Resolubilidade jurídica

Resolubilidade em sistemas de gestão jurídica

É fato que escritórios e departamentos jurídicos enfrentam diferentes níveis de complexidade, afinal, demandas são diferentes conforme as necessidades de cada escritório ou empresa. Por isso, simplificar processos para que os sistemas de gestão jurídica possam atender aos mais diferentes casos é uma medida importante.

Nesse sentido, uma das principais vantagens do Espaider é que os clientes não precisam migrar entre sistemas de gestão jurídica conforme a organização cresce – é possível incluir novas funcionalidades sempre que necessário. A flexibilidade, portanto, é um diferencial do software da Fácil. 

À medida que o nível de complexidade aumenta, é preciso elevar também o grau de diferenciação. E, por dispor de diferentes níveis de personalização, o Espaider garante um alto grau de resolubilidade. A ferramenta oferece milhares de combinações de parâmetros para que os clientes possam encontrar maneiras eficientes de solucionar problemas específicos.

Semipersonalizações: resolubilidade para diferentes níveis

Normalmente, quando um escritório de advocacia ou departamento jurídico pesquisa a respeito de softwares de gestão jurídica para fins de aquisição, a personalização não é avaliada de maneira adequada. Isso ocorre porque a maior parte dos produtos disponíveis não oferece características como as semipersonalizações, presentes no Espaider.

O termo “semipersonalização”, criado pela Fácil, serve para definir a possibilidade de que alterações no sistema possam ser feitas por consultores e profissionais de suporte, por exemplo. Em muitas outras ferramentas, apenas analistas e programadores conseguem fazer mudanças conforme as necessidades. No Espaider, o ferramental exige treinamentos especiais e níveis de acesso diferenciados, mas permite que alterações sejam feitas a distância ou até durante a implantação do sistema.

No software da Fácil, existem milhares de combinações de parâmetros possíveis a fim de que os clientes possam encontrar maneiras de resolverem problemas específicos. Agregadas às parametrizações, portanto, as semipersonalizações possibilitam maior grau de personalização da ferramenta, proporcionando assim o aumento no nível de resolubilidade com custos mais baixos. Em muitos outros sistemas, isso não é possível. 

Funciona assim: por meio de um acesso específico, o consultor pode trabalhar em um modo especial de edição da tela do software, que possibilita alterar legendas, remanejar a disposição de campos, incluir novos campos e cadastros e efetuar outras modificações que deixam o produto como o cliente deseja. Dessa forma, a solução para o problema apresentado pelo cliente é muito mais efetiva.

Importante ressaltar que, no Espaider, quando a personalização envolve custos, eles são significativamente menores que utilizar analistas e programadores, afinal, o processo tradicional de definição, aprovação, análise e programação, além de envolver prazos maiores, exige mais gastos. Com as semipersonalizações, os prazos e custos são reduzidos.

A flexibilidade como ferramenta de usabilidade nos sistemas de gestão jurídica

As semipersonalizações disponíveis no software jurídico da Fácil são capazes de oferecer a solução para uma série de problemas, facilitando assim a usabilidade do sistema. Confira os exemplos a seguir:

Primeiro caso

Determinado cliente de um escritório de advocacia que atua no setor de energia precisa que o número do medidor ou o cadastro de consumo seja incluído em todos os processos judiciais. Além disso, ele deseja que seja possível pesquisar processos usando esse número.

Em outros sistemas de gestão jurídica, isso pode ser um problema. Afinal, mesmo que um programador crie um campo especial para isso, o número fica visível para todos os clientes do escritório. Então, quando o escritório cadastrar processos para outros clientes, esse campo ficará vazio ou pode acabar atrapalhando, já que não é relevante para todos.

Já no Espaider, a solução é mais prática. Durante a instalação, o próprio consultor pode criar um campo personalizado que aparece apenas nos processos do cliente de energia e fica totalmente invisível para os outros clientes. Dessa forma, portanto, o software garante que a informação esteja disponível somente quando for necessário. 

Segundo caso

Agora, um escritório que atende casos cíveis, trabalhistas e tributários precisa de informações específicas e diferentes entre si destinadas para cada área. Um advogado que atua na área cível, por exemplo, não precisa preencher campos como horas extras ou férias não pagas, essenciais para processos trabalhistas. Da mesma forma, um advogado tributário necessita de campos que não fazem sentido para outros profissionais, como códigos de impostos e períodos de apuração.

O Espaider possibilita a personalização completa das informações que devem aparecer para cada categoria de processo. Isso garante que cada advogado tenha acesso apenas aos campos que são relevantes para sua área de atuação.

Além disso, vale mencionar que a personalização é feita especificamente para cada escritório ou departamento jurídico. Em outras palavras, ainda que dois escritórios diferentes trabalhem com direito tributário, cada um deles pode ter sua própria configuração de campos e telas, adaptada ao seu fluxo de trabalho específico.

Terceiro caso

Este exemplo está relacionado aos departamentos jurídicos de empresas multinacionais. Nesses casos, o Espaider oferece uma vantagem única: os consultores podem configurar o sistema de acordo com as exigências legais específicas de cada país. 

Se o usuário indica que o processo é dos EUA, por exemplo, os campos específicos para clientes daquele país aparecem e são obrigatórios. Já em um processo brasileiro, esses mesmos campos ficam ocultos, o que mantém a tela limpa e relevante.

Essa função elimina a confusão de ter campos desnecessários e garante que todas as informações obrigatórias para cada jurisdição sejam devidamente preenchidas, facilitando a conformidade legal sem complicar a interface do sistema.

Esses são alguns exemplos, mas as possibilidades são enormes, o que faz com que o sistema de gestão jurídica ofereça alta resolubilidade, uma vantagem sobre as tradicionais parametrizações. Essas alterações podem ser feitas pelos consultores durante a implantação do produto ou durante o ciclo de vida do sistema e, em caso de alguma atualização de versão, tudo é mantido conforme personalizado inicialmente.

Portanto, o Espaider possibilita alterações que permitem atingir um alto grau de resolubilidade, a fim de que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos possam gerir suas operações de forma eficiente. 

Entre em contato conosco e conheça todas as soluções para o setor jurídico: vendas@facil.com.br

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024