marketing jurídico

Marketing Jurídico: como atrair novos clientes para o escritório de advocacia

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Brasil tem a maior proporção de advogados por habitantes do mundo, chegando a 1,3 milhão de profissionais. Ou seja, há um advogado para cada 164 brasileiros. Com um número cada vez mais crescente de profissionais da área, muitas vezes é difícil conseguir o destaque necessário dentro do meio jurídico. 

Por isso, tem sido cada vez mais crescente a quantidade de profissionais que buscam o marketing para divulgar o seu trabalho e dessa forma, conseguir novos clientes. No entanto, muitos escritórios de advocacia esbarram na difícil tarefa de gerenciar toda a rotina jurídica e, ainda, conseguir dar conta de fazer o marketing do escritório.

Neste cenário, contar com ferramentas tecnológicas que automatizam tarefas repetitivas, por exemplo, se torna primordial para concentrar os esforços em outras atividades estratégicas para o escritório de advocacia, como as ações de marketing tão necessárias para atrair clientes qualificados e fortalecer a reputação da empresa no mercado. 

Vantagens do marketing jurídico para escritórios de advocacia

O marketing jurídico oferece uma série de vantagens para os escritórios de advocacia, entre elas:

  • Aumento da visibilidade e reconhecimento de marca, tornando o escritório mais conhecido dentro do mercado jurídico;
  • Atração de novos clientes; 
  • Mais autoridade e melhor reputação da empresa como fonte confiável de informações;
  • Construção de credibilidade e confiança junto ao público; 
  • Diferenciação no mercado, ajudando o escritório a se destacar diante da concorrência; 
  • Retenção e fidelização de clientes existentes.

Como promover serviços jurídicos do seu escritório de advocacia?

Em primeiro lugar, todas as empresas que querem ser destaque no mercado em que atuam, investem em marketing. Assim, com a ascensão da internet e das redes sociais, ficou cada vez mais nítida a importância de se conseguir um espaço e uma boa presença para ganhar reconhecimento no mercado. Mas, na prática, como promover o marketing jurídico? 

Acima de tudo, é preciso entender que há especificidades no marketing jurídico que devem ser levadas em conta. Dessa forma, deve-se analisar uma série de requisitos e particularidades. Afinal, o marketing para escritórios de advocacia não pode ser feito da mesma forma que uma empresa do varejo, por exemplo. 

Para auxiliar nessa tarefa, confira algumas dicas: 

  • Credibilidade é tudo: na questão visual, é preciso ter uma logomarca que representa confiabilidade. Que seja séria e inspire a confiança das pessoas;
  • Site: mesmo com toda a importância das redes sociais, ter um site com todas as informações indispensáveis aos seus clientes é necessário;
  • Blog: dentro do site tenha um blog, que servirá para mostrar a relevância do seu escritório. No blog, crie conteúdos relevantes e depois compartilhe essas informações em suas redes sociais, o que ajudará na atração de clientes;
  • Mantenha seus clientes informados: crie uma newsletter ou e-mail marketing para seus clientes. Ali você pode incluir muitas informações importantes, como mudanças na legislação;
  • Aumente a visibilidade: fazer publicidade paga online aumenta e muito a visibilidade do seu escritório, como por exemplo, anúncios no Google Ads;  
  • Redes sociais: não tem como falar sobre marketing jurídico sem incluir as redes sociais. Analise quais redes são mais importantes para o seu público-alvo  e compartilhe conteúdo regularmente;
  • Webinars: realizar eventos online, além de aumentar a visibilidade da sua marca, mostra que seu escritório tem expertise no assunto, se tornando assim referência no mercado. Além disso, também uma ótima oportunidade de interagir com seu público;
  • Avalie os resultados sempre que possível: analise os resultados gerados com as ações de marketing jurídico do seu escritório de advocacia. Dessa forma, será possível entender os seus clientes e possíveis clientes e oferecer a eles conteúdos que mais agradam. 

Use a tecnologia em todo o processo

Primeiramente, é bom lembrar que nos tempos atuais todas as grandes empresas usam muito a tecnologia, seja para auxiliar nos processos, seja para impulsionar suas marcas. E com o marketing jurídico não é diferente.

Ferramentas tecnológicas chegaram para automatizar tarefas, organizar processos e potencializar também o marketing de escritórios de advocacia, proporcionando mais visibilidade e eficácia na atração de novos clientes.

Veja como:

SEO estratégico

A tecnologia ajuda seu escritório de advocacia na otimização de buscas (SEO) em sites como o Google, por exemplo. Sistemas analíticos não só identificam as palavras-chave mais relevantes para a área jurídica e como também auxiliam na promoção do conteúdo do seu site. 

Automação de marketing

Sistemas de automação de marketing economizam tempo, dinheiro e aumentam a eficácia das campanhas propostas. Exemplo: com ferramentas tecnológicas, é possível configurar fluxos de trabalho automatizados para nutrir leads, enviar newsletters personalizadas e acompanhar clientes em potencial. Isso permite uma abordagem mais customizada, melhorando a experiência do cliente também no universo jurídico.

Mais presença nas redes sociais

A presença nas redes sociais é crucial, mas a tecnologia pode levar essa estratégia a novos patamares. Ao utilizar ferramentas de agendamento de conteúdos, por exemplo, seu escritório de advocacia consegue manter uma presença consistente nas redes sociais. Além disso, estes sistemas fazem coletas e análises das métricas para conteúdos ainda mais assertivos, para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz.

Inteligência artificial no atendimento ao cliente

Outra estratégia de marketing jurídico com o uso da tecnologia, consiste em implementar chatbots alimentados por inteligência artificial para responder a perguntas frequentes e agendar consultas. Essa abordagem proporciona atendimento 24/7, melhorando a satisfação do cliente e liberando tempo para tarefas mais complexas no escritório de advocacia. 

E não se esqueça: o Espaider Escritório, da Fácil, conta com um  sistema de gestão que se adapta às características e preferências da organização e dos usuários. O Espaider Escritório é totalmente online, seguro, modular e completo, ou seja, ideal para a gestão operacional e gerencial de um escritório de advocacia. 

Com as soluções desenvolvidas pela Fácil, seu escritório de advocacia tem total visibilidade das tarefas e processos das mais diversas áreas, automatizando as rotinas diárias para que você tenha um tempo extra para planejar e trabalhar também nas estratégias de marketing da organização. 

Entre os benefícios, estão:

  • Sistema em nuvem;
  • Possibilidade de integração com outras ferramentas úteis ao escritório; 
  • Flexibilidade para ser acessado a qualquer hora e lugar; 
  • Segurança de informações e dados – tão importantes na gestão jurídica como um todo;
  • Gráficos e relatórios para tomada de decisões embasadas em dados;
  • E muito mais! 

Gostou? Entre em contato conosco e saiba como o Espaider Escritório pode ajudar a sua empresa a crescer ainda mais. Clique aqui!

Crédito da imagem: DCStudio/Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024