Um homem e uma mulher olhando para computador sorrindo

Controle de marcas, patentes e domínios: como fazer na área jurídica?

A propriedade intelectual é um conceito fundamental no mundo moderno, afinal, reconhece e protege o trabalho intelectual e criativo de uma pessoa ou empresa, por meio de direitos exclusivos sobre o uso e a distribuição dessas criações.

Por isso, é importante entender quais são as vantagens e como funciona o processo de registro de propriedade intelectual e, em particular, como um software jurídico como o Espaider da Fácil pode ser um grande aliado na gestão e no controle de marcas e patentes.

O que é propriedade intelectual?

Em primeiro lugar, é preciso compreender o que significa propriedade intelectual. Resumidamente, o termo refere-se aos direitos legais sobre criações humanas e serve para diferentes tipos, como obras artísticas e literárias, textos, nomes de empresas, eventos e projetos, desenhos e equipamentos industriais, programas de computador, contratos, entre outros.

Os principais tipos de propriedade intelectual incluem os direitos autorais, as patentes e marcas e os segredos comerciais. Esses registros garantem que os criadores e inventores tenham controle sobre a utilização comercial de suas obras de forma geral. Desse modo, evita que outras pessoas ou empresas lucrem com cópias ou reproduções não autorizadas.

A propriedade intelectual desempenha um papel fundamental na proteção dos interesses de quem cria. Além disso, estimula o progresso econômico e cultural incentivando investimentos em pesquisa e desenvolvimento e fomentando, assim, a justa concorrência.

Quais são as vantagens do registro de marcas, patentes e domínios?

O registro e o controle de marcas, patentes e domínios, chamados de propriedade intelectual, garantem uma série de vantagens, tanto para os criadores, como empresas, profissionais liberais, artistas, entre outros.

Confira alguns benefícios de registrar a propriedade intelectual:

Proteção legal – O controle de marcas e patentes é uma forma de proteger criações e invenções contra a cópia não autorizada, o que garante o direito exclusivo de uso para os proprietários.

Incentivo à inovação – A propriedade intelectual estimula a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias à medida que garante recompensa financeira e reconhecimento aos criadores.

Fomento ao comércio e ao investimento – Os direitos de propriedade intelectual proporcionam um ambiente seguro para a transferência de tecnologia e conhecimento, desempenhando um papel fundamental para o comércio e os investimentos.

Criação de valor – Marcas e patentes podem ser ativos valiosos para as organizações, diferenciando a empresa da concorrência, fortalecendo sua posição no mercado e proporcionando uma vantagem competitiva sustentável.

Proteção ao consumidor – As marcas registradas oferecem uma camada extra de proteção aos seus consumidores, já que a propriedade intelectual atesta a origem do produto ou serviço.

Qual é o papel do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI)?

Instituído pela Lei 5.648/70, o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia que se dedica à gestão do sistema brasileiro de propriedade intelectual. O INPI concede patentes, supervisiona e registra marcas, gerencia sistemas de pesquisa e administra todos os encargos relacionados ao registro de marcas e patentes.

Em outras palavras, o Instituto é responsável pela proteção de uma ideia ou marca, afinal, o registro evita situações de plágio e/ou roubo de ideias, produtos e outras criações. O INPI tem abrangência nacional e, dessa forma, a proteção de marcas, patentes e domínios é oficial em todo o território nacional.

Como fazer o registro de propriedade intelectual?

O registro de marcas, patentes e domínios é um investimento importante para empresas, artistas, eventos e outros tipos de empreendimentos. Vale ressaltar que nenhum negócio está livre da pirataria e do uso indevido de sua marca. A propriedade intelectual oferece segurança jurídica caso esse tipo de situação ocorra.

O processo de registro é essencial para todos os tamanhos de empresa ou negócio, além de ser acessível. No entanto, é preciso seguir uma série de etapas. A dica é procurar um profissional especializado para garantir que todas as exigências sejam cumpridas, conferindo rapidez e eficácia ao processo.

Confira as etapas necessárias para fazer o registro de marcas, patentes e domínios:

  1. Análise e orientação técnica inicial

Na primeira etapa do registro de propriedade intelectual, o profissional realiza uma pesquisa de anterioridade, cujo objetivo é verificar acervos já existentes para identificar se há alguma marca ou patente similar registrada. Isso inclui, no caso das marcas, os elementos gráficos, nomenclatura e fonética.

Para patentes, o INPI disponibiliza uma lista de produtos e ideias patenteados. Caso haja semelhanças, o profissional deve desaconselhar o pedido de registro. A orientação técnica serve para evitar situações e fatores que possam, por algum motivo, levar ao indeferimento do registro e para verificar a viabilidade da propriedade intelectual.

  1. Abertura do processo

Depois da análise inicial e estando tudo em conformidade com as normas e leis, o profissional finalmente dá início ao processo de registro. Para isso, o primeiro passo é estar em posse da documentação exigida pelo INPI – isso evita atrasos e outros problemas.

Depois, é necessário fazer o pagamento da taxa e encaminhar o pedido para análise com a descrição completa das características do que está sendo registrado, incluindo documentos que comprovam a veracidade das informações prestadas.

  1. Acompanhamento processual

Nesta etapa, o profissional verifica, por meio dos sistemas e publicações do INPI, como está a análise do pedido por parte do Instituto. O resultado do exame prévio sai na Revista de Propriedade Intelectual do INPI e é neste momento que outras empresas ou pessoas podem se opor ao registro e pedir sua anulação. Ao longo desse processo, o INPI pode ainda solicitar outros documentos, que devem ser prontamente providenciados para evitar atrasos e até o arquivamento do pedido.

Por isso, o acompanhamento processual é tão importante. Caso o pedido seja deferido, é preciso solicitar a carta de patente ou o certificado de marca e pagar as custas referentes à emissão.

  1. Manutenção e renovação do registro

Além de registrar a propriedade intelectual, é preciso entender que os direitos do registro são temporários e, portanto, têm prazo de validade. Assim, é essencial fazer a sua manutenção. De maneira geral, a validade de marcas, patentes e domínios varia entre 10 e 20 anos e são renováveis sucessivamente. Antes que o prazo termine, o titular da propriedade intelectual deve iniciar o processo de renovação para garantir a manutenção dos direitos sobre ela.

Software jurídico: um aliado no controle de marcas, patentes e domínios

Um software jurídico é uma ferramenta que pode colaborar para o controle eficiente de marcas, patentes e domínios a partir de recursos e funcionalidades que simplificam e otimizam o processo de gerenciamento da propriedade intelectual. Dessa forma, é um aliado no controle por parte dos profissionais que atuam na área.

Assim, o Espaider da Fácil é um software jurídico criado para otimizar o trabalho de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos das empresas que traz, entre suas funcionalidades, um papel importante no controle de marcas, patentes e domínios.

Além de fazer a leitura da revista do INPI, o Espaider conduz análises de colidências, permitindo que os usuários ajustem os parâmetros conforme necessário. Isso possibilita a submissão de análises múltiplas com diferentes configurações, resultando em uma variedade de resultados. O Espaider também envia alertas de despachos por e-mail, controla anuidades e quinquênios, envia alertas de vencimento e disponibiliza formulários padrões do INPI.

Saiba mais sobre as funcionalidades do Espaider e como ele pode ajudar no controle de marcas, patentes e domínios: https://facil.com.br/

Imagem/Créditos: wayhomestudio/Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024