Caramuru Alimentos

OS PROFISSIONAIS QUE FAZEM A GESTÃO JURÍDICA DA CARAMURU ALIMENTOS ATUAM ALINHADOS COM A EMPRESA NOS INVESTIMENTOS EM MODERNIZAÇÃO E PRODUTIVIDADE

A Caramuru Alimentos é o principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola. Tem fábricas em quatro estados. Atua nas áreas de commodities, biodiesel, logística, produtos de consumo e nos segmentos animal e industrial.

É detentora da famosa linha de alimentos Sinhá, que está presente em grande parte das cozinhas de todas as regiões do Brasil, através de óleos vegetais (milho, girassol, canola e soja), azeites de oliva, pipocas de micro-ondas, farofas, proteínas texturizadas de soja e derivados de milho.

Com faturamento anual superior a R$ 4 bilhões, a Caramuru Alimentos tem mais de 2.700 funcionários e exporta seus produtos para várias partes do mundo, operando também terminais graneleiros e sistemas de transporte hidroviários. Com sede em Goiás, seus produtos para exportação são transportados por rios como Tapajós e Amazonas, em grandes operações logísticas.

A companhia atua também na hidrovia Tietê-Paraná-Paranaíba. É exportadora de soja não-transgênica para o mercado europeu, processadora de biodiesel e opera projetos inovadores, como a produção de etanol, a partir da soja, e de glicerina, a partir do biodiesel.

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA JURÍDICA

Kenimar Aparecida Cândido Borges é a coordenadora do Departamento de Gestão de Contratos e Societário da Caramuru. Ela participou desde o início da implantação do sistema Espaider na empresa, em 2012.

A empresa optou desde o começo pela hospedagem no datacenter da Fácil. “Foi uma mudança fantástica. Tudo o que fazíamos a partir de inúmeras planilhas, de modo demorado e pouco seguro, passou a ser feito em espaços de tempo muito reduzidos, com total segurança”, diz.

“Quando precisávamos preparar relatórios para auditorias internas ou externas, demorávamos duas semanas ou mais. Era preciso compilar várias planilhas e formatos diferentes para elaborar os relatórios de acordo com os parâmetros de cada auditoria”, exemplifica.

“Hoje fazemos esses relatórios em duas horas. Mas a evolução não para. A partir de novas funcionalidades do Espaider que estão sendo implementadas, a ideia é fazer os relatórios em dois minutos”.

TRABALHO EM EQUIPE

Graduada em Ciências Contábeis, pós-graduada em Contabilidade e Controladoria e prestes a concluir o curso de Direito, Kenimar integra a equipe de gestores que coordena todas as atividades jurídicas da Caramuru.

Os advogados internos da empresa não atuam diretamente em nenhum processo. Eles atuam na Gestão do Contencioso, assumindo a tarefa de organizar e acompanhar o trabalho de dezenas de advogados e escritórios terceirizados distribuídos por todo o país.

“O Espaider se mostrou extremamente útil e funcional dentro deste sistema de gestão jurídica que adotamos. Os advogados que utilizam o sistema, o elogiam bastante. Assim que implantamos o software e migramos todas as informações, fizemos um treinamento com todos os advogados e liberamos os acessos para que pudessem alimentar o sistema”, diz Kenimar.

“Com o Espaider, todas as informações ficam ao alcance da equipe gestora, que pode acessar tudo sobre os andamentos, providências, resultados. A equipe jurídica interage com os advogados externos trocando informações sobre quais as melhores medidas a adotar, prazos, valores envolvidos. É possível saber com quem está determinado processo, bem como, analisar seu histórico e sugerir providências”.

Outra vantagem percebida, segundo Kenimar, é a continuidade dos procedimentos e atendimentos:

“Como todas as comunicações e encaminhamentos ficam registrados no Espaider, quando há uma troca de profissionais nada se perde em termos do que já foi feito e o que está em andamento. Qualquer pessoa ligada a uma determinada questão, pode dar  seguimento às tratativas a partir dos históricos e documentos arquivados. Essa é uma característica que facilita bastante o trabalho em equipe”.

REQUISIÇÕES

“O Módulo de Requisições é um dos mais utilizados e apreciados. Através dele, o programa concentra todas as solicitações internas da Companhia. Todas as movimentações ocorrem diretamente dentro do sistema. O Espaider faz o registro e arquivamento de todos os e-mails e documentos, de forma que nenhuma informação se perde e tudo fica disponível para consulta”, assinala Kenimar.

Kenimar diz que graças ao sistema, os diretores se envolveram mais com a área jurídica, passando a entender mais o seu funcionamento.

“Em nossa avaliação, o Espaider trouxe grandes ganhos para a companhia. Além de economizar o tempo dos advogados e aumentar a produtividade, o sistema gera informações para a diretoria, auxiliando a tomada de decisões”.

“Os relatórios apresentados aos diretores melhoram todo o fluxo de aprovação, apresentando um workflow de todas as demandas. Não é mais preciso correr atrás das informações quando solicitadas, pois elas estão sempre à mão”.

UMA COMPLEXA REDE DE CONTRATOS

A Caramuru possui seguramente mais de mil contratos com gestão no ESPAIDER, firmados entre parceiros,  fornecedores e clientes do Brasil e do exterior.

“Temos um grande volume de contratos, com o desafio diário de checar prazos, verificar validades e promover atualizações. Neste ponto o Espaider também nos ajuda muito, pois controla as validades e nos alerta periodicamente quando se aproximam as datas de renovação ou encerramento”.

“A empresa fica confortável em saber que os contratos estão sendo bem gerenciados. E são muitos os contratos, que não param de aumentar conforme o crescimento da empresa.”

“Neste momento, por exemplo, há a construção de uma planta industrial em andamento, com dezenas de contratos assinados com os mais variados tipos de fornecedores. Precisamos ter segurança e assertividade em relação à sua gestão”.

NOVAS IMPLEMENTAÇÕES

Os ganhos de produtividade obtidos pela área jurídica da Caramuru estimulam novos investimentos em tecnologia. A empresa passou a contar também com as funções do Módulo de Análises Gerenciais (BI).

“Já estamos sentindo os primeiros reflexos, com a obtenção de indicadores importantes para a tomada de decisões”, destaca Kenimar.

Para 2020 ainda, estão previstas novas funcionalidades, como o Fácil Captura de Andamentos e Propriedade Imobiliária, além de customizações que estão sendo solicitadas.

“Nosso departamento jurídico funciona a partir de uma estrutura compartilhada entre advogados internos e externos, as auditorias e a diretoria.”

“Já obtivemos grandes ganhos de produtividade e eficácia dos dados jurídicos que foram essenciais para a companhia.”

“A Caramuru está em constante crescimento e modernização, e o jurídico está alinhado com todo esse processo, investindo em ferramentas que geram informações em tempo real e com confiabilidade”, finaliza Kenimar.

Fonte: Revista Gestão Jurídica - edição XI - ano 2020


Publicado em: 07/08/2020 08:46:00