Mãos de robô e advogado se cumprimentando

O papel do software jurídico com recursos de inteligência artificial na gestão de tempo e produtividade

O ambiente jurídico é caracterizado por sua complexidade e pelo rigor com prazos e processos. Advogados, gestores e equipes jurídicas enfrentam diariamente a pressão de entregar resultados com qualidade, dentro de prazos apertados, enquanto lidam com uma carga massiva de informações e atividades burocráticas.

Assim, com uma rotina repleta de desafios, é necessário garantir que cada tarefa seja cumprida com eficiência e precisão. Nesse contexto, o uso de softwares jurídicos com recursos de inteligência artificial vem se consolidando como uma ferramenta importante para melhorar a produtividade e a gestão de tempo. 

Ferramentas especializadas já ofereciam automação de tarefas, controle de prazos, gestão de audiências e relatórios detalhados, além de muitas outras funcionalidades. Porém, integram-se a essas funcionalidades novos recursos que somente podem ser obtidos por meio de inteligência artificial. Continue lendo este artigo para descobrir como essas soluções tecnológicas podem transformar o dia a dia jurídico, destacando benefícios e recursos, confira. 

A busca por mais eficiência em escritórios e departamentos jurídicos

Escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas têm uma crescente demanda por resultados rápidos e precisos. O aumento no volume de processos, a pressão por compliance e riscos jurídicos e a necessidade de respostas ágeis exigem uma estrutura altamente organizada e eficiente.

Em resposta a essas demandas, os softwares jurídicos surgem como uma solução estratégica. Ao integrar tecnologia na gestão das atividades jurídicas, esses sistemas permitem a automação de processos e centralização de dados, eliminando tarefas repetitivas e reduzindo a possibilidade de erros humanos. A eficiência se traduz em melhor uso do tempo e aumento da produtividade.

Os sistemas de gestão centravam-se, principalmente, em aspectos ligados à administração das tarefas do entorno da atividade advocatícia, melhorando a eficiência da organização como um todo e sem dúvida, permitindo que os advogados dedicassem mais tempo a suas atividades-fim.

Com o advento das tecnologias ligadas à inteligência artificial, os sistemas de gestão iniciam um processo de atendimento das demandas ligadas às atividades dos advogados em seu dia a dia.

Por que a gestão de tempo é importante?

No âmbito jurídico, profissionais do Direito lidam diariamente com prazos processuais rigorosos, audiências, elaboração de documentos e atendimentos a clientes. Qualquer falha no gerenciamento de tempo pode resultar em perda de prazos importantes ou má alocação de recursos, o que impacta diretamente o resultado dos processos e a satisfação dos clientes.

Além disso, a cobrança de honorários advocatícios frequentemente está atrelada ao tempo dedicado aos casos. Assim, a capacidade de monitorar e gerenciar com precisão as horas trabalhadas é essencial para garantir que advogados estejam cobrando de forma justa e que seu trabalho seja devidamente recompensado.

Com um bom gerenciamento de tempo, estes profissionais podem se concentrar nas atividades que realmente agregam valor ao seu trabalho, como a análise estratégica dos casos e o atendimento personalizado aos clientes.

Como um software jurídico otimiza a gestão do tempo?

O software jurídico oferece uma série de ferramentas que ajudam os profissionais a gerenciar melhor o tempo, automatizar tarefas repetitivas e garantir o cumprimento de prazos:

Controle de prazos e audiências

O gerenciamento de prazos é um dos aspectos mais críticos da rotina jurídica. A perda de um prazo processual pode ter consequências graves, incluindo a inviabilidade de uma defesa ou a imposição de sanções. 

Softwares jurídicos modernos oferecem funcionalidades de controle de prazos integrados a calendários e alertas automáticos.Essas ferramentas garantem que os profissionais sejam lembrados com antecedência sobre prazos importantes, audiências ou qualquer outro compromisso. 

Time-Sheet 

O monitoramento do tempo é uma funcionalidade em softwares jurídicos como o Espaider. Com essa ferramenta, é possível registrar o tempo gasto em cada atividade, seja ela uma consulta com o cliente, a redação de um contrato ou a participação em uma audiência.

Esse registro de horas trabalhadas é fundamental não apenas para a cobrança de honorários, mas também para a análise de produtividade. Ao final do mês, por exemplo, os escritórios de advocacia podem gerar relatórios detalhados sobre como o tempo foi gasto, identificando áreas em que pode melhorar sua eficiência.

