Mulher negra trabalhando em tablet e sorrindo

Descubra os impactos positivos da automação nos escritórios de advocacia

No setor jurídico, a automação de tarefas operacionais, que antes eram realizadas manualmente e consumiam tempo, se destaca como uma aliada importante no sentido de melhorar a produtividade e alcançar resultados satisfatórios nos escritórios de advocacia.

Isso ocorre porque a automação permite substituir trabalhos repetitivos por processos mais rápidos e dinâmicos. Dessa forma, a execução das tarefas se torna mais rápida, reduz custos e libera os profissionais para se dedicarem a atividades estratégicas, aumentando assim a eficiência do trabalho.

A automação jurídica é uma das inovações tecnológicas mais consolidadas na área. Como resultado da adoção de ferramentas como o Espaider, da Fácil, escritórios de advocacia já colhem uma série de benefícios. Continue lendo para descobrir os impactos positivos da automação nos escritórios de advocacia.

Principais desafios da automação na área jurídica

Utilizar um software jurídico com o objetivo de otimizar a rotina nos escritórios de advocacia é uma medida eficiente. No entanto, há alguns desafios que exigem atenção dos gestores. É preciso, por exemplo, encontrar um equilíbrio entre o uso da tecnologia e a experiência humana, afinal, embora a tecnologia seja capaz de automatizar procedimentos e tarefas, nada substitui o conhecimento e a experiência quando falamos em solução de casos.

Além disso, os usuários do sistema precisam estar aptos a utilizar as funcionalidades e, para isso, é essencial realizar treinamentos e atualizações. Aqui, vale ressaltar que a automação jurídica é uma vantagem quando bem feita e integrada a outros sistemas – só assim ela permite alcançar os objetivos propostos.

Impactos positivos da tecnologia nos escritórios de advocacia

Ferramentas de automação oferecem recursos importantes, que permitem aos escritórios de advocacia não apenas diminuir a carga de trabalho manual, mas também aumentar a precisão e a consistência nas atividades jurídicas. Veja, a seguir, os impactos positivos que a tecnologia causa na rotina dos escritórios de advocacia:

Otimização da eficiência operacional

No âmbito jurídico, em que a demanda por agilidade e precisão é constante, a automação se torna uma ferramenta de grande relevância. Isso porque, na rotina dos escritórios de advocacia, organizar documentos, criar arquivos digitais, agendar compromissos, verificar e-mails e acompanhar andamentos e prazos, por exemplo, são atividades que tomam tempo se forem feitas de forma manual.

Nesse sentido, a automação de atividades repetitivas e rotineiras aparece como uma solução para que os profissionais se dediquem a tarefas como análise de casos, elaboração de estratégias, atendimento personalizado e acompanhamento de clientes, por exemplo, indispensáveis para o bom andamento dos processos. Isso otimiza o uso dos recursos disponíveis e ainda melhora a qualidade do trabalho produzido.

Além disso, a automação jurídica facilita a padronização dos processos internos, garantindo que as tarefas sejam realizadas com consistência e em conformidade com as melhores práticas do setor. Assim, é possível atender um número maior de clientes com qualidade gerando mais renda.

Em resumo, ao adotar o uso de um software jurídico, o escritório de advocacia consegue elevar sua eficiência operacional, melhorar a qualidade de seus serviços e do atendimento, além de utilizar os recursos humanos de maneira mais estratégica e inteligente.

Melhoria da qualidade do trabalho

Alguns aspectos são críticos na rotina dos escritórios de advocacia e, nesse sentido, a automação colabora para que ocorra uma melhora da qualidade dos serviços prestados e, consequentemente, dos resultados da equipe. Um desses aspectos é o erro humano, que pode ocorrer quando tarefas importantes são feitas manualmente. Muitas vezes, esses erros têm consequências significativas, capazes de prejudicar o escritório. Em outras palavras, um software jurídico, como o Espaider, protege contra falhas desse tipo e reforça a confiança dos clientes.

A gestão eficiente de documentos é outro ponto sensível nos escritórios que lidam com muitos processos e merece atenção. Automatizar a organização facilita a localização e a recuperação de documentos importantes e colabora para a eficiência da equipe por meio da categorização e do arquivamento, além de garantir que informações importantes estejam sempre à disposição dos profissionais. Isso sem deixar de lado a segurança dos dados, essencial para o trabalho dos escritórios.

Prazos e processos também precisam ser bem administrados para melhorar a qualidade do trabalho. Isso significa monitorar prazos importantes, atualizar cronogramas, gerar relatórios detalhados sobre o andamento dos casos e enviar lembretes para que nenhum prazo seja perdido, atividades essenciais e que, com a automação, geram visibilidade e proporcionam uma visão clara sobre o status de cada caso. Dessa forma, os profissionais têm como benefício o gerenciamento de casos de maneira mais eficaz e assertiva.

