Rosi Rajão Sociedade de Advogados

Rosi Rajão Sociedade de Advogados é um escritório de advocacia empresarial com sede em Belo Horizonte. Tem filiais em Santos e no Rio de Janeiro. O escritório sempre acreditou e investiu em soluções tecnológicas.

O advogado Sérgio Carneiro Rosi é um dos sócios-fundadores.

Foi dele a iniciativa de elaborar um BPM (Business Process Management), que em português significa “Gerenciamento de Processos de Negócio”. O BPM tem a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.

Para desenvolver o projeto, Sérgio contou com a parceria da Fundação Dom Cabral, a FDC, uma das principais escolas de negócios e de administração do país.

O trabalho teve início no Brasil e foi concluído pelo advogado durante o período em que fez estudos na Universidade de Chicago.

O PAPEL DO ESPAIDER

Para implementar o BPM, o escritório partiu em busca de um sistema de gestão jurídica que fosse capaz de entregar todas as funcionalidades e especificidades previstos no modelo desenvolvido.

A escolha recaiu sobre o Espaider.

“Foi o único sistema capaz de executar as funções gerenciais pretendidas, com forte ênfase em dados para análise de resultados e indicadores jurídicos confiáveis”, diz Sérgio.

Rosi Rajão movimenta cerca de 30 mil processos.

São utilizados os módulos Análises Gerenciais (BI), Contencioso, CRM, Financeiro, Requisições e Time-Sheet do sistema Espaider, além dos produtos Fácil DocSite, Integrador Diário Fácil e Espaider Chat.

“Com a ajuda do Espaider conseguimos gerar indicadores jurídicos online e executamos atividades compartilhadas”.

ANÁLISE DE RISCOS

Um dos principais resultados da utilização do Espaider é de condensar dados para a análise de riscos. O sistema reúne todos os cálculos de contingência das demandas e permite que o escritório visualize e analise as possíveis perdas do cliente.

“Tanto os advogados quanto os clientes estão debatendo juntos os dados colhidos, adotando-se, com isso, melhores estratégias e reduzindo os riscos de cada processo. Os indicadores permitem visibilidade e controle e, por consequência disso, melhora-se a tomada de decisão nos processos com matérias repetidas, como também nas ações isoladas de maior valor ou aquelas consideradas estratégicas”, assinala Sérgio.

EXCELÊNCIA NA IMPORTAÇÃO DE DADOS

Para que o processo de BPM fosse concretizado, o escritório precisou migrar para o Espaider toda a base de dados do Contencioso que estava em outro software.

Esse tipo de operação é sempre delicado, pois a transferência pode resultar em extravio de informações, inconsistências e travamento do sistema.

Mas nada disso ocorreu na migração para o Espaider. Sérgio Carneiro Rosi destaca que todo o processo foi rápido, seguro e tranquilo:

“Foi um dos pontos fortes do Espaider. Um trabalho de excelência, sem traumas. Tudo feito com absoluta normalidade. Em dois dias já estávamos acessando a base sem nenhuma perda de dados. Um ótimo trabalho de parceria entre os programadores do Espaider e a equipe de TI do escritório”.

ESPAIDER CHAT

Sérgio Carneiro Rosi destaca a larga utilização do Espaider Chat na comunicação entre os profissionais e clientes em todas as unidades:

“Comunicação é essencial para a produtividade. No direito, a principal matéria-prima é a comunicação. O Chat permite que a comunicação seja extremamente eficaz. Não há perda de informações, pois fica tudo registrado. Substitui com extrema eficiência o uso do e-mail, que tira a atenção das pessoas e ocasiona a perda de dados ou mensagens. O ganho de tempo é substancial”.

O aplicativo do Espaider Chat está disponível para utilização em Android e IOS, e dispõe de ícone que permite ao usuário ligar para os telefones cadastrados.

MODULARIDADE E DATACENTER

A modularidade e o Datacenter próprio da Fácil foram fatores determinantes para a opção pelo Espaider, conforme relata Sérgio:

“A atividade jurídica hoje, pressupõe o uso intensivo de tecnologia, devido à consolidação e a irreversibilidade dos processos eletrônicos. É preciso estar sempre na linha de frente da inovação”.

“O Espaider tem a vantagem de ser modular. O fato de a Fácil dispor de seu próprio Datacenter facilita toda a operação, pois não precisamos nos preocupar com estrutura e suporte em TI. Outra vantagem é a capacidade do Espaider em se comunicar e trabalhar integrado a softwares de terceiros”.

ANÁLISES GERENCIAIS (BI)

Rosi Rajão dispõe de uma área de gestão jurídica e tecnologia coordenada por Matheus Miranda Mello, que chefiou todos os trabalhos da área técnica. Um dos diferenciais do Espaider que ele destaca é o módulo de Análises Gerenciais (BI):

“O módulo de Análises Gerenciais (BI) é a solução fundamental para o desenvolvimento de estratégias jurídicas e econômico-financeiras na gestão do Contencioso. Quando falamos em interpretação de um grande volume de dados, o Análises Gerenciais (BI) do Espaider é a ferramenta ideal para isso. O sistema está integrado a todo o escritório. Medir, criar e aplicar estratégia através de tecnologia, não há outro caminho para o resultado”.

Matheus ressalta que o monitoramento, desempenho, velocidade da informação, entrega de resultado e redução de passivo, são características fundamentais para o sucesso na advocacia atual:

“O escritório Rosi Rajão mantém seus investimentos constantes em tecnologia de gerenciamento, sendo essa a receita para se manter competitivo e estar entre os líderes nesse processo de evolução da advocacia”.

“Realizamos muitas pesquisas de mercado, avaliações de segurança e desempenho antes de optar pelo Espaider, que está entre os líderes do mercado. É um sistema muito completo e em constante evolução. Sem dúvida é o sistema que mais adere aos conceitos de missão e visão do Rosi Rajão, sempre agregando resultado aos seus clientes”.


Publicado em: 07/05/2019 16:17:00