Os processos de inovação promovidos pela tecnologia trouxeram consigo a necessidade de criação de novas expressões, cada vez mais comuns em diversos setores, inclusive no Direito. Fato é que a transformação digital revolucionou a prática e, com isso, os principais termos utilizados no setor jurídico também estão passando por mudanças.
Assim, diante de um cenário em constante transformação, é importante se manter atualizado, afinal, a tecnologia representa o futuro do Direito. Em algum tempo, os profissionais que não acompanharem as mudanças podem acabar perdendo mercado, já que o uso de softwares jurídicos agiliza os trâmites, automatizando tarefas repetitivas e garantindo, assim, mais eficiência e rotinas otimizadas.
Benefícios do uso de ferramentas tecnológicas no Direito
Softwares não significam o enfraquecimento da prática jurídica e não substituem o fator humano, que inclui o raciocínio e a reflexão teórica, necessários ao Direito. Ao contrário, a tecnologia surge como uma aliada dos profissionais da área, à medida que propõe uma nova maneira de lidar com grandes volumes de dados e tarefas repetitivas. Em outras palavras, as ferramentas tecnológicas são capazes de impulsionar o saber jurídico, garantindo mais agilidade, organização e índices de acerto.
Sem a ajuda da tecnologia, os profissionais que atuam em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos precisam realizar tarefas pouco produtivas, como atualização de prazos, por exemplo, além de lidar com informações pessoais e sensíveis, que podem gerar implicações legais, se vazarem.
Para se adequar à transformação digital no Direito, é importante analisar as possibilidades e avaliar quais delas podem satisfazer as necessidades da equipe, agregando valor aos serviços entregues.
Considerando que o uso de softwares jurídicos agrega vantagens ao dia a dia de profissionais que atuam em escritórios de advocacia e em departamentos jurídicos, quais são os maiores benefícios, na prática?
- Vantagem competitiva – Um software jurídico é um recurso moderno, que ainda não é utilizado por todos os concorrentes. Esse tipo de ferramenta possibilita à equipe mais agilidade, sem que isso comprometa a qualidade do trabalho, promovendo mais competitividade.
- Melhora da produtividade – Ao automatizar tarefas repetitivas, os profissionais ganham tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas. O software contribui também para a redução de erros humanos e para o cumprimento de prazos processuais.
- Mobilidade – Um sistema como o Espaider permite o acesso de qualquer lugar a partir de qualquer dispositivo, possibilitando que a equipe trabalhe com liberdade. Basta ter acesso à internet para que isso seja possível.
- Segurança – Sistemas de gestão jurídica contêm informações sensíveis e, por isso, precisam ser muito seguros. Com armazenamento em nuvem ou in-house, o Espaider oferece total segurança de dados para os profissionais do Direito.
Principais termos utilizados em tecnologia jurídica
Cada vez mais relevante no setor jurídico, a tecnologia se vale de alguns termos específicos aplicados ao Direito, muitos deles em inglês. Inteligência Artificial (IA), legaltechs, blockchain, entre outros, são comumente usados na área.
Confira, a seguir, o significado dos principais termos utilizados em tecnologia jurídica e suas aplicações:
Inteligência Artificial (IA) – Refere-se a sistemas ou máquinas capazes de simular a inteligência humana como raciocínio, aprendizado, tomada de decisão e reconhecimento de padrões. No Direito, a IA é utilizada para automatizar tarefas repetitivas, como triagem de processos, análise de documentos e pesquisas de jurisprudência.
Legaltechs – São startups ou empresas que investem em soluções tecnológicas para serem aplicadas ao setor jurídico com o objetivo de otimizar a rotina, melhorar a gestão da equipe, facilitar o acesso a informações como prazos e jurisprudências, organizar e armazenar dados de forma segura. As legaltechs estão revolucionando a prática do Direito por meio de ferramentas úteis e eficientes.
Blockchain – Tecnologia de registro que permite o armazenamento seguro e imutável de informações em blocos, que ganhou popularidade com as criptomoedas e se expandiu para diversas áreas. No contexto jurídico, o blockchain revolucionou a forma de lidar com provas digitais, autenticação de documentos e contratos, por exemplo, sendo um aliado na prevenção de fraudes processuais.
Big Data – É a consolidação do conjunto de dados gerados, coletados e processados em grande volume, originários de diferentes fontes, para extração de informações. É utilizado para análise preditiva, gestão de riscos e obtenção de insights para a tomada de decisões, por exemplo. Ao mesmo tempo, seu uso deve estar em total conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Data Analytics – Enquanto o Big Data se refere à consolidação de dados, o Data Analytics analisa esses dados com o objetivo específico de encontrar padrões. Com isso, os profissionais podem antecipar cenários e elaborar pareceres fundamentados. Sua aplicação também deve estar alinhada às normas de proteção de dados e aos princípios éticos, com transparência e responsabilidade.
Datacenter – Estrutura física que concentra o processamento e o armazenamento de dados composta por servidores capazes de processar e proteger grandes volumes de informações digitais. No contexto jurídico, os datacenters são altamente relevantes. A Fácil conta com um Datacenter exclusivo para hospedagem de dados com armazenamento em nuvem, garantindo total segurança aos usuários do Espaider.
Gestão Eletrônica de Documentos (GED) – Possibilita a substituição de arquivos físicos por sistemas digitais, uma tendência não apenas no âmbito do Direito, mas em diversas atividades profissionais. A Fácil conta com o DocSite, um GED completo para organizar processos, contratos, pareceres e outros documentos legais. Além de mais seguro, previne erros e até a perda de provas ou informações pertinentes aos processos.
A tecnologia serve para otimizar o trabalho de profissionais que atuam em escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos e, para além dos termos mais utilizados, sua implementação se torna cada vez mais necessária. Com o Espaider, é possível obter uma série de benefícios, garantindo mais produtividade, estratégia e segurança para a atuação.
Entre em contato com a Fácil e saiba mais sobre as funcionalidades que o Espaider pode oferecer conforme as necessidades da sua equipe: vendas@facil.com.br ou (47) 99252-7384