Homem de terno mexendo em computador

Treinamento e suporte: como maximizar o uso do software jurídico no seu escritório

A adoção de um software jurídico pode transformar a rotina de qualquer escritório de advocacia, tornando processos mais eficientes, reduzindo erros e aumentando a produtividade da equipe. No entanto, para que todos estes benefícios de um software jurídico sejam realmente aproveitados, um bom planejamento é necessário para que cada profissional jurídico esteja devidamente capacitado e receba o suporte técnico adequado. 

Neste artigo, vamos abordar a importância do treinamento e suporte, além de compartilhar dicas para uma implementação bem-sucedida para o seu escritório de advocacia, destacando o papel do serviço Academia Espaider neste processo, confira! 

Capacitação e suporte técnico na área jurídica: por que são importantes? 

Não é novidade que muitos escritórios de advocacia adotam novas tecnologias com o objetivo de melhorar a gestão dos mais diversos processos e otimizar as tarefas administrativas. E, dessa forma, garantir mais eficiência operacional para oferecer um atendimento mais ágil e personalizado aos clientes. 

Porém, escolher um software jurídico não é apenas uma questão de adquirir uma tecnologia: envolve, também, uma mudança cultural e a capacitação de todos os membros da equipe. Isso significa que sem um treinamento adequado, o uso da ferramenta pode ficar limitado a funções básicas, impedindo que o escritório aproveite ao máximo os recursos disponíveis, como por exemplo, automação de fluxos de trabalho, gestão de documentos, controle de prazos, entre muitos outros. 

Além disso, o treinamento adequado ajuda a reduzir erros humanos comuns, como a inserção incorreta de dados – o que pode comprometer as informações armazenadas no sistema. Com o conhecimento necessário, os usuários podem operar o software jurídico com confiança e precisão, garantindo que não só os dados, mas documentos e outras informações relevantes para o trabalho diário estejam sempre atualizados e corretos. 

Além da capacitação, o escritório também precisa contar com um suporte técnico qualificado para resolver dúvidas e problemas que possam surgir durante a rotina de trabalho. Um suporte eficiente assegura que qualquer adversidade seja prontamente solucionada, evitando assim interrupções para que o escritório de advocacia continue operando sem maiores contratempos. 

Dicas para implementar o software jurídico na sua organização

É claro que cada escritório de advocacia tem suas próprias particularidades, mas, de forma geral, para implementar de forma bem-sucedida um software jurídico é necessário seguir alguns passos fundamentais, tais como:

Passo 1 – Escolha a solução adequada

O primeiro passo está justamente na escolha da melhor solução que atenda às especificidades do seu escritório. Avalie as funcionalidades oferecidas, facilidades de uso, segurança de dados e a qualidade do suporte técnico.

O Espaider Escritórios da Fácil, por exemplo, apresenta recursos avançados para atender precisamente as demandas dos escritórios de advocacia, com funcionalidades sob medida e interface intuitiva. 

Passo 2 – Tenha um planejamento detalhado

Antes de iniciar a implementação, tenha um plano de ação detalhado que inclua um cronograma de atividades, alocação de recursos e definição de responsabilidades entre os membros da equipe. Esse planejamento pode considerar, ainda, o tempo necessário para a configuração do novo sistema, até o treinamento da equipe, garantindo que todos os passos sejam seguidos de forma organizada. 

Passo 3 – Busque engajamento dos colaboradores

É importante envolver toda a equipe desde o início do processo para ter certeza de que todos estejam comprometidos com o novo sistema. Explique os benefícios da nova ferramenta e como o software vai facilitar o trabalho diário de cada colaborador. Além disso, incentive a participação nos treinamentos e ofereça um canal de comunicação aberto para sugestões e feedbacks construtivos.

Passo 4 – Invista na capacitação 

Como falamos anteriormente, não deixe de programar treinamentos iniciais e também contínuos ao longo do tempo. O serviço Academia Espaider, por exemplo, oferece uma série de aulas em formato de webinar, permitindo que os colaboradores aprofundem seus conhecimentos e explorem todas as funcionalidades que o software jurídico Espaider tem a oferecer. 

Com o serviço Academia Espaider, os usuários conhecem mais detalhes das características gerais do Espaider, com apresentações interativas e de curta duração. 

Passo 5 – Monitore constantemente

Após a implementação, monitore de perto o uso do software para avaliar os resultados alcançados. Tenha indicadores viáveis, como tempo de execução de tarefas, redução de erros, satisfação da equipe e feedbacks dos clientes para isso. 

Essa avaliação contínua vai ajudar na identificação de gargalos e áreas de melhoria, assim como nos ajustes necessários e futuros treinamentos. 

Passo 6 – Utilize o suporte técnico

Sempre que necessário, não abra mão dos serviços de suporte técnico do sistema contratado. Afinal, muitas vezes, os usuários hesitam em entrar em contato com o suporte por acreditarem que suas dúvidas são triviais. 

No entanto, a solução rápida de problemas, mesmo que pequenos, evita a criação de gargalos e garante a continuidade do trabalho sem interrupções. Empresas como a Fácil oferecem suporte técnico especializado do Espaider para atender a essas demandas.

Suporte técnico de software jurídico

Um suporte técnico especializado contribui diretamente com o sucesso na adoção e utilização de softwares jurídicos nos escritórios de advocacia. E não faltam vantagens, como: 

  • Resolução rápida de problemas, como falhas de sistema, bugs ou incompatibilidade com outros programas, minimizando o impacto na produtividade das equipes; 
  • Maximização no uso de funcionalidades do sistema, já que o suporte também pode orientar os usuários a explorar recursos mais avançados e integrações com outras ferramentas; 
  • Redução de tempo de inatividade causados por problemas técnicos, que podem gerar prejuízos financeiros e comprometer prazos importantes; 
  • Garantia de segurança da informação contra ameaças cibernéticas, mantendo assim a integridade e privacidade dos dados armazenados;
  • Adaptação do software, já que o suporte técnico facilita a transição entre os sistemas, oferecendo assistência e ajustando configurações específicas para atender às necessidades únicas de cada escritório de advocacia.

Portanto, contar com um suporte técnico especializado e acessível é importante para garantir a utilização eficiente de qualquer software jurídico, transformando-o em uma ferramenta estratégica para o sucesso do escritório. 

O suporte técnico da Fácil, por exemplo, passa por treinamentos constantes para melhor atender aos usuários do Espaider. Possui atendimento em português e também em outros idiomas, caso o cliente precise. Os chamados são realizados por meio do sistema TRM, onde os clientes podem registrar todas as demandas e dúvidas em uma única plataforma, acompanhando de perto toda a evolução do atendimento. Inclusive com envio de alertas por e-mail, histórico de conversas e possibilidade de anexar arquivos. 

Para clientes que hospedam o Espaider no Datacenter da Fácil, existe também um serviço de plantão da equipe técnica, para atendimento aos sábados, domingos e feriados, exclusivamente para restabelecimento de aplicação em eventuais indisponibilidades.

Ficou interessado? Para mais informações, é só encaminhar um e-mail para: vendas@facil.com.br

Foto/Crédito: Freepik.com/halayalex

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024