Do Consultivo ao Contencioso, a equipe do Ferraz de Camargo Advogados atua de forma consistente em todas as etapas, contando com o apoio do Espaider — solução que centraliza informações e contribui para decisões jurídicas bem fundamentadas

Com ampla atuação nas principais áreas do Direito, o Ferraz de Camargo Advogados presta serviços tanto na esfera consultiva quanto na contenciosa, atendendo carteiras com grande número de processos. Há algum tempo, a tecnologia deixou de ser um apoio operacional para se tornar um elemento estratégico no escritório. Hoje, sua influência se estende da gestão à execução de tarefas jurídicas, e o investimento em soluções tecnológicas contribuiu significativamente para elevar a eficiência da equipe, que atualmente reúne mais de 40 profissionais.

Perceber a necessidade de obter melhorias na área de tecnologia foi um passo importante, que agregou benefícios à rotina do escritório. “Utilizamos software de gestão jurídica há muitos anos, mas não tínhamos uma solução que integrasse gestão de processos, contratos, financeiro e GED (Gestão Eletrônica de Documentos). Fizemos uma ampla pesquisa e concluímos que o Espaider era a melhor opção disponível”, explica o sócio, Paulo Sergio Ferraz de Camargo. Ainda de acordo com ele, contar com uma solução 100% web e integrada representou ganho de produtividade em todos os setores da empresa.

PRECISÃO NAS OPERAÇÕES

A contratação de diferentes módulos e funcionalidades do Espaider estabeleceu uma comunicação mais fluida e segura entre as áreas. Segundo o advogado, o software jurídico da Fácil trouxe ainda outras vantagens: “possibilitou uma série de padronizações com a criação de templates para os trabalhos desenvolvidos.Eles facilitam a abertura de casos, lançamento de andamentos e indexação de arquivos, por exemplo”.

Além disso, com fluxos de trabalho organizados e estruturados, a equipe passou a operar com mais previsibilidade e agilidade nas entregas, já que a ferramenta facilita o monitoramento de indicadores relevantes. Isso significa que a digitalização contribuiu para uma abordagem mais estratégica, com base em métricas fundamentais para apoiar a tomada de decisões.

“O Espaider ampliou a capacidade de análise de dados. O cruzamento de informações tem muitas possibilidades e, com isso, conseguimos medir indicadores como rentabilidade do cliente, performance de colaborador, concentração de trabalho, sazonalidade de trabalho, entre outros. Isso nos auxilia em ações como contratação de colaboradores, investimentos em áreas de negócio e retomada de relacionamentos”, complementa Paulo Camargo.

Assim, a tecnologia tem sido uma aliada na execução das tarefas do dia a dia e na própria evolução do modelo de gestão do escritório, contribuindo para decisões mais estratégicas, maior controle sobre os indicadores de desempenho e uma visão mais ampla e precisa das operações.

No Ferraz de Camargo Advogados, a digitalização contribuiu para uma abordagem mais estratégica, com base em métricas fundamentais para apoiar a tomada de decisões.

Paulo Sergio Ferraz de Camargo, sócio do Ferraz de Camargo Advogados

CONTENCIOSO E FINANCEIRO: MAIS CONTROLE E PRODUTIVIDADE

A implementação dos módulos Contencioso e Financeiro do Espaider trouxe avanços significativos para a organização interna e a gestão de processos. No módulo Contencioso, o gerenciamento de publicações, o controle eficiente de providências e a segurança no encerramento dos processos se destacam entre os principais ganhos.

Já no Financeiro, uma das grandes evoluções foi proporcionada pelo Smart Billing, que simplificou o processo de faturamento e trouxe mais precisão às rotinas administrativas. “Era algo que definitivamente faltava em nossa operação e os relatórios emitidos foram passos importantes na evolução do setor administrativo do escritório”, explica Mailson Conceição Cardoso, administrador do Ferraz de Camargo Advogados.

Mailson Conceição Cardoso, administrador do escritório

Esses avanços, segundo ele, refletem na eficiência da equipe e na previsibilidade dos processos internos. Recursos complementares, como o Docsite e a Captura de Andamentos, também impactaram na produtividade e no relacionamento com os clientes, proporcionando mais transparência e alinhamento entre eficiência operacional e excelência no atendimento. “A possibilidade de enviar atualizações automáticas trouxe uma poderosa ferramenta de comunicação”, conclui o administrador.

Equipe de profissionais do Ferraz de Camargo Advogados

CONTENCIOSO: GESTÃO INTELIGENTE DE PROCESSOS

A gestão do Contencioso exige controle, agilidade e precisão. Com o Espaider, é possível administrar processos de forma estratégica, reduzindo riscos e garantindo eficiência jurídica.

  • CONTROLE CENTRALIZADO: Gestão de processos judiciais e administrativos em uma única plataforma e acompanhamento de andamentos, prazos, valores e delegações.
  • AUTOMAÇÃO DE INFORMAÇÕES: Integração automática com sites de tribunais, diários oficiais e Domicílio Judicial Eletrônico, sem necessidade de conferência manual.
  • BENEFÍCIOS ESTRATÉGICOS: Redução de riscos e falhas operacionais, maior eficiência na tomada de decisões e no cumprimento de obrigações legais, agilidade e confiabilidade nas rotinas jurídicas.

FINANCEIRO: CONTROLE E GESTÃO EFICIENTE

Gestão financeira integrada contribui para o equilíbrio das finanças, otimizando as rotinas e trazendo mais segurança e consistência às operações do dia a dia.

  • GERENCIAMENTO COMPLETO: Controle de contas a receber e a pagar, faturamento, fluxo de caixa, bancos e contas financeiras, tudo centralizado na mesma solução.
  • REGRAS PERSONALIZÁVEIS: Configuração de regras de faturamento, cobrança e reembolso conforme os contratos, respeitando diferentes necessidades e modelos de negócio.
  • AUTOMAÇÃO FISCAL E BANCÁRIA: Emissão de nota fiscal eletrônica e integração bancária para facilitar movimentações e garantir conformidade fiscal.

CONHEÇA FERRAZ DE CAMARGO

Localizado em São Paulo (SP), o Ferraz de Camargo Advogados é um escritório de advocacia com atuação ampla e integrada em praticamente todas as áreas do Direito, tanto na esfera consultiva quanto na contenciosa. O escritório se destaca pelo atendimento ágil e personalizado, focado nas necessidades de cada cliente.

Com forte ênfase no Direito Empresarial, conta com uma equipe jurídica e administrativa altamente qualificada, preparada para atender às demandas complexas e oferecer soluções sob medida. O Ferraz de Camargo tem sólida experiência na gestão de carteiras com grande volume de processos judiciais em todo o território brasileiro.

Para isso, utiliza sistemas de tecnologia jurídica e soluções administrativas como o Espaider, para gerenciar uma rede de escritórios correspondentes em todo o Brasil, garantindo padrão e qualidade na prestação dos serviços.

A equipe atua, ainda, na gestão jurídica de médias e pequenas empresas, oferecendo suporte em setores como Bancário, Contencioso Cível e Arbitragem, Contencioso e Consultivo Trabalhista, Consumidor, Contratos, Falência e Recuperação Judicial, Societário, Regulatório, entre outras. A excelência dos serviços prestados já rendeu à Ferraz de Camargo o reconhecimento como um dos escritórios mais admirados do Brasil por três vezes.

www.ferraznet.com.br

FONTE: REVISTA GESTÃO JURÍDICA – Edição XIII – Ano: 2025
Imagens: Fernando Mojo/Divulgação
Clique aqui para conferir a edição completa.

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024