Homem branco olhando para relógio em escritório

Como o Time-Sheet pode melhorar a gestão financeira do seu escritório de advocacia

A gestão financeira é um dos pilares mais importantes para o sucesso de qualquer empresa ou escritório de advocacia. Ocorre que, no entanto, muitos profissionais enfrentam desafios significativos quando o assunto é gerenciar o tempo e os recursos de forma eficiente. Uma ferramenta que tem se mostrado extremamente eficaz nessa área é o Time-Sheet, disponível no sistema de gestão jurídica Espaider Escritórios, desenvolvido pela Fácil.

Neste artigo, vamos explorar as funcionalidades do módulo e como ele pode transformar a gestão financeira do seu escritório de advocacia, proporcionando uma visão mais clara e precisa do uso do tempo e dos recursos. Acompanhe.

O que é o Time-Sheet?

O Time-Sheet é uma funcionalidade que permite registrar o tempo gasto nas atividades ao longo do dia. Mas, é importante ressaltar que seu uso não se restringe ao tempo propriamente dito, afinal, a partir dele, é possível calcular informações como custo, eficiência e valor das horas trabalhadas.

No Espaider, o módulo é ligado ao Financeiro para fins de faturamento, mas, mesmo os escritórios que não relacionam os pagamentos com as horas trabalhadas podem obter benefícios com o Time-Sheet, já que ele facilita a tomada de decisões mais apuradas para realizar mudança de rotina, contratar profissionais ou até mesmo avaliar as atividades que estão sendo desenvolvidas.

Já para as empresas que fazem o faturamento por horas trabalhadas, exatidão e rapidez na apuração são fundamentais. O Time-Sheet facilita o registro do tempo dedicado a reuniões com clientes, preparação de documentos, pesquisa jurídica e comparecimento a audiências, por exemplo. Isso evita a reemissão de faturas e/ou demora nos faturamentos.

Profissionais e gestores de escritórios de advocacia que trabalham com contratos baseados em horas trabalhadas, sabem que registrar o tempo gasto em cada atividade é uma tarefa desgastante e demorada, considerando as constantes interrupções e mudanças entre as diferentes tarefas.

Benefícios do Time-Sheet na gestão financeira

O Time-Sheet do Espaider é uma ferramenta que colabora para a gestão de tempo dos escritórios de advocacia por meio de uma série de benefícios. Vale ressaltar que acompanhar e analisar as atividades realizadas e as horas utilizadas pela equipe é crucial para o bom desempenho e a produtividade de qualquer escritório de advocacia.

Confira alguns benefícios da funcionalidade para a gestão financeira:

  1. Precisão no faturamento

A precisão é um dos benefícios mais relevantes do Time-Sheet do Espaider. Ao registrar o tempo gasto com cada atividade, o escritório pode gerar faturas mais precisas e justas para os clientes. Além de melhorar a transparência, isso ajuda a evitar disputas. Isso acontece porque clientes satisfeitos com a precisão das faturas são mais propensos a fazerem os pagamentos pontualmente, mantendo assim, a saúde financeira do escritório.

  1. Identificação de atividades não faturáveis

Nem tudo que se faz dentro de um escritório de advocacia é faturável. Mas, é importante identificar essas atividades para otimizar o uso do tempo pelos profissionais. Com o monitoramento do tempo gasto, a equipe e os gestores podem ter dimensão de como o tempo está sendo gasto em atividades administrativas ou outras que não são faturáveis. A partir dessas informações, fica mais fácil adotar medidas para minimizar o tempo gasto por meio, por exemplo, de automação ou ajustes na rotina de trabalho.

  1. Controle de custos

A saúde financeira de um escritório de advocacia passa, necessariamente, pelo controle de custos. Nesse sentido, o Time-Sheet torna-se um grande aliado, já que ajuda a identificar recursos mal utilizados. A depender da atividade, por exemplo, não há necessidade de dispor de um advogado experiente se for possível que um assistente realize a função com qualidade. O Time-Sheet, portanto, permite que os gestores façam uma melhor distribuição de tarefas sem que recursos sejam usados de forma ineficiente, garantindo assim um bom controle de custos.

  1. Planejamento de recursos

O Time-Sheet permite que os gestores aloquem melhor os recursos humanos do escritório a partir de uma visão clara de como o tempo está sendo gasto. Dessa forma, é possível planejar os recursos de forma eficaz, utilizando os profissionais em atividades que estejam em conformidade com suas habilidades e disponibilidade. Como resultado, há mais eficiência e produtividade, o que colabora diretamente para a satisfação dos clientes.

Como integrar o Time-Sheet à rotina do escritório?

O primeiro passo para implementar o módulo Time-Sheet na rotina do escritório de advocacia é fazer a escolha da ferramenta adequada. Softwares avançados, como o Espaider, promovem facilidades importantes para a rotina de trabalho como a integração com o financeiro para fins de faturamento. Além disso, o software da Fácil é bastante intuitivo e fácil de usar, o que é uma vantagem para atender às necessidades dos gestores e da equipe.

Outro ponto essencial é a conscientização da equipe a respeito da importância do registro do tempo para a saúde financeira do negócio. Além disso, novas ferramentas exigem treinamento e materiais de suporte a fim de garantir que todos os profissionais estejam aptos a usar o Time-Sheet de forma confortável e que entendam os benefícios da funcionalidade.

Por fim, pode ser preciso fazer ajustes a partir do monitoramento do tempo. Dessa forma, revisões periódicas e feedbacks são cruciais para os processos de faturamento e de alocação de recursos. O objetivo essencial é garantir que o Time-Sheet esteja sendo utilizado de forma eficaz no sentido de contribuir para melhorar a gestão financeira do escritório.

Em suma, a implementação do Time-Sheet pode proporcionar uma série de benefícios significativos para a gestão financeira, desde mais precisão no faturamento até a identificação de atividades para controlar melhor os custos, de forma que seja possível transformar a forma como tempo e recursos são gerenciados pela equipe de gestores. A escolha da ferramenta adequada, o treinamento dos usuários e o monitoramento contínuo maximizam a eficiência e a produtividade, consequentemente melhorando a rentabilidade do negócio.

O Espaider Escritórios é um software que oferece, ainda, outras funcionalidades importantes para os escritórios de advocacia. Para saber mais a respeito do software jurídico desenvolvido para equipes que atuam em escritórios, acesse o site da Fácil: facil.com.br.

Foto/Créditos: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024