O que é resolubilidade? Sistemas de gestão para advogados



O ESPAIDER é uma ferramenta de gestão diferenciada

A Fácil, desenvolvedora do ESPAIDER – Software de gestão para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia – ao longo dos anos investe em produtos que possam atender clientes que estão em diversos níveis de complexidade - quando se trata de gestão. Seus produtos se destacam por soluções que se ligam a problemas muito difíceis de serem resolvidos por soluções tradicionais. O grau de resolubilidade é elevado.

A grande vantagem oferecida pelas soluções da Fácil é que o cliente não precisa migrar de produto à medida que a organização cresce e o nível de complexidade aumenta. Como afirmou um consultor externo, que auxiliava um cliente ESPAIDER em novas funcionalidades que seriam implantadas: “O ESPAIDER não é um sistema como os demais que conheci, ele é uma ferramenta de gestão diferenciada, dada a sua flexibilidade”.

Utilização em “nuvem”

 

Além dos produtos que desenvolve, a Fácil oferece ao cliente a hospedagem em “nuvem”. Os sistemas ficam instalados em Datacenter da Fácil, o que elimina a necessidade de infraestrutura técnica para hospedagem no cliente ou a preocupação do cliente com o gerenciamento de aspectos técnicos em servidores de terceiros, sendo desnecessária a contratação de técnicos especializados para o constante acompanhamento da infraestrutura de armazenagem. Em outras palavras, nessa situação, em que o sistema está em infraestrutura técnica da Fácil, a própria Fácil é responsável pela disponibilidade, performance, backups e licenças de software básicos. Quando o sistema está instalado em Datacenter da Fácil, o cliente, basicamente, utiliza apenas o navegador para acessar o sistema de qualquer lugar, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

A flexibilidade que eleva o grau de resolubilidade – Diversos níveis de personalização

 

Parametrizações

Atualmente, e tradicionalmente, os programas de computadores resolvem seus engessamentos algorítmicos, através de parametrizações, buscando sempre atender uma gama variada de clientes. No ESPAIDER existem milhares de combinações de parâmetros para que os clientes possam encontrar maneiras de resolverem seus problemas “específicos”.

 O problema é que parametrizações nunca dão conta da resolução de problemas quando se fala em um sistema de gestão para organizações, seja para departamentos jurídicos ou para escritórios de advocacia. Nos dois casos há particularidades que não podem ser previstas a priori. Obviamente, parametrizações são importantes e necessárias, mas elas por si só não são suficientes, pois devem ser pensadas antes de o cliente efetivamente ter o problema.

Semipersonalizações / Semicustomizações

 

A Fácil criou o termo “semipersonalizações” para definir uma característica de seus produtos que raramente se encontra em produtos de gestão para advogados.

São alterações no sistema que se aproximam do nível daquelas que, em geral, só podem ser realizadas por analista e programadores, mas que estão disponíveis para consultores e profissionais de suporte, além de, em alguns casos, quando autorizados e treinados, para alguns usuários administradores do próprio cliente. A utilização de um ferramental da Fácil que permite “semipersonalizações”, exige treinamentos especiais e níveis de acesso diferenciados, mas permitem que alterações sejam feitas a distância ou até durante a implantação do sistema, sem que analistas e programadores sejam envolvidos; o cliente testa e aprova rapidamente.

Em geral, os clientes, em tempo de escolha de um produto, não conseguem fazer uma avaliação adequada desse item, pois a maioria esmagadora de produtos para gestão jurídica, não dispõe de característica desse tipo. O cliente sempre pensa em “parâmetros” ou “em alterações do código fonte” feitas por analistas e programadores, mas nos produtos da Fácil há um passