Kanban: gestão ágil e funcional para melhorar a prática jurídica

Você com certeza já ouviu falar em Kanban e como esta ferramenta confere ainda mais agilidade aos processos de diversas áreas – inclusive no campo jurídico. Na prática, o Kanban oferece uma abordagem mais ágil e funcional para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos das empresas que buscam otimizar suas operações – e oferecer serviços de qualidade para os clientes.

O que é o Kanban?

O conceito de Kanban vem do japonês e significa “cartão visual” ou “sinal”, ou seja, um sistema de gestão visual que visa otimizar os fluxos de trabalho e aumentar a eficiência das equipes. Começou a ser usado como uma prática na Toyota nos anos 1940 e evoluiu para uma ferramenta aplicável em diversas áreas, incluindo a jurídica.

O método Kanban utiliza um quadro visual dividido em colunas que representam diferentes estágios do processo. Cada tarefa é representada por um cartão, e esses cartões são movidos através das colunas à medida que o trabalho progride.

Desenvolvido pela Fácil, o Kanban, disponível a partir do Espaider 10, oferece a personalização de diversas funcionalidades do sistema, permitindo que os usuários organizem não só as suas tarefas como também visualizem rapidamente o andamento de prazos e cumprimento de providências. Tudo isso simplesmente arrastando os cartões em tela, ou seja, com uma interface gráfica simples e direta.

Vantagens do Kanban na prática jurídica

A ferramenta gráfica incorporada no Espaider 10 traz aos usuários mais visibilidade de todos os processos, garantindo que nada seja esquecido. Isso significa que as tarefas serão visualizadas em quadros direto no software jurídico da Fácil, permitindo que todos na equipe jurídica tenham uma compreensão clara do que precisa ser feito, o que está em progresso e o que já foi concluído. Isso ajuda a evitar a sobrecarga de trabalho e permite uma melhor alocação de recursos.

Além disso, há uma sincronização automática de dados entre os quadros do Kanban e o Espaider 10, eliminando assim, a necessidade de atualizações manuais. E, ainda, com o acesso centralizado a informações relevantes, como documentos, prazos, histórico do caso, por exemplo, em uma interface gráfica e configurável.

Além destes benefícios, confira outras vantagens do Kanban em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos das empresas:

Mais transparência: o Kanban oferece uma visão clara do status de cada caso ou tarefa, promovendo transparência tanto para a equipe quanto para os clientes;

Redução de erros e retrabalho: ao limitar o trabalho em progresso e visualizar todo o processo, é mais fácil identificar e corrigir erros precocemente, evitando retrabalho desnecessário;

Melhoria da eficiência jurídica: o Kanban também ajuda a identificar e eliminar gargalos nos processos e workflows das equipes, tornando as operações mais eficientes;

Mais flexibilidade: além disso, o Kanban é adaptável e personalizável, ou seja, pode ser facilmente ajustado para atender às necessidades específicas de escritórios e departamentos jurídicos, independentemente do tamanho ou da especialização.

Amplia a comunicação e colaboração entre as equipes: com o Kanban, é possível simplificar a comunicação entre as equipes jurídicas, trazendo uma comunicação ainda mais eficaz para a rotina diária de trabalho.

Priorização clara: o método Kanban permite, ainda, que as equipes jurídicas priorizem facilmente as tarefas com base na urgência e na importância. Isso ajuda a garantir que os esforços estejam sendo direcionados para as atividades mais relevantes e de maior impacto.

Técnicas de utilização do Kanban para equipes jurídicas

O Kanban pode ser uma ferramenta valiosa para advogados e equipes jurídicas gerenciarem seus fluxos de trabalho de forma mais produtiva. Aqui estão algumas maneiras de utilizar o Kanban neste contexto específico:

  1. Criação do quadro Kanban

Existem diversas possibilidades ao criar o quadro Kanban mas, em termos gerais, é preciso dividir este quadro em colunas que representam os estágios de um determinado processo jurídico.

Por exemplo: um escritório de advocacia especializado em contencioso, onde um advogado precisa seguir etapas para a elaboração da petição inicial. Assim, o profissional jurídico pode organizar o Kanban em 4 colunas, como “elaboração de petição inicial”, “revisão”, “protocolo” e “concluído”.

Neste caso, cada quadro terá não só o título do que precisa ser feito, como também os responsáveis, a lista das tarefas necessárias para fazer a petição e prazo para entregas. Com o final de cada estágio, o advogado move o quadro para a etapa seguinte.

  1. Priorização visual

Como uma ferramenta gráfica e visual, o Kanban permite utilizar cores diferentes ou etiquetas para destacar tarefas mais urgentes, prazos iminentes e até mesmo casos prioritários. Isso ajuda a identificar rapidamente quais atividades precisam de atenção imediata.

  1. Limitação do Trabalho em Progresso (WIP)

Com o Kanban, também é possível estabelecer limites para o número de cartões em cada coluna. Isso evita não só a sobrecarga de trabalho como também garante workflows condizentes com o real volume de entregas.

  1. Reuniões Diárias

Realize reuniões rápidas diárias para revisar o quadro Kanban e discutir o progresso, obstáculos e próximos passos. Isso mantém a equipe alinhada, promove a transparência e facilita a resolução de problemas de forma colaborativa.

  1. Análise de métricas

Os dados do Kanban podem ser utilizados para analisar o desempenho da equipe, identificar padrões e oportunidades de melhoria. Métricas como tempo médio de conclusão de casos, taxa de sucesso ou volume de trabalho, por exemplo, podem fornecer insights valiosos para aprimorar os processos.

Ao utilizar o Kanban incorporado ao Espaider 10, o escritório de advocacia ou departamento jurídico da empresa, pode visualizar claramente o progresso de cada caso, identificar gargalos e garantir uma distribuição equitativa de tarefas entre os membros da equipe. Essa abordagem aumenta a produtividade e a transparência, contribuindo para uma melhor gestão de casos e, consequentemente, para a satisfação do cliente.

No Espaider 10, o Kanban proporciona uma solução completa para empresas que buscam otimizar suas operações e oferecer um serviço de alta qualidade. Ao adotar o Kanban, as equipes jurídicas podem se tornar mais ágeis, adaptáveis e eficientes, preparadas para enfrentar os desafios do mundo jurídico moderno. Saiba mais no nosso site www.facil.com.br ou entre em contato conosco pelo e-mail vendas@facil.com.br.

Imagem: Freepik.com / Créditos: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024