Principais termos utilizados em tecnologia jurídica

Os processos de inovação promovidos pela tecnologia trouxeram consigo a necessidade de criação de novas expressões, cada vez mais comuns em diversos setores, inclusive no Direito. Fato é que a transformação digital revolucionou a prática e, com isso, os principais termos utilizados no setor jurídico também estão passando por mudanças.

Assim, diante de um cenário em constante transformação, é importante se manter atualizado, afinal, a tecnologia representa o futuro do Direito. Em algum tempo, os profissionais que não acompanharem as mudanças podem acabar perdendo mercado, já que o uso de softwares jurídicos agiliza os trâmites, automatizando tarefas repetitivas e garantindo, assim, mais eficiência e rotinas otimizadas.

Benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no Direito

Softwares não significam o enfraquecimento da prática jurídica e não substituem o fator humano, que inclui o raciocínio e a reflexão teórica, necessários ao Direito. Ao contrário, a tecnologia surge como uma aliada dos profissionais da área, à medida que propõe uma nova maneira de lidar com grandes volumes de dados e tarefas repetitivas. Em outras palavras, as ferramentas tecnológicas são capazes de impulsionar o saber jurídico, garantindo mais agilidade, organização e índices de acerto.

Sem a ajuda da tecnologia, os profissionais que atuam em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos precisam realizar tarefas pouco produtivas, como atualização de prazos, por exemplo, além de lidar com informações pessoais e sensíveis, que podem gerar implicações legais, se vazarem.

Para se adequar à transformação digital no Direito, é importante analisar as possibilidades e avaliar quais delas podem satisfazer as necessidades da equipe, agregando valor aos serviços entregues. 

Considerando que o uso de softwares jurídicos agrega vantagens ao dia a dia de profissionais que atuam em escritórios de advocacia e em departamentos jurídicos, quais são os maiores benefícios, na prática? 

  1. Vantagem competitiva – Um software jurídico é um recurso moderno, que ainda não é utilizado por todos os concorrentes. Esse tipo de ferramenta possibilita à equipe mais agilidade, sem que isso comprometa a qualidade do trabalho, promovendo mais competitividade. 
  2. Melhora da produtividade – Ao automatizar tarefas repetitivas, os profissionais ganham tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas. O software contribui também para a redução de erros humanos e para o cumprimento de prazos processuais.
  3. Mobilidade – Um sistema como o Espaider permite o acesso de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo, possibilitando que a equipe trabalhe com liberdade. Basta ter acesso à internet para que isso seja possível. 
  4. Segurança – Sistemas de gestão jurídica contêm informações sensíveis e, por isso, precisam ser muito seguros. Com armazenamento em nuvem ou in-house, o Espaider oferece total segurança de dados para os profissionais do Direito.

Principais termos utilizados em tecnologia jurídica

Cada vez mais relevante no setor jurídico, a tecnologia se vale de alguns termos específicos aplicados ao Direito, muitos deles em inglês. Inteligência Artificial (IA), legaltechs, blockchain, entre outros, são comumente usados na área. 

Confira, a seguir, o significado dos principais termos utilizados em tecnologia jurídica e suas aplicações:

Inteligência Artificial (IA) – Refere-se a sistemas ou máquinas capazes de simular a inteligência humana como raciocínio, aprendizado, tomada de decisão e reconhecimento de padrões. No Direito, a IA é utilizada para automatizar tarefas repetitivas, como triagem de processos, análise de documentos e pesquisas de jurisprudência. 

Legaltechs – São startups ou empresas que investem em soluções tecnológicas para serem aplicadas ao setor jurídico com o objetivo de otimizar a rotina, melhorar a gestão da equipe, facilitar o acesso a informações como prazos e jurisprudências, organizar e armazenar dados de forma segura. As legaltechs estão revolucionando a prática do Direito por meio de ferramentas úteis e eficientes. 

Blockchain – Tecnologia de registro que permite o armazenamento seguro e imutável de informações em blocos, que ganhou popularidade com as criptomoedas e se expandiu para diversas áreas. No contexto jurídico, o blockchain revolucionou a forma de lidar com provas digitais, autenticação de documentos e contratos, por exemplo, sendo um aliado na prevenção de fraudes processuais.

Big Data – É a consolidação do conjunto de dados gerados, coletados e processados em grande volume, originários de diferentes fontes, para extração de informações. É utilizado para análise preditiva, gestão de riscos e obtenção de insights para a tomada de decisões, por exemplo. Ao mesmo tempo, seu uso deve estar em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Data Analytics – Enquanto o Big Data se refere à consolidação de dados, o Data Analytics analisa esses dados com o objetivo específico de encontrar padrões. Com isso, os profissionais podem antecipar cenários e elaborar pareceres fundamentados. Sua aplicação também deve estar alinhada às normas de proteção de dados e aos princípios éticos, com transparência e responsabilidade.

Datacenter – Estrutura física que concentra o processamento e o armazenamento de dados composta por servidores capazes de processar e proteger grandes volumes de informações digitais. No contexto jurídico, os datacenters são altamente relevantes. A Fácil conta com um Datacenter exclusivo para hospedagem de dados com armazenamento em nuvem, garantindo total segurança aos usuários do Espaider.

Gestão Eletrônica de Documentos (GED) – Possibilita a substituição de arquivos físicos por sistemas digitais, uma tendência não apenas no âmbito do Direito, mas em diversas atividades profissionais. A Fácil conta com o DocSite, um GED completo para organizar processos, contratos, pareceres e outros documentos legais. Além de mais seguro, previne erros e até a perda de provas ou informações pertinentes aos processos. 

A tecnologia serve para otimizar o trabalho de profissionais que atuam em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos e, para além dos termos mais utilizados, sua implementação se torna cada vez mais necessária. Com o Espaider, é possível obter uma série de benefícios, garantindo mais produtividade, estratégia e segurança para a atuação. 

Entre em contato com a Fácil e saiba mais sobre as funcionalidades que o Espaider pode oferecer conforme as necessidades da sua equipe: vendas@facil.com.br ou (47) 99252-7384

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024