Gestão de tempo com software jurídico

Gestão de tempo: como otimizar as tarefas e aumentar a produtividade

A famosa frase “tempo é dinheiro”, pode até parecer clichê, mas saiba que é uma realidade, especialmente quando falamos em gestão de tempo para advogados. De acordo com um relatório recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a produtividade na América Latina e Caribe teve uma redução que representou 6,8% do PIB agregado, muito mais acentuada do que a queda de 3,3% do PIB a nível global. 

Ou seja, se há redução da produtividade é porque a gestão do tempo não está sendo realizada de forma correta. No entanto, você sabe de fato o que é gestão do tempo? Para quem não sabe, esta é uma forma de organizar o trabalho de maneira que o tempo é otimizado. Isso significa que é preciso pensar no planejamento e também em como realizar cada tarefa. 

Dessa forma, priorizar as atividades mais estratégicas e relevantes contribui para que as metas de um escritório de advocacia, por exemplo, sejam alcançadas. Primeiramente, é importante entender que não é questão de quantidade e sim de qualidade, ou seja, priorize os projetos que são mais importantes e rentáveis para seu escritório. 

Estratégias para gerenciar o tempo 

A gestão do tempo é uma habilidade essencial para qualquer profissional, mas é especialmente importante para os profissionais que atuam na área jurídica – e que lidam com uma grande variedade de tarefas e prazos. 

Assim, a gestão de tempo para advogados é eficaz e pode ajudar os profissionais a serem mais produtivos, reduzir o estresse e melhorar a qualidade do seu trabalho.

Confira algumas estratégias para gerenciar de maneira eficaz o tempo em um escritório de advocacia:

  • Defina metas e prioridades: O primeiro passo para uma gestão eficaz do tempo é definir metas e prioridades claras. O que você precisa alcançar em um determinado período de tempo? Quais são as tarefas mais importantes que precisam ser realizadas?
  • Planeje seu dia: Reserve um tempo no início de cada dia para planejar suas tarefas. Isso ajudará você a se organizar e evitar distrações;
  • Delegue tarefas: Não tente fazer tudo sozinho. Aprenda a delegar tarefas para seus colegas ou assistentes. Isso liberará seu tempo para se concentrar nas atividades  mais relevantes;
  • Não procrastine: A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade. Aprenda a identificar as causas da sua procrastinação e desenvolva estratégias para evitá-la;
  • Tenha um tempo só para você: Trabalhar por longos períodos de tempo sem pausas pode ser prejudicial à produtividade. Faça pausas regulares para relaxar e recarregar as energias;
  • Use a tecnologia: Existem muitas ferramentas e softwares como o Espaider, desenvolvido pela Fácil, que podem ajudá-lo a automatizar tarefas repetitivas. Isso pode liberar seu tempo para se concentrar em ações mais estratégicas;
  • Evite distrações: Desligue o celular, feche as abas do navegador que não são necessárias e concentre-se na tarefa que está realizando;
  • Acompanhe a sua evolução: Reserve um tempo regularmente para revisar seu progresso e fazer ajustes necessários.

Equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal 

Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, muitas vezes é difícil separar a vida profissional da pessoal, especialmente para os profissionais da advocacia. Assim, a gestão de tempo para advogados deve preservar a qualidade de vida das pessoas, ao mesmo tempo em que possibilita a realização dos trabalhos a serem desenvolvidos. 

Primeiramente, é fundamental estabelecer limites claros entre o trabalho e o lazer, o que pode ser alcançado por meio da definição de horários específicos para cada área da vida. Ao criar uma rotina consistente, é possível evitar que as demandas profissionais invadam os momentos dedicados à vida pessoal. Sobretudo, estabelecer limites também contribui para reduzir o estresse e aumentar a eficiência no escritório. 

Dentro desse contexto, a prática de gestão do tempo é uma ferramenta essencial para equilibrar as responsabilidades profissionais e pessoais. Desta forma, priorizar tarefas, estabelecer metas realistas e evitar a procrastinação são práticas que podem maximizar a produtividade no trabalho, permitindo assim, que haja mais tempo livre para atividades pessoais. Um planejamento eficaz contribui para a sensação de controle sobre a própria vida, promovendo um equilíbrio mais saudável.

Além disso, é importante reconhecer a importância do descanso e da recuperação, afinal, o cansaço constante pode prejudicar tanto o desempenho no trabalho quanto a qualidade de vida pessoal. Incorporar períodos regulares de descanso, momentos de lazer e até mesmo pequenas pausas durante o dia de trabalho são práticas que contribuem para a manutenção de um equilíbrio saudável.

De antemão, é necessário salientar que a comunicação eficaz desempenha um papel importante nesse processo. É essencial comunicar as necessidades e expectativas tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações pessoais a fim de evitar conflitos e garantir que todos os envolvidos compreendam a importância do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Uso da tecnologia para automatizar tarefas e aumentar a produtividade

A tecnologia está presente em todos os lugares e dentro dos escritórios de advocacia não é diferente. Com 35 anos de atuação, a Fácil desenvolve soluções para auxiliar na gestão de departamentos jurídicos de empresas e escritórios de advocacia e foi assim que nasceu o Espaider. 

O Espaider é um sistema completo de gestão para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas, que permite acesso rápido a qualquer hora e local, tornando possível gerenciar as atividades com muito mais liberdade e flexibilidade. 

No quesito gestão de tempo para advogados, dentro do Espaider existe a funcionalidade de Time-Sheet, que auxilia com os apontamentos de horas trabalhadas por atividade e clientes externos. Essa funcionalidade mostra o valor das horas de acordo com o contrato e integração com o módulo Financeiro para emissão do faturamento. O software acompanha também a atividade dos profissionais para análises de desempenho e produtividade.

Quer ter essa inovação em seu escritório? Basta conversar com um de nossos consultores agora mesmo. Clique aqui e otimize o tempo dos profissionais da sua empresa.

Crédito da imagem: Freepik.com/ Drobotdean

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024