Benefícios da automação jurídica

Automação de tarefas jurídicas: como otimizar a produtividade com softwares

A tecnologia tem revolucionado diversos setores, e a área jurídica não é exceção. Com o avanço dos softwares de automação de tarefas jurídicas, os departamentos jurídicos e os escritórios de advocacia estão descobrindo novas formas de otimizar rotinas e aumentar a produtividade. 

Quando falamos de automação jurídica, não estamos nos referindo apenas à digitalização de documentos e arquivos. Vai muito além disso. Trata-se da automação da grande maioria de atividades de suporte aos advogados, facilitando a organização e integração das informações e processos, resultando em uma gestão mais inteligente e produtiva do negócio.

Ao adotar um sistema de gestão jurídica, é crucial revisar as tarefas e rotinas de forma abrangente, garantindo que todos os setores, desde os técnicos até os administrativos, estejam adequadamente atendidos e alinhados com o novo modelo de funcionamento dos serviços. A sinergia entre esses setores é essencial para impulsionar melhores resultados e conquistar vantagens competitivas.

Vale ressaltar que a ideia é otimizar as atividades operacionais. Dessa forma, a equipe terá à disposição ferramentas qualificadas e tempo suficiente para se dedicar a ações estratégicas que proporcionem ganhos reais ao negócio.

Benefícios da automação de tarefas jurídicas para aumento da produtividade

A automação de tarefas jurídicas traz uma série de benefícios que contribuem diretamente para o aumento da produtividade nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

Primeiramente, a redução do tempo gasto em atividades repetitivas permite que os profissionais concentrem seus esforços em tarefas mais estratégicas, como o atendimento personalizado aos clientes e a análise de casos complexos. Além disso, a automação reduz consideravelmente o risco de erros, pois elimina a ocorrência de falhas humanas que são comuns em atividades manuais e repetitivas.

Em relação aos documentos, há sistemas de gestão jurídica que se integram diretamente com os programas de geração de textos, e-mails e apresentações. Isso facilita o arquivamento no sistema de gestão. Toda a etapa de digitalização dos principais documentos e da preocupação com o arquivamento nos locais corretos desaparece.

Os arquivos podem nascer diretamente dentro dos bancos de dados do sistema de gestão jurídica. Textos já digitalizados podem ser armazenados facilmente também. Restariam poucos documentos que necessitam de efetiva digitalização. 

Eficiência e competitividade estão entre as vantagens de utilizar um software jurídico

A implantação de um sistema de gestão jurídica traz consigo diversas consequências positivas. Entre elas, destacam-se a precisão no acompanhamento dos processos em andamento e a excelência no atendimento aos clientes. Esses benefícios se convertem naturalmente em vantagem competitiva para o seu negócio.

Ao adotar um software para gestão jurídica, você estará garantindo uma série de vantagens, entre elas:

1. Eficiência operacional: Com a automatização das tarefas rotineiras, você reduzirá o tempo gasto em atividades burocráticas e repetitivas, liberando recursos para atividades de maior valor agregado.

2. Organização e integração de informações: O sistema de automação jurídica possibilita a centralização e o gerenciamento eficiente das informações, permitindo o acesso rápido a dados relevantes e contribuindo para uma tomada de decisão mais embasada.

3. Precisão e segurança: A automatização reduz consideravelmente os erros humanos, proporcionando maior precisão e qualidade nos processos. Além disso, os dados são armazenados de forma segura, garantindo a confidencialidade das informações.

4. Acesso rápido às informações: Com a automação das tarefas, todos os dados, documentos e informações relevantes para o trabalho podem ser armazenados e organizados em um único lugar. Dessa forma, facilita o acesso rápido a contratos, pesquisas jurídicas, históricos de casos importantes e muito mais. 

5. Colaboração e comunicação: Assim, os softwares jurídicos conseguem facilitar a comunicação e colaboração entre membros da mesma equipe, departamentos jurídicos e seus respectivos escritórios de advocacia, por exemplo. Afinal, todos os envolvidos poderão acessar, atualizar e compartilhar documentos essenciais para a rotina de trabalho de forma simples e rápida. 

6. Atendimento ao cliente aprimorado: Com uma gestão mais eficiente e ágil dos processos, você terá mais tempo e recursos para fornecer um atendimento personalizado e de excelência aos seus clientes.

7. Vantagem competitiva: A automação jurídica coloca seu departamento jurídico, ou escritório de advocacia, em uma posição de destaque no mercado, pois permite que você ofereça serviços de qualidade superior, conquistando a confiança e fidelidade dos clientes.

A automação de tarefas jurídicas tem se mostrado uma estratégia eficiente para otimizar a produtividade nos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Ao eliminar atividades repetitivas e burocráticas, os profissionais podem direcionar seu tempo e energia para tarefas mais estratégicas, melhorando a qualidade do trabalho e o atendimento aos clientes.

Além disso, a adoção de ferramentas de automação não apenas melhora a eficiência, mas também contribui para a modernização e inovação da área jurídica como um todo.

Por que escolher o software o Espaider da Fácil?

Nesse cenário, o Espaider, software desenvolvido pela Fácil, oferece funcionalidades avançadas que possibilitam um trabalho mais ágil e eficiente, permitindo que escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas economizem tempo e reduzam erros em suas atividades diárias.

Além disso, o Espaider pode ser personalizado de acordo com as reais necessidades da empresa, com recursos e ferramentas que otimizam o trabalho e, consequentemente,  impulsionam os negócios. 

Conheça as principais funcionalidades do software Espaider:

  • Automatização do preenchimento de documentos e formulários: o software conta com modelos pré-definidos, facilitando a criação de documentos jurídicos de forma rápida e precisa.
  • Gestão de prazos e compromissos: o sistema oferece recursos para acompanhar prazos importantes, agendar compromissos e enviar notificações, garantindo que nenhum prazo seja perdido.
  • Integração e colaboração: o software permite a integração com outros sistemas e softwares, além de oferecer recursos de colaboração em equipe, possibilitando um trabalho mais eficiente e colaborativo.
  • Workflows: podem ser desenvolvidos fluxos específicos para as diversas atividades, com substancial melhoria no processo de controladoria.

Em resumo, um sistema de gestão jurídica é uma poderosa ferramenta que impulsiona a eficiência e a competitividade dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia. Ao adotar um sistema que organize e integre informações, otimize tarefas operacionais e proporcione um atendimento de excelência, você estará no caminho certo para obter resultados positivos e se destacar no mercado jurídico. 

Conheça: www.facil.com.br

Crédito da imagem: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024