Passo a passo para implementar a automação jurídica

A implementação de ferramentas de automação jurídica nos escritórios de advocacia requer planejamento e estratégia. Reunimos abaixo alguns passos que podem garantir uma implementação bem-sucedida. Confira:

1. Identificar as áreas que tendem a se beneficiar mais com a automação jurídica. Isso pode incluir tarefas administrativas e financeiras, gestão de documentos, monitoramento de prazos, acompanhamento de processos, análises com base em dados, elaboração de documentos, atendimento ao cliente, entre outras atividades. Uma dica é avaliar em quais setores o tempo e os recursos podem ser usados de forma mais eficiente e como o uso de um software adequado pode melhorar esses processos.

    2. Escolher a ferramenta mais adequada de acordo com as necessidades do escritório. O Espaider Escritórios tem soluções completas, que vão desde sistemas de gestão até funcionalidades específicas para organização de documentos e atendimento ao cliente, por exemplo. Além disso, lembre-se de escolher uma ferramenta que seja possível integrar com sistemas já utilizados e que seja fácil de usar, a fim de que não prejudique o trabalho da equipe.

    3. Treinar a equipe e monitorar os resultados para que todos estejam confortáveis com a automação. Isso inclui investir em treinamentos constantes e demonstrar que, como resultado, há benefícios reais para quem atua no setor. Feedbacks regulares também são importantes para a identificação de áreas onde a automação pode ser ainda mais eficiente, buscando melhorias contínuas tanto na prestação de serviços quanto no atendimento ao cliente.

    Desafios e o futuro da tecnologia no Direito

    A adoção de ferramentas para automação nos escritórios de advocacia traz desafios que, quando superados, geram benefícios importantes. A resistência à mudança, a necessidade de fazer adaptações e os custos de implementação são obstáculos que podem emergir como dificultadores nos escritórios de advocacia que contam com grande número de profissionais e de processos. No entanto, planejamento e conscientização são formas eficientes de lidar com esses desafios sem que eles coloquem em xeque a importância de se manter atualizado frente a um mercado que cada vez se torna mais automatizado e tecnológico.

    Vale lembrar: à medida que a tecnologia evolui, a automação jurídica colabora para a eficiência do trabalho e para resultados mais atraentes, colocando os escritórios em posição de destaque no mercado a partir de uma melhor oferta de serviços. Em resumo, ao adotar o uso de um software desenvolvido especialmente para escritórios de advocacia, é possível transformar a forma de atuação, garantindo vantagens essenciais para o sucesso do negócio.

    Saiba mais sobre o Espaider Escritórios e suas funcionalidades em: facil.com.br

    Foto/Créditos: Freepik.com/rawpixel

    Diferenciais do Espaider

    Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

    Departamentos Jurídicos

    Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

    Escritórios
    Versão Completa

    Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

    Escritórios
    Versão Essencial

    Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

    Política de Privacidade

    A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

    A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

    Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

    As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
    A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

    APLICAÇÃO
    A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

    • TRM
    • Facilcorp
    • Gestão RH
    • Site facil.com.br

    Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

    A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

    Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

    Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

    • Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
    • Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
    • Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
    • Realizam ou solicitam contato comercial;
    • Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

    DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

    A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

    Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

    Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

    • Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
    • Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
    • Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
    • Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
    • Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
    • Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
    • Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
    • Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
    • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
    • De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

    A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

    As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

    DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

    Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

    • Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
    • Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
    • Cookies

    Finalidades
    • Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
    • Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
    • Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

    DADOS DE MENORES DE IDADE

    A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

    COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

    A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

    O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

    O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
    • Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
    • Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
    • Exercício regular de direitos da Fácil;
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
    • Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
    • Contratação de benefícios aos colaboradores.

    DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

    Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    Considerações:

    • O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
    • Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
    • Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
    • O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
    • O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

    A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

    A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

    TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

    Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

    A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

    Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

    REGISTRO DE ATIVIDADES

    A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

    Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

    Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

    Cookies
    A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

    O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

    Ferramentas de analytics
    Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

    PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
    A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

    Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

    • Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
    • Monitoramento contínuo do ambiente;
    • Análises e testes contínuos de segurança da informação;
    • Auditorias periódicas;
    • Controle de acesso;
    • Segregação de funções;
    • Políticas de backups e contingência.

    Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
    • ISO 27001
    • ISAE 3402 Tipo II

    RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

    Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

    ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
    Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
    Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

    FALE CONOSCO

    Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

    Assunto: Segurança da Informação
    Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
    Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
    E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
    Responsável: Departamento de Segurança da Informação

    • Versão 2 – 14/05/2024