Software jurídico: eficiência no cálculo de honorários advocatícios

No âmbito jurídico, em que cada caso é único e os desafios fazem parte da rotina, saber precificar os serviços é essencial para os profissionais da área. Encontrar o equilíbrio entre um valor que seja justo para o cliente e que, ao mesmo tempo, seja adequado para o profissional não é uma tarefa simples. E o fato é que isso exige análises criteriosas, além de expertise.

É nesse cenário que o uso de um software jurídico pode ser considerado um importante aliado dos profissionais do Direito, proporcionando estimativas mais precisas, eficientes e transparentes. O objetivo desse tipo de ferramenta é facilitar o cálculo de percentuais e valores, otimizando a rotina da equipe e evitando erros humanos, que podem ser nocivos à saúde financeira do negócio.

Fatores determinantes para uma precificação justa

Para calcular os honorários advocatícios de forma justa, o primeiro passo é fazer uma análise detalhada dos fatores que envolvem cada causa. Para isso, considere:

Complexidade – É indispensável avaliar a dificuldade jurídica do caso, considerando alguns fatores importantes como área, volume de documentos, jurisprudências e partes envolvidas.

Tempo – Os profissionais devem estimar o tempo aproximado necessário para a resolução de cada demanda, considerando o fato de que processos mais lentos exigem dedicação por mais tempo.

Valor – Principalmente nos casos que envolvem valores monetários, o montante da causa é um dos fatores determinantes para determinar os honorários advocatícios e, consequentemente, remunerar corretamente os profissionais envolvidos.

Experiência – Por questões óbvias, profissionais mais experientes cobram mais caro. Isso porque a expertise influencia diretamente em questões como tempo, conhecimento da área e sucesso da causa.

Cliente – Assim como cada caso é único, cada cliente também é diferente. Nesse sentido, a precificação passa necessariamente pelo que foi acordado com o cliente a partir dos pontos anteriores.

Tipos de honorários advocatícios

O pagamento dos honorários advocatícios é garantido por lei, mas é preciso considerar as diferenças entre os tipos de honorários existentes antes de precificar o serviço. Basicamente, existem quatro tipos principais, veja quais são:

1) Honorários contratuais

Os honorários contratuais são definidos e formalizados em contrato antes mesmo do profissional começar a atuar. Isso é feito mediante acordo com o cliente e o pagamento deve ser feito independentemente do resultado do caso. Ou seja: ganhando ou perdendo a causa, o cliente deve pagar o valor acordado.

No entanto, há uma exceção, que é o contrato de risco. Aqui, os honorários são baseados em uma porcentagem do valor total ganho no processo. E mais: além do valor, as partes podem definir, em contrato, a forma de pagamento.

2) Honorários arbitrados

Nesse tipo, o cálculo dos honorários é determinado (arbitrado) pelo juiz da causa de acordo com o valor econômico e com o trabalho realizado pelo profissional. Normalmente, o honorário arbitrado segue a tabela da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Essa modalidade também é comumente aplicada quando o advogado é nomeado para atuar em causas em que a parte não está em condições de pagar os honorários e não pôde ser atendida pela Defensoria Pública. Nesse caso, o Estado assume o compromisso de pagar os honorários.

3) Honorários de sucumbência

Os honorários de sucumbência (ou sucumbenciais) são pagos pela parte sucumbente (perdedora) do processo à parte vencedora. É estabelecido pelo juiz e deve ficar entre 10% e 20% do valor da condenação ou do valor obtido com a ação.

Esse tipo de honorário é uma maneira de desencorajar as partes a moverem ações judiciais sem necessidade e contribui, assim, para a agilidade do sistema judicial. Além disso, o objetivo é compensar os gastos da parte vencedora com os serviços jurídicos.

4) Honorários assistenciais

Os honorários assistenciais são pagos aos advogados que atuam em defesa de sindicatos, associações ou outras entidades de classe em ações coletivas, defendendo os direitos trabalhistas e previdenciários.

A Lei 13.725/2018 assegura que o profissional receba de forma cumulativa os honorários contratuais e os assistenciais, incentivando-o a representar associações formadas por trabalhadores na defesa de seus interesses.

A tecnologia como aliada na precificação de serviços jurídicos

As demandas do setor jurídico costumam ser complexas e, ao evoluir, a tecnologia aparece cada vez mais como uma importante aliada dos profissionais da área. Isso ocorre porque, em um mercado que exige precisão e eficiência, fazer o cálculo correto dos honorários advocatícios influencia diretamente na rotina das equipes.

Ferramentas como o Espaider, software desenvolvido pela Fácil, oferecem funcionalidades avançadas para calcular os honorários, automatizando processos que evitam erros e proporcionam mais agilidade aos profissionais. A partir da inserção de informações como valores do processo, impostos, riscos e estimativas de andamento e de pagamento, o software faz o cálculo dos honorários correspondentes à causa e prevê quando o valor será pago. Tudo isso sem que seja preciso fazer cálculos manuais.

Essas funcionalidades garantem uma série de benefícios para gestores, profissionais e clientes, como:

Precisão – Considerando as características do processo, o software jurídico proporciona um cálculo justo e preciso, eliminando os erros que podem ocorrer quando as contas são feitas de forma manual.

Otimização – Automatizar as contas e as estimativas de pagamento permite que os profissionais se concentrem em atividades estratégicas como a preparação de defesas ou o atendimento aos clientes.

Personalização – As ferramentas modernas garantem cálculos conforme a necessidade de cada equipe, seja nas empresas ou nos escritórios. É possível, por exemplo, personalizar parâmetros de acordo com o tipo de processo.

Economia – A eficiência proporcionada por um software jurídico reduz a necessidade de retrabalho e a possibilidade de ocorrência de erros que podem trazer prejuízos, além de otimizar a utilização dos recursos humanos.

Transparência – A partir dos cálculos automatizados, é possível transmitir aos clientes e aos profissionais as informações sobre como os valores foram determinados, reduzindo mal-entendidos e disputas desnecessárias.

Saiba mais sobre como o Espaider pode ajudar escritórios de advocacia e departamentos jurídicos a fazer o cálculo dos honorários advocatícios de forma precisa e garantir, assim, a satisfação da equipe e dos clientes.

Acesse o site da Fácil e solicite o atendimento de um especialista: www.facil.com.br

Imagem/Créditos: Freepik.com/Drazen Zigic

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024