Software jurídico

Como escolher um software para seu departamento jurídico: 6 critérios essenciais

A tecnologia é essencial para os departamentos jurídicos, oferecendo uma série de vantagens que melhoram a produtividade, a eficiência e a segurança das operações. No entanto, com tantas opções disponíveis no mercado, pode ser difícil escolher o software certo para as necessidades específicas de sua organização.

Ao escolher um software para o departamento jurídico, é importante considerar como ele pode melhorar as operações cotidianas. Isso pode incluir a automação de tarefas repetitivas, a melhoria da colaboração entre membros da equipe, o rastreamento eficiente de casos e a simplificação do gerenciamento de documentos.

Como escolher um software jurídico para a sua empresa

Confira 6 critérios essenciais que você deve considerar ao escolher um software para seu departamento jurídico.

1. Identifique os principais problemas

Ainda que nem todas as questões possam ser determinadas de antemão, é importante haver uma lista dos pontos relevantes em que a tecnologia pode auxiliar, classificando-os em essenciais e desejados.

Ainda que existam pontos de convergência entre departamentos jurídicos, aparecerão questões que são relevantes para algumas empresas e não tão importantes para outras.

Este item vai delimitar os produtos, sistemas de gestão jurídica, que podem se adaptar com mais facilidade ao modelo do negócio.

2. Verifique as vantagens de um sistema jurídico

Antes de começar a pesquisar softwares, é importante entender as vantagens que um sistema jurídico pode oferecer. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • Aumento da produtividade: um software jurídico pode ajudar a automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para que os advogados se concentrem em atividades mais estratégicas.
  • Melhoria da eficiência: um sistema ajuda a organizar as informações de forma mais eficiente, facilitando a consulta e a tomada de decisões.
  • Redução de custos: com o auxílio de um software, seu departamento jurídico pode reduzir custos com papel, armazenamento,  deslocamentos e horas de profissionais.
  • Melhoria da segurança: mantenha os dados sensíveis adequadamente protegidos por controles de acesso.

3. Analise as funcionalidades

Avalie cuidadosamente as funcionalidades oferecidas pelo software. Isso inclui recursos de gerenciamento de casos, automação de documentos legais, calendários de prazos, controle de desempenho da equipe, criação e personalização de workflows e relatórios personalizáveis.

Além da correção monetária de valores, análise de faturas de prestadores de serviço, controle de contratos, controle de marcas e patentes, controle de procurações, controles de contingenciamento, evitando valores indevidos na contabilidade empresarial, que afetam mapas sobre a lucratividade das organizações.

Certifique-se de que o software atenda não apenas às necessidades atuais, mas também às demandas futuras à medida que o departamento jurídico cresce e evolui.

Algumas das funcionalidades básicas de um software jurídico incluem:

  • Gestão de processos: o software deve permitir o cadastro e o acompanhamento de todos os processos do departamento jurídico, incluindo prazos, documentos e tarefas. Busca de publicações em diários oficiais e captura de informações dos sites.
  • Inteligência Artificial que auxilia na classificação dos eventos processuais e nos resumos de documentos. Além da identificação dos pedidos em petições, individualizando-os e castrando-os separadamente no sistema, para efeito de análises.
  • Gestão do cadastro de pessoas: uma das principais funcionalidades permite o cadastro e o acompanhamento de todas as pessoas ligadas aos processos ou que se relacionam de alguma forma com o departamento jurídico, certificando-se que o sistema auxilia no cumprimento da LGPD.
  • Gestão de documentos: inclui o armazenamento, a organização e a consulta de documentos eletrônicos.
  • Gestão de prazos: muito importante na rotina dos departamentos, o software deve permitir o controle de prazos e a emissão de alertas, via e-mail e pop-ups em tela.
  • Gestão financeira: o software deve oferecer um módulo para gerenciar faturas, emitidas por prestadores de serviço, mormente escritório de advocacia que trabalham para a organização, compatibilizando os valores com as regras previstas em contratos. 
  • Workflows: todas as demandas para o departamento ou entre os membros do departamento devem ser feitas no sistema de gestão, por meio de fluxos configurados, com relatórios de acompanhamento e permanência.

Avalie também:

  • Acessibilidade: o software jurídico precisa ser acessível a todos os usuários, independentemente do nível de conhecimento técnico.
  • Segurança: deve garantir a segurança dos dados dos clientes e do escritório.
  • Personalização: o ideal é que o software seja personalizável, ou seja, atenda as necessidades específicas do departamento jurídico.

4. Avalie o preço versus benefícios oferecidos

O preço do produto, embora importante, pois deve se adequar ao orçamento disponível da organização, por si só não pode ser fator de escolha. A análise deve levar em conta os benefícios auferidos e os ganhos de produtividade da equipe, além de uma boa prestação de serviços por parte do fornecedor.

5. Conheça o fornecedor

Antes de definir sua escolha, é importante conhecer o fornecedor do software. Pesquise a reputação da empresa, o histórico de suporte ao cliente e as condições de garantia. Também é importante verificar se o fornecedor oferece treinamento e suporte para ajudar você e o seu time a usar o software.

6. Certifique-se da qualidade do software

Aqui estão algumas dicas extras para escolher um software jurídico:

  • Verifique se o produto está atualizado com as últimas tecnologias ou se ficará obsoleto rapidamente, levando à necessidade de troca e perda dos investimentos. Veja se a empresa fornecedora tem um bom histórico nesse quesito, com lançamento periódico de novas versões.
  • Verifique se o fornecedor garante as customizações específicas realizadas para a empresa, quando do lançamento de novas versões e peça detalhes de como essas personalizações são mantidas. De preferência especifique em contrato.
  • Peça referências: Converse com outros advogados que utilizam o software que você está considerando.
  • Peça quantas demonstrações forem necessárias para aclarar todos os pontos e coloque os principais membros da equipe nesse processo, para analisar o atendimento a cada uma das áreas.
  • Leia os termos de uso e contrato: Antes de assinar o contrato, leia atentamente os termos de uso e contrato para entender seus direitos e obrigações.

Os diferenciais do Espaider

O Espaider, sistema desenvolvido pela Fácil, é um software de gestão jurídica completo e flexível, que oferece uma série de vantagens para os departamentos jurídicos. Entre os diferenciais do Espaider, podemos destacar:

  • Permite a integração com outros sistemas da organização, principalmente os ERPs corporativos.
  • Segurança: é um software seguro, que atende aos mais altos padrões de segurança da informação.
  • Suporte: o Espaider oferece suporte técnico e treinamento de qualidade, para ajudar você e a sua equipe a usarem o software.
  • Intuitivo e fácil de utilizar: o sistema foi desenvolvido com base nas necessidades dos advogados, oferecendo uma interface intuitiva e fácil de usar.
  • Atualizado com as mais modernas tecnologias disponíveis.

A escolha de um software para seu departamento jurídico é uma decisão importante, que pode ter um impacto significativo na produtividade, na eficiência e na segurança das operações.

Ao considerar os 6 critérios essenciais apresentados neste artigo, sua empresa estará bem preparada para tomar a decisão certa.

Crédito da imagem: freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024