Atendimento de excelência: como a tecnologia no setor jurídico impulsiona a satisfação do cliente

No âmbito jurídico, toda empresa sabe que o atendimento ao cliente é um pilar essencial para garantir a estabilidade dos escritórios de advocacia. Isso acontece porque, quando prestado um serviço de atendimento de excelência, a relação com os clientes é positiva e pode gerar, além da fidelização, a indicação do escritório para outras pessoas e empresas.

A tecnologia vem desempenhando um papel essencial nesse sentido, à medida que transforma a rotina de trabalho e permite maior controle de dados e informações importantes, como processos, contratos e outros documentos que se relacionam diretamente com as demandas dos clientes. Assim, é possível garantir que cada cliente tenha atendimento personalizado, proporcionando uma experiência positiva, qualquer que seja o resultado da ação.

Nesse sentido, ferramentas desenvolvidas especificamente para os escritórios de advocacia, como o Espaider Escritório, da Fácil, permitem acompanhamento de processos e controle de prazos, além de organizar as atividades dos profissionais envolvidos em cada processo.

 

Benefícios da tecnologia no atendimento ao cliente

Não há dúvidas de que a tecnologia impulsiona transformações significativas. Escritórios de advocacia que contam, no dia a dia, com alto fluxo de processos, contratos, pagamentos e equipes têm muito a ganhar com o uso de um software de gestão jurídica. Na outra ponta, os clientes ganham mais qualidade no atendimento, afinal, funcionalidades importantes colaboram diretamente para que os profissionais possam dar a atenção necessária a demandas específicas.

A satisfação do cliente desempenha um papel fundamental para que os negócios jurídicos tenham sucesso em sua jornada. É por meio dela, que os escritórios conseguem não apenas conquistar, mas também fidelizar a base de clientes. Nesse contexto, a adoção de tecnologias inteligentes aparece como um fator essencial para atingir o objetivo.

Ao integrar ferramentas de TI em suas operações, escritórios de advocacia podem oferecer um serviço mais eficiente e transparente, garantindo assim um atendimento mais personalizado. Com o uso de um software jurídico desenvolvido especificamente para os escritórios, é possível:

Automatizar processos – O software jurídico melhora o atendimento à medida que gerencia prazos e faturamentos, por exemplo, de forma automatizada. Isso promove uma significativa redução no tempo utilizado para a realização de tarefas repetitivas e melhora, consequentemente, as operações internas do escritório de advocacia.

Além de melhorar a produtividade dos profissionais envolvidos nos processos, a implementação de um software jurídico desenvolvido especialmente para escritórios de advocacia reduz a ocorrência de erros. Sendo assim, os clientes podem confiar que seus casos estão sendo tratados com a precisão e o profissionalismo necessários.

Analisar dados e personalizar o atendimento – A tecnologia pode ajudar os escritórios de advocacia a entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes a partir da análise de dados e informações sobre o cliente e seus processos, movimentações, resultados, pagamentos, etc. Essas informações permitem identificar o comportamento do cliente para que seja prestado um atendimento personalizado, promovendo relacionamentos sólidos e duradouros.

Também é válido ressaltar que a análise dos dados armazenados no software jurídico pode servir de métrica para identificar oportunidades e tendências e para melhorar a qualidade do serviço prestado, quando necessário. Dessa forma, a busca constante de melhoria fortalece a reputação do escritório e dos profissionais que atuam nele.

Melhorar a comunicação com o cliente – Algumas funcionalidades do software jurídico são úteis, ainda, para promover uma comunicação mais eficiente entre a equipe e seus clientes. É o caso, por exemplo, do acesso remoto, que economiza tempo e permite que o profissional cheque contratos, processos e outros documentos a fim de prestar respostas rápidas e assertivas para possíveis questionamentos feitos por parte dos clientes.

Assim, a comunicação fica mais conveniente. Ela também envolve a capacidade de permitir que os clientes expressem suas preocupações ou insatisfações. 

Atuar com transparência – Manter os clientes bem-informados é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho no setor jurídico. No dia a dia dos escritórios de advocacia, é preciso estar sempre atento às atualizações e às informações relacionadas aos processos. O uso de um software jurídico permite que os profissionais atuem com transparência, emitindo relatórios e prestando contas de forma embasada.

Dessa forma, a partir do levantamento e da apresentação do histórico de atividades, justifica-se com transparência todos os procedimentos e todas as etapas do processo, a fim de que o cliente saiba como seu caso está sendo tratado e como tem sido a atuação do profissional responsável. 

Em resumo, a tecnologia é uma contribuição de alto valor para que os escritórios de advocacia possam melhorar a forma como atendem seus clientes. Ao adotar uma abordagem adequada, centrada no cliente, é possível aproveitar as funcionalidades de um software jurídico para oferecer atendimento personalizado, eficiente e transparente. 

Conheça o Espaider Escritórios

O Espaider Escritórios é um software desenvolvido especialmente para os escritórios de advocacia e conta com uma série de funcionalidades que colaboram para o bom desenvolvimento do trabalho no âmbito jurídico. Segurança, organização, produtividade e transparência são algumas das vantagens de obter a ferramenta e, assim, melhorar significativamente o atendimento aos clientes. 

O Espaider é a solução ideal para a gestão do escritório, pois tem armazenamento em nuvem, permite o acesso remoto a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet, controla prazos e pagamentos, entre outras funcionalidades. São 24 horas por dia com suporte técnico especializado e certificações como ISO 27001, ISAE 3402 type II e TIER III, além de Pentests anuais. 

Saiba mais sobre como o software da Fácil pode ajudar seu escritório a prestar um atendimento de excelência: Fácil - Espaider Escritório (facil.com.br)

Imagem: Freepik.com

Crédito: pressfoto


Publicado em: 26/03/2024