sócios e traz em seu currículo uma pós-graduação em Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Eduardo é coordenador de TI do escritório e com anos de experiência na área.

 

Os principais pontos destacados pelos dois profissionais, em relação aos benefícios gerados pelo Espaider, são:

  • A implantação do Espaider, em 2010, se deu após dois anos de planejamento e avaliações.
  • O escritório necessitava de ferramentas específicas para a área de propriedade intelectual, com demandas inerentes que poderiam ser atendidas pelo Módulo de Propriedade Intelectual do Espaider.
  • Com o avanço do direito de autor e a internacionalização dos negócios das empresas brasileiras, surgiu a necessidade de investimentos constantes e atualizados em sistemas de gestão específicos.
  • Além de seus diversos módulos, uma vantagem adicional do Espaider é permitir integração com outras aplicações do escritório, com uma tecnologia bastante aberta e flexível.
  • O Espaider é construído com um ferramental da Fácil - (Quellon) - que propicia o acoplamento das aplicações próprias mantendo uma mesma interface, um mesmo leiaute - do Espaider-, bastante moderno e intuitivo nessa última versão 7.
  • Além dos robôs do Espaider, foram desenvolvidos robôs pelo próprio escritório. Eles fazem buscas externas, indexam e disparam comunicados.
  • Todo o workflow próprio do escritório se integra ao workflow do Espaider, atualizando as informações numa só base de consulta.
  • No caso de marcas, os robôs do escritório localizam e capturam imagens, arquivando-as no Espaider.
  • A atualização para a Versão 7 do Espaider, com uma interface baseada no Material Design do Google, proporcionou ganhos imensos em gestão, produtividade, assertividade e resultados.
  • Um dos destaques da atualização para a versão 7, embora bastante modificada, foi a rapidez, a segurança e a confiabilidade de todo o processo.
  • Após o período normal de homologação pelos usuários, toda a mudança em si foi completada em apenas dois dias, num final de semana, não sendo necessária nenhuma interrupção dos fluxos de trabalho.
  • Embora o Espaider tenha seu próprio módulo de Workflow, Gusmão & Labrunie conta com um software próprio, denominado Demandas, que foi reescrito para funcionar acoplado ao Espaider.
  • Com as atualizações, passou a ser utilizado diretamente por mais de 90 pessoas nos vários departamentos, em áreas como finanças e contabilidade.

REFERÊNCIA E RECONHECIMENTO

  • Gusmão & Labrunie foi fundado em 1988 por dois especialistas em direito intelectual - José Roberto Gusmão e Jacques Labrunie – ambos professores doutores com mestrados internacionais e ainda no comando da organização.
  • Veja AQUI o currículo de José Roberto Gusmão.
  • Veja AQUI o currículo de Jacques Labrunie.
  • O reconhecimento pelos clientes, colegas e organizações rendeu premiações nacionais e internacionais que colocam Gusmão & Labrunie como uma das principais referências em Direito de Propriedade Intelectual no Brasil.
  • O escritório figura entre os destaques de premiações nacionais e internacionais como LACCA Awards, The Legal 500, Chambers Global, WTR 1000, IP Stars, Leaders League e Análise Advocacia 500.
  • O perfil completo você confere em www.glpi.com.br

MÓDULO DE PROPRIEDADE INTELECTUAL

  • O Espaider conta com o módulo de Propriedade Intelectual para controle de marcas, patentes e domínios.
  • Usuários podem cadastrar todas as suas marcas e, periodicamente, submetê-las às revistas do INPI para que o sistema realize a funcionalidade de “colidência de marcas”, ou seja, o Espaider aponta eventuais pedidos de registros que possam colidir com a marca da sua organização.

Robôs fazem a leitura da revista do INPI.

  • O usuário pode configurar o sistema para determinar os parâmetros de colidência.
  • O sistema faz todo o controle de marcas, patentes e domínios.
  • Os parâmetros para as análises podem ser alterados pelos usuários.
  • As análises podem ser submetidas diversas vezes, com parametrizações diferentes para verificação dos resultados com as diversas possibilidades.
  • O sistema dispara alertas por e-mail sempre que ocorrem despachos.
  • Realiza o controle de anuidades e quinquênios, com alertas de vencimentos.
  • Garante acesso aos formulários padrões do INPI.

 

UMA PARCERIA PRODUTIVA

No desenvolvimento de sistemas voltadas ao setor jurídico, a Fácil sempre buscou a cooperação de advogados e escritórios como forma de elaborar soluções realmente úteis e necessárias a uma melhor gestão, com aumento de produtividade e assertividade.

Gusmão & Labrunie é um importante parceiro nessas conquistas.

A partir de demandas geradas pelo escritório, foram desenvolvidas as importantes ferramentas para o Módulo de Propriedade Intelectual do Espaider.

A aprovação das funcionalidades por um time de especialistas com tamanho profissionalismo e conhecimento técnico, nos dá a certeza de termos um produto sempre atualizado, completo e em sintonia com todas as demandas e necessidades do mercado.

A Fácil agradece aos profissionais do Gusmão & Labrunie pelo privilégio de tê-los como clientes e parceiros, e sente-se honrada por desfrutar da confiança de uma organização que é referência em sua área.

 


Publicado em: 19/04/2022