Automação de tarefas

A automação de tarefas é outra vantagem que o software jurídico oferece para a gestão do tempo. Tarefas rotineiras, como a elaboração de contratos padrão, o envio de notificações a clientes e o acompanhamento de andamentos processuais, podem ser automatizadas. Com isso, os profissionais economizam tempo e recursos, podendo focar em atividades mais complexas e estratégicas.  

Automação de tarefas com inteligência artificial

Os sistemas de gestão oferecem novas funcionalidades com a utilização dos novos modelos generativos de inteligência artificial. Os advogados podem obter auxílios valiosos da IA:

  • Confecção de Peças Processuais: a IA auxilia na elaboração de documentos jurídicos. O sistema  apresenta opção com tipos de peças a serem elaboradas, solicita informações e gera peças pré-montadas, agilizando o trabalho dos advogados.
  • Preditivo do Processo (jurimetria): análises preditivas baseadas em dados processuais brasileiros estimam prazos, valores e resultados de processos, auxiliando na tomada de decisões estratégicas.
  • Confrontar Documentos com Dados do Sistema: validação automática de documentos anexados aos fluxos de trabalho (módulo Requisições do Espaider), garantindo a organização e evitando erros. O sistema alerta quanto a peças arquivadas indevidamente, como por exemplo, pertencentes a outro processo.
  • Identificação de Dados de Audiência: a IA identifica local, data, horário e link da audiência no texto do andamento que designou audiência e cadastra a devida providência para o advogado responsável.
  • Resumo de Textos de Andamentos: resumos concisos de andamentos processuais facilitam a análise e acompanhamento de casos.

Como um software jurídico impacta a produtividade das equipes?

Além de otimizar a gestão de tempo, o software jurídico também tem um impacto direto na produtividade dos profissionais do direito. Veja como: 

Centralização de informações

Uma das principais vantagens do software jurídico é a centralização de informações. Em vez de depender de arquivos físicos ou múltiplos sistemas de armazenamento de dados, os profissionais podem acessar todas as informações relevantes em um único lugar. Isso inclui desde contratos, andamentos processuais e correspondências com clientes, até arquivos anexos e histórico de casos.

A centralização facilita a organização do trabalho e reduz o tempo gasto procurando por informações, aumentando a produtividade das equipes. 

Dashboards e relatórios automatizados

Os dashboards fornecem uma visão geral de toda a operação do escritório ou departamento jurídico em tempo real. Eles exibem métricas de desempenho, como horas trabalhadas, faturamento, número de processos ativos, entre outras informações relevantes. Com esses dados, os gestores podem identificar rapidamente gargalos de produtividade e tomar decisões informadas para melhorar o desempenho da equipe.

Além disso, com os relatórios automáticos é possível gerar insights detalhados sobre o andamento dos processos, a produtividade dos colaboradores e o status de faturamento, sem precisar gastar horas compilando dados manualmente.

Aumento da colaboração

O software jurídico também facilita a colaboração entre equipes. Em escritórios de advocacia, onde diferentes advogados podem trabalhar em partes distintas de um mesmo caso, a capacidade de compartilhar informações e atualizar o status dos processos em tempo real é essencial para o sucesso do trabalho em equipe.

Com a integração de plataformas e a centralização de dados, os membros da equipe podem acessar informações atualizadas a qualquer momento, garantindo que todos estejam alinhados e que o trabalho flua de forma mais ágil.

Desafios na implementação de um software jurídico

Embora o software jurídico ofereça uma série de vantagens, sua implementação pode trazer alguns desafios. É importante que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos estejam preparados para lidar com a curva de aprendizado e o treinamento necessário para que todos os profissionais utilizem o sistema de forma eficaz.

Além disso, é imprescindível que o software escolhido seja capaz de se adaptar às necessidades específicas de cada escritório. Personalização e flexibilidade são características importantes a serem consideradas ao escolher um software jurídico.

Assim, investir em uma ferramenta como o Espaider da Fácil é, sem dúvida, uma estratégia eficaz para aumentar a eficiência e produtividade das equipes em um mercado jurídico cada vez mais exigente. Afinal, o software jurídico desempenha um papel fundamental na otimização da gestão de tempo e produtividade nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. 

Ao automatizar tarefas, centralizar informações e oferecer ferramentas de controle de prazos e time-sheet, por exemplo, essas soluções tecnológicas ajudam os profissionais do Direito a garantir os melhores resultados para seus clientes.

Imagem/créditos: Freepik.com/rawpixel.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024