Recursos sólidos, qualidade e relevância: avaliação de citações legais com o Espaider

Argumentos sólidos e bem fundamentados fazem parte das atividades jurídicas – e podem  ser decisivos para o desfecho de um caso. Nesse contexto, as citações legais emergem como uma importante estratégia de fundamentação, mas precisam ser avaliadas quanto à qualidade das fontes e à relevância do material utilizado. 

Para que isso seja possível, uma abordagem criteriosa é indispensável, especialmente em um universo em que a sobrecarga de informações pode ser um obstáculo relevante. Mas, graças à tecnologia, algumas atividades vêm se tornando menos trabalhosas e mais confiáveis. 

Softwares jurídicos, por exemplo, são ferramentas úteis para otimizar a avaliação das citações legais, além de entregarem outras funcionalidades que otimizam o trabalho dos profissionais do Direito. Por meio da tecnologia, portanto, a prática jurídica se torna mais eficiente e fundamentada sem que, para isso, seja preciso trabalhar de forma orgânica fazendo pesquisa de jurisprudências e petições. 

O papel das citações legais na fundamentação

Para além de mencionar os dispositivos legais, saber como incorporar citações legais em documentos jurídicos demonstra que a interpretação do advogado está embasada em decisões anteriores e normas. Isso confere mais credibilidade aos argumentos. No entanto, citações mal executadas podem enfraquecer a defesa e, por isso, precisão e relevância são essenciais para o sucesso do trabalho. 

De forma resumida, portanto, as palavras têm um peso significativo no âmbito do Direito e, por isso, as citações legais podem ser uma estratégia funcional. Mas, por outro lado, elas também são capazes de prejudicar argumentos, comprometendo os resultados, caso não sejam precisas e/ou relevantes. 

O impacto das citações legais se manifesta em diversas áreas:

  • Fundamentação: fundamentar a legitimidade do pedido é essencial na redação de iniciais ou recursos.
  • Jurisprudência: citações incorretas ou a ausência de precedentes podem afetar o caso e o desenvolvimento da jurisprudência.
  • Ordenamento jurídico: normas e leis estão em constante evolução e, por isso, citações desatualizadas podem afetar o ordenamento jurídico como um todo.

Qualidade e relevância das citações jurídicas

Além disso, é importante analisar a qualidade e a relevância de qualquer citação legal, a fim de garantir o embasamento dos documentos jurídicos, de forma que não afete os processos. Veja alguns fatores que devem ser considerados:

1. Credibilidade 

É importante garantir a credibilidade de cada argumento para não comprometer a sua legitimidade. Isso significa que as citações legais devem ser extraídas de fontes confiáveis.

2. Atualização e contextualização

Como já foi mencionado anteriormente, normas e leis estão em constante evolução e, por isso, as citações legais devem ser atualizadas e contextualizadas. Assim, é essencial verificar se a lei ainda está em vigor, se houve algum tipo de alteração que modifica a sua interpretação ou, ainda, se a jurisprudência ainda é aplicável. 

3. Relevância 

Para ser relevante, a citação legal precisa ter, necessariamente, relação com os fatos e argumentos do caso. Por isso, a similaridade e a aplicação específica da norma jurídica no contexto são fundamentais para garantir relevância. 

4. Profundidade e clareza

O argumento que utiliza citações legais como embasamento deve trazer um entendimento claro e direto. Em outras palavras, as citações não podem ser vagas ou genéricas e precisam ser explicativas. Caso contrário, enfraquecem a argumentação. 

5. Impactos

Citações legais que trazem precedentes oriundos de tribunais superiores, como o STF e o STJ, por exemplo, costumam ter maior peso. Além disso, doutrinas consagradas de autores renomados geram impactos significativos na construção de argumentos sólidos. 

Avaliação manual: quais são os principais desafios?

Avaliar as citações legais de forma manual é um processo trabalhoso e sujeito a falhas que podem comprometer o trabalho. Isso acontece porque:

– Há um grande volume de informações, afinal, a quantidade de leis, jurisprudências e doutrinas é crescente. Dessa forma, a busca por informações relevantes sem a ajuda de uma ferramenta digital se torna dificultosa.

– Com o passar do tempo, podem ocorrer atualizações que influenciam diretamente na argumentação. Por isso, é essencial avaliar se as fontes não estão obsoletas e isso exige atenção constante. 

– Prazos apertados são comuns no Direito e, por isso, o tempo disponível para que os profissionais façam análises detalhadas normalmente é curto, o que pode comprometer a avaliação. 

Considerando esses desafios, é possível afirmar que ferramentas tecnológicas, como um software jurídico, são essenciais para garantir eficiência e qualidade na pesquisa jurídica. 

Espaider na pesquisa e avaliação de citações legais

Cada vez mais, a tecnologia se faz presente em nosso cotidiano e isso não é diferente no âmbito jurídico. Ferramentas especialmente desenvolvidas para a atuação no Direito, como o Espaider, têm funcionalidades importantes, que simplificam o processo de avaliação de citações legais, além de melhorarem a pesquisa, evitando erros e perda de tempo. 

O Espaider utiliza Inteligência Artificial para analisar recursos destinados aos tribunais superiores (STF e STJ), tornando o trabalho mais eficiente e preciso. Por meio da análise automatizada, minimiza a possibilidade de ter o recurso inadmitido por falta de contra-argumentação, garantindo que nenhum fundamento legal fique sem a devida contestação.

Confira as principais funcionalidades e seus benefícios:

Extração de citações legais das decisões

  • Identifica todos os dispositivos legais mencionados
  • Colabora para o preparo de contra-argumentos
  • Promove economia de tempo na fase de pesquisa

Análise do texto recursal

  • Mapeia os dispositivos legais já incluídos no recurso
  • Facilita o trabalho de revisão do documento
  • Garante que nenhum ponto importante seja esquecido

Comparação entre decisões e recursos

  • Confronta os dispositivos legais da decisão com o recurso
  • Identifica se ainda há pontos a serem abordados
  • Gera um relatório completo para revisão final

O software pode ser utilizado para a criação de recursos, possibilitando o uso de documentos relevantes, como decisões e acórdãos, por exemplo, como base para elaboração de argumentos. E, ainda, serve para revisar recursos prontos, por meio da comparação das similaridades e diferenças entre os documentos selecionados. Assim, é possível identificar possíveis lacunas argumentativas.

Benefícios para profissionais do Direito

O uso de um software jurídico promove benefícios estratégicos para os profissionais que atuam em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, já que as funcionalidades podem garantir documentos mais robustos e bem fundamentados.

Além disso, a economia de tempo e a confiança nos dados obtidos pelo software jurídico são fundamentais para que os profissionais possam se dedicar a aspectos estratégicos, de forma que o trabalho seja mais funcional e eficiente. Ao combinar fontes atualizadas e análise automatizada, a tecnologia eleva a qualidade do trabalho. 

Conheça o Espaider e saiba quais são as funcionalidades que podem ajudar na utilização adequada de citações legais. Acesse nosso site ou entre em contato para falar com um especialista: facil.com.br 

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024