Com a implementação do módulo Análise de Faturas do Espaider, o departamento jurídico da BASF estruturou o controle de terceiros, inovando na gestão jurídica
O departamento jurídico da BASF atua como parceiro estratégico da área de negócios, apoiando todos os segmentos em que a empresa está presente: químicos, materiais, soluções industriais, tecnologias de superfície, nutrição e cuidados, e soluções para a agricultura.
A equipe jurídica é composta por advogados, estudantes e outros profissionais, atuando em diversas frentes, como Contencioso, Trabalhista, Compliance, Proteção de Dados, Direitos Humanos, Consultoria, Contratos, Projetos e M&A, com o suporte de escritórios externos parceiros, garantindo um atendimento completo e especializado.
Essa atuação está orientada pelos valores e padrões globais da companhia, expressos no Código de Conduta e nos valores CORE – Criatividade, Abertura, Responsabilidade e Empreendedorismo –, que norteiam todas as relações da BASF com clientes, parceiros e colaboradores.
CONTROLES MANUAIS
Antes do Espaider, o controle de pagamentos aos fornecedores de serviços jurídicos era feito de forma manual, com envio de faturas e documentos comprobatórios pelos escritórios parceiros via correio ou e-mail. Após recebimento, a validação e assinatura cabiam ao advogado responsável, que então encaminhava os documentos ao setor financeiro para processamento.
Como etapa de evolução, a área jurídica da BASF implementou uma digitalização parcial, centralizando o envio das faturas em uma caixa de e-mails específica para pagamentos. Embora tenha representado um avanço na época, o processo ainda demandava múltiplas conferências, alinhamento constante com os parâmetros contratuais e revisão rigorosa dos prazos de envio.
A ausência de bloqueios automatizados permitia, eventualmente, o encaminhamento de documentos fora do prazo estipulado, gerando riscos operacionais e necessidade de retrabalho. Além disso, a gestão era realizada por meio de relatórios mensais elaborados em planilhas. “Nosso principal desafio era manter todos os controles atualizados, assim como os parâmetros das propostas de honorários alinhados com as equipes envolvidas, evitando cobrança de valores indevidos ou em desacordo com as propostas”, conta Beatriz Radomille, Legal Counsel da BASF.
INTEGRAÇÃO E MODERNIZAÇÃO DE PROCESSOS
A busca por uma solução estruturada foi motivada pela necessidade de simplificação, integração e segurança na gestão do fluxo de faturas, além de estar alinhada com a estratégia de digitalização e uso crescente da inteligência artificial na gestão de processos da empresa.
Ao integrar a gestão de faturas ao módulo Contencioso, o departamento não apenas modernizou o fluxo, mas também conectou a área à nova estratégia global da empresa, reforçando seu posicionamento em inovação. A profissional complementa: “a transformação foi motivada pelo desejo de evolução contínua e alinhamento com o posicionamento da companhia”.
“O departamento jurídico atua de forma integrada, promovendo soluções alinhadas à estratégia global e aos padrões de excelência da BASF.”Beatriz Radomille, Legal Counsel da BASF
Beatriz Radomille, Legal Counsel da BASF
PARAMETRIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO ÀS ESPECIFICIDADES
A implantação da funcionalidade de Análise de Faturas do Espaider foi cuidadosamente estruturada para atender à acuracidade do departamento. O processo partiu do mapeamento detalhado das diversas regras de faturamento, identificando mais de 40 regras distintas aplicadas pelos diversos escritórios parceiros.
Essa diversidade exigiu uma parametrização minuciosa na plataforma, para que cada particularidade fosse adequadamente contemplada e os fluxos fossem compatíveis com os contratos previamente estabelecidos.
O processo incluiu um projeto-piloto com três escritórios, cada qual representando um modelo distinto de faturamento. Os testes permitiram validar a adequação da ferramenta, realizar ajustes necessários e estabelecer um fluxo padrão para posterior expansão aos demais parceiros.
Paralelamente, foram realizados treinamentos internos e elaboração de manuais, garantindo que os envolvidos compreendessem plenamente as funcionalidades e os novos procedimentos. Segundo Beatriz, “a diversidade de regras de faturamento exigiu uma implantação cuidadosa e colaborativa, com foco em aumentar a eficiência.”
Celita Vale, Controller da BASF
FASE DE OPERAÇÃO ASSISTIDA CONSOLIDOU A MUDANÇA
Após a parametrização e período de testes, o Espaider foi implementado gradualmente, com uma etapa de operação assistida, em que o departamento observou de perto a utilização da solução, esclarecendo dúvidas e garantindo a aderência às regras.
Esse acompanhamento permitiu monitorar a receptividade da ferramenta, ajustar eventuais falhas e assegurar que o novo processo fosse plenamente integrado à rotina da área e dos escritórios parceiros. A fase de consolidação foi marcada por um ambiente colaborativo, com participação ativa dos envolvidos, promovendo uma transição segura e efetiva para a nova gestão automatizada.
