Atendimento jurídico

Atendimento de excelência: como a tecnologia no setor jurídico impulsiona a satisfação do cliente

No âmbito jurídico, toda empresa sabe que o atendimento ao cliente é um pilar essencial para garantir a estabilidade dos escritórios de advocacia. Isso acontece porque, quando prestado um serviço de atendimento de excelência, a relação com os clientes é positiva e pode gerar, além da fidelização, a indicação do escritório para outras pessoas e empresas.

A tecnologia vem desempenhando um papel essencial nesse sentido, à medida que transforma a rotina de trabalho e permite maior controle de dados e informações importantes, como processos, contratos e outros documentos que se relacionam diretamente com as demandas dos clientes. Assim, é possível garantir que cada cliente tenha atendimento personalizado, proporcionando uma experiência positiva, qualquer que seja o resultado da ação.

Nesse sentido, ferramentas desenvolvidas especificamente para os escritórios de advocacia, como o Espaider Escritórios, da Fácil, permitem acompanhamento de processos e controle de prazos, além de organizar as atividades dos profissionais envolvidos em cada processo.

Benefícios da tecnologia no atendimento ao cliente

Não há dúvidas de que a tecnologia impulsiona transformações significativas. Escritórios de advocacia que contam, no dia a dia, com alto fluxo de processos, contratos, pagamentos e equipes têm muito a ganhar com o uso de um software de gestão jurídica.

Na outra ponta, os clientes ganham mais qualidade no atendimento, afinal, funcionalidades importantes colaboram diretamente para que os profissionais possam dar a atenção necessária a demandas específicas.

A satisfação do cliente desempenha um papel fundamental para que os negócios jurídicos tenham sucesso em sua jornada. É por meio dela, que os escritórios conseguem não apenas conquistar, mas também fidelizar a base de clientes. Nesse contexto, a adoção de tecnologias inteligentes aparece como um fator essencial para atingir o objetivo.

Ao integrar ferramentas de TI em suas operações, escritórios de advocacia podem oferecer um serviço mais eficiente e transparente, garantindo assim um atendimento mais personalizado. Com o uso de um software jurídico desenvolvido especificamente para os escritórios, é possível:

Automatizar processos – O software jurídico melhora o atendimento à medida que gerencia prazos e faturamentos, por exemplo, de forma automatizada. Isso promove uma significativa redução no tempo utilizado para a realização de tarefas repetitivas e melhora, consequentemente, as operações internas do escritório de advocacia.

Além de melhorar a produtividade dos profissionais envolvidos nos processos, a implementação de um software jurídico desenvolvido especialmente para escritórios de advocacia reduz a ocorrência de erros. Sendo assim, os clientes podem confiar que seus casos estão sendo tratados com a precisão e o profissionalismo necessários.

Analisar dados e personalizar o atendimento – A tecnologia pode ajudar os escritórios de advocacia a entender melhor as necessidades e preferências de seus clientes a partir da análise de dados e informações sobre o cliente e seus processos, movimentações, resultados, pagamentos, etc. Essas informações permitem identificar o comportamento do cliente para que seja prestado um atendimento personalizado, promovendo relacionamentos sólidos e duradouros.

Também é válido ressaltar que a análise dos dados armazenados no software jurídico pode servir de métrica para identificar oportunidades e tendências e para melhorar a qualidade do serviço prestado, quando necessário. Dessa forma, a busca constante de melhoria fortalece a reputação do escritório e dos profissionais que atuam nele.

Melhorar a comunicação com o cliente – Algumas funcionalidades do software jurídico são úteis, ainda, para promover uma comunicação mais eficiente entre a equipe e seus clientes. É o caso, por exemplo, do acesso remoto, que economiza tempo e permite que o profissional cheque contratos, processos e outros documentos a fim de prestar respostas rápidas e assertivas para possíveis questionamentos feitos por parte dos clientes.

Assim, a comunicação fica mais conveniente. Ela também envolve a capacidade de permitir que os clientes expressem suas preocupações ou insatisfações. 

Atuar com transparência – Manter os clientes bem-informados é essencial para o bom desenvolvimento do trabalho no setor jurídico. No dia a dia dos escritórios de advocacia, é preciso estar sempre atento às atualizações e às informações relacionadas aos processos. O uso de um software jurídico permite que os profissionais atuem com transparência, emitindo relatórios e prestando contas de forma embasada.

Dessa forma, a partir do levantamento e da apresentação do histórico de atividades, justifica-se com transparência todos os procedimentos e todas as etapas do processo, a fim de que o cliente saiba como seu caso está sendo tratado e como tem sido a atuação do profissional responsável. 

Em resumo, a tecnologia é uma contribuição de alto valor para que os escritórios de advocacia possam melhorar a forma como atendem seus clientes. Ao adotar uma abordagem adequada, centrada no cliente, é possível aproveitar as funcionalidades de um software jurídico para oferecer atendimento personalizado, eficiente e transparente. 

Conheça o Espaider Escritórios

O Espaider Escritórios é um software desenvolvido especialmente para os escritórios de advocacia e conta com uma série de funcionalidades que colaboram para o bom desenvolvimento do trabalho no âmbito jurídico. Segurança, organização, produtividade e transparência são algumas das vantagens de obter a ferramenta e, assim, melhorar significativamente o atendimento aos clientes. 

O Espaider é a solução ideal para a gestão do escritório, pois tem armazenamento em nuvem, permite o acesso remoto a partir de qualquer dispositivo com conexão à internet, controla prazos e pagamentos, entre outras funcionalidades. São 24 horas por dia com suporte técnico especializado e certificações como ISO 27001, ISAE 3402 type II e TIER III, além de Pentests anuais. 

Saiba mais sobre como o software da Fácil pode ajudar seu escritório a prestar um atendimento de excelência: facil.com.br

Crédito da imagem: freepik.com/ pressfoto

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024