elaboração de documentos com software jurídico

Descomplique a elaboração de documentos: utilize as ferramentas colaborativas e flexíveis presentes num software jurídico

A elaboração de documentos jurídicos é uma tarefa complexa e demorada. Requer conhecimento especializado da legislação, domínio da linguagem jurídica e atenção aos detalhes. Além disso, é preciso garantir que os documentos sejam elaborados de forma precisa e eficiente.

No mundo jurídico, a eficiência na elaboração de documentos é crucial. Com a constante evolução tecnológica, os profissionais dessa área estão buscando soluções inovadoras para simplificar tarefas complexas. 

No mercado existem ferramentas de uso colaborativo que auxiliam os profissionais do direito na elaboração de documentos. Porém, na área jurídica, os documentos são parte inerente e importante da atividade advocatícia.

Assim, quando sistemas de gestão jurídica oferecem ferramentas semelhantes àquelas de utilização genérica, há vantagens adicionais, principalmente quando os documentos ficam armazenados diretamente nas bases de dados e além de serem automatizados com o acesso a dados do sistema de gestão.

Neste contexto, o software jurídico torna-se uma ferramenta indispensável, proporcionando agilidade, precisão e segurança. Esses softwares oferecem uma série de recursos que podem ajudar os profissionais a:

  • Reduzir o tempo de elaboração
  • Evitar erros
  • Melhorar a colaboração
  • Proteger dados confidenciais

Modelos prontos

Recurso importante para reduzir tempo na elaboração de documentos, principalmente aqueles mais padronizados, é a possibilidade de criação de uma base de dados com modelos prontos, ligados à variáveis que são obtidas das bases de dados do sistema.

Esses modelos são documentos pré-formatados que podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada caso, mas estão presentes variáveis que são preenchidas automaticamente quando selecionado um registro do sistema: por exemplo, os campos de endereço, nome, números de documentos e outros, são trazidos para o documento sem a necessidade de digitação. 

O uso de modelos prontos pode economizar tempo e esforço aos profissionais, que não precisam começar do zero a cada nova elaboração. Além disso, os modelos podem ajudar a garantir que os documentos sejam elaborados de forma consistente e de acordo com as melhores práticas.

Fácil DocSite, que atua integrado ao sistema de gestão jurídica Espaider, é uma ferramenta para lidar com documentos, que permite uma extensa biblioteca de modelos prontos para diversos documentos jurídicos, desde procurações, contratos até petições.

Esses modelos são desenvolvidos pela própria organização e disponibilizados na rede para aqueles que dispõem de autorização de acesso. Podem ser personalizados de acordo com as necessidades específicas de cada caso e de cada organização. Isso não apenas acelera o processo de elaboração, mas também assegura a consistência e a qualidade dos documentos produzidos.

O Fácil DocSite embora integrado ao sistema Espaider, operando como uma funcionalidade adicional, também pode ser utilizado como um produto separado. Ao utilizar o Fácil DocSite, os profissionais podem se beneficiar da experiência de outros especialistas, implementando as melhores práticas e evitando retrabalho.

Microsoft Office Integrado ao sistema de Gestão Jurídica

O Microsoft Word e o Outlook  (e outros produtos do pacote Office) são muito utilizados para elaboração de documentos jurídicos e troca de importantes mensagens sobre dados de processos e contratos, respectivamente.

É importante que um sistema de gestão jurídica tenha uma integração perfeita com os produtos do pacote MS-Office. Por exemplo, no caso do sistema de gestão jurídica Espaider, por meio do Fácil DocSite, botões adicionais aparecem nos menus do Word e do Outlook e permitem que os documentos sejam criados dentro da base do sistema de gestão, no local adequado e ligados aos processos ou contratos pertinentes.

Essa integração perfeita, pois parece que os produtos do MS-Office fazem parte do sistema de gestão, traz inúmeras vantagens:

  • Os arquivos já nascem arquivados no sistema de gestão, com suas diversas versões e não precisam ser criados a parte e transferidos a posteriori.
  • Já ficam ligados aos processos e contratos pertinentes, assim, quando qualquer usuário acessar o processo, já terá disponível todos os documentos e e-mails ligados àquele processo (aqui tem o exemplo do processo, mas vale para contratos e quaisquer outros tipos de documentos da organização).
  • Esses documentos estão seguros no banco de dados do sistema de gestão, são armazenados juntos, sem risco de perda e com todos os controles de acesso pertinentes, garantindo a segurança das informações.
  • A organização pode determinar que não possam haver documentos nos equipamentos particulares dos usuários, mantendo-os sempre no sistema de gestão. 
  • O acesso indevido ou a posse indevida de documentos por usuários que são desligados da organização é muito mais complexo quando os documentos não estão nos equipamentos específicos de cada usuário.  

Colaboração eficiente 

Quem viveu na era dos documentos estanques, separados, difíceis de serem compartilhados para um trabalho colaborativo, percebe a vantagem do trabalho conjunto sobre um mesmo documento, que as novas tecnologias oferecem.

A colaboração eficiente pode ajudar a economizar tempo e dinheiro, além de garantir que os documentos sejam elaborados de forma consistente e de acordo com as necessidades de todos os envolvidos.

O sistema de gestão jurídica Espaider, por meio do Fácil DocSite, oferece recursos avançados de colaboração, permitindo que múltiplos usuários trabalhem simultaneamente em um mesmo documento. Comentários, sugestões e alterações são registrados de forma transparente, facilitando a comunicação entre os membros da equipe.

Proteção de dados confidenciais

Investir em um software jurídico, com recursos que facilitam a elaboração de documentos, auxilia na difícil tarefa de manutenção de dados confidenciais distantes de acessos indevidos. Essas ferramentas contam com recursos de segurança avançados que ajudam a evitar o acesso não autorizado às informações.

Isso é especialmente importante para documentos que contenham informações sensíveis, como dados pessoais, informações financeiras ou segredos comerciais. A proteção de dados confidenciais é essencial para garantir a segurança dos clientes e a reputação do escritório de advocacia.

Além disso, a proteção de dados confidenciais é uma prioridade. Todas as plataformas da Fácil adotam protocolos de segurança robustos, garantindo que informações sensíveis estejam resguardadas contra ameaças cibernéticas.

Resumo de documentos

Um dos recursos, disponível a partir das novas tecnologias Generative Pre-Trained Transformer (GPT), muito útil em um software de gestão jurídica, é a possibilidade de realizar resumos de documentos extensos.

Essa funcionalidade permite aos profissionais do Direito obter uma visão geral rápida e precisa do conteúdo de um documento, principalmente para informar gestores de organizações sobre novos processos e contratos.

Documentos longos e complexos, difíceis de serem lidos por Diretores e Gerentes, como contratos, pareceres jurídicos e petições, são resumidos e mantidos no sistema de gestão para futuras consultas, para ciência ou para solicitações de autorização.

O resumo, que antes exigia tempo de um profissional especializado, agora pode ser feito facilmente a partir de funcionalidade específica e fácil de ser acessada.

O Espaider, sistema de gestão jurídica da Fácil, é uma ferramenta inovadora em diversos aspectos e oferece funcionalidades com a tecnologia GPT para o resumo de documentos.

Por que investir em um software jurídico?

O uso de um software jurídico pode ser uma forma eficaz de melhorar a eficiência e a qualidade da elaboração de documentos jurídicos. Eles oferecem uma série de recursos que podem ajudar os profissionais do segmento jurídico a economizar tempo e esforço, além de garantir que os documentos sejam elaborados de forma precisa e segura.

Então, investir em softwares de gestão jurídica como o Espaider, incrementados com o Fácil DocSite, é um passo importante para descomplicar o gerenciamento de documentos no universo jurídico. Essas ferramentas não apenas economizam tempo, mas também elevam a qualidade, promovendo uma prática jurídica mais eficiente e segura.

Ao adotar essas tecnologias, os profissionais do direito estão posicionando-se na vanguarda da inovação, preparados para os desafios do futuro.

Crédito da imagem: Freepik.com/ Drazen Zigic

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024