“A operação assistida garantiu que a mudança ocorresse de forma segura, eficiente e bem-aceita por todos os envolvidos.” Celita Vale, Controller da BASF
AUTOMAÇÃO FINANCEIRA
A adoção da funcionalidade de Análise de Faturas resultou em uma série de benefícios para o departamento jurídico:
Digitalização completa do processo de faturamento, com maior agilidade e rastreabilidade, totalmente alinhadas aos parâmetros contratuais.
Acesso rápido a dados gerenciais, permitindo análises estratégicas.
Integração direta com as provisões e acompanhamento do budget interno, facilitando a gestão financeira.
Esses ganhos fortaleceram a eficiência e a qualidade do processo, além de consolidar a gestão jurídica como parceira estratégica da administração financeira.
RELACIONAMENTO COM OS ESCRITÓRIOS: MAIOR TRANSPARÊNCIA E COLABORAÇÃO
A implementação da funcionalidade também impactou positivamente o relacionamento com os escritórios parceiros. A integração do fluxo de trabalho fortaleceu a transparência, ao proporcionar uma visão clara do status das faturas e das validações realizadas.
A familiaridade de muitos escritórios com a ferramenta facilitou a transição, enquanto a adaptação às especificidades do fluxo da companhia foi realizada de forma colaborativa, assegurando a continuidade das operações com qualidade e eficiência.
LIÇÕES APRENDIDAS: IMPORTÂNCIA DA VALIDAÇÃO E COLABORAÇÃO CONTÍNUA
O projeto destacou a importância da validação minuciosa de todas as informações e regras durante a parametrização da ferramenta. Diante da complexidade das diversas regras de faturamento, cada detalhe foi essencial para garantir o correto funcionamento da solução.
O sucesso da implantação também foi fruto da colaboração entre as equipes internas e os escritórios externos, que atuaram de forma alinhada para garantir que a mudança ocorresse com qualidade e dentro dos prazos estabelecidos.
A empresa vivencia um momento de transformações tecnológicas profundas, impulsionadas pelo compromisso com a inovação e a eficiência em todas as áreas. Celita Valle, Controller da BASF, ressalta: “Nosso compromisso com a inovação e a eficiência é essencial para seguir como referência, transformando desafios em oportunidades”.
O jurídico não é exceção. A tecnologia, especialmente a inteligência artificial, é vista como instrumento fundamental para simplificar processos, aumentar a eficiência e impulsionar a capacidade analítica, consolidando a área como parceira estratégica dos negócios.
AUTOMAÇÃO E USO ESTRATÉGICO DA IA
O departamento enxerga a automação como um processo contínuo, que será cada vez mais impulsionado pelo uso estratégico da inteligência artificial para apoiar decisões rápidas e eficazes.
GESTÃO DA COMPLEXIDADE: REGRAS PARAMETRIZADAS
Mapeamento e adequação de mais de 40 regras de faturamento.
Implantação gradual com projetos-piloto.
Parametrização detalhada para garantir aderência contratual.
Flexibilidade e segurança na gestão dos fluxos financeiros.
CONHEÇA BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Nossa ambição: queremos ser a empresa química preferida para viabilizar a transformação verde de nossos clientes. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social.
Cerca de 112 mil colaboradores e colaboradoras do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo.
Nosso portfólio compreende, como negócios principais, os segmentos de Químicos, Materiais, Soluções Industriais e Nutrição e Cuidados; nossos negócios autônomos estão agrupados nos segmentos de Tecnologias de Superfície e Soluções para Agricultura.
A BASF gerou vendas de € 65,3 bilhões de euros em 2024. As ações da companhia são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.
A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.
Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.
As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável. A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.
APLICAÇÃO A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:
• TRM • Facilcorp • Gestão RH • Site facil.com.br
Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.
A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.
Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.
Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:
• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil; • Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil; • Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider; • Realizam ou solicitam contato comercial; • Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.
DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES
A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.
Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.
Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:
• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.; • Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.; • Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços; • Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário; • Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil; • Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores; • Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador; • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória; • Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês; • Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil; • De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.
A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.
As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.
DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO
Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:
• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos • Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional • Cookies
Finalidades • Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços. • Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário. • Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador. • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
DADOS DE MENORES DE IDADE
A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS
A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.
O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.
O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades: • Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil; • Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil; • Exercício regular de direitos da Fácil; • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória; • Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador; • Contratação de benefícios aos colaboradores.
DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS
Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Considerações:
• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela; • Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil. • Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação. • O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais. • O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.
A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.
A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.
TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS
Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.
A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.
Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.
REGISTRO DE ATIVIDADES
A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.
Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.
Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.
Cookies A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.
O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.
Ferramentas de analytics Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.
PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.
Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil
• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações; • Monitoramento contínuo do ambiente; • Análises e testes contínuos de segurança da informação; • Auditorias periódicas; • Controle de acesso; • Segregação de funções; • Políticas de backups e contingência.
Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade: • ISO 27001 • ISAE 3402 Tipo II
RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS
Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.
ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE
As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões. Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada. Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.
FALE CONOSCO
Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:
Assunto: Segurança da Informação Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929 E-mail: encarregadodedados@facil.com.br Responsável: Departamento de Segurança da Informação
• Versão 2 – 14/05/2024
Automated page speed optimizations for fast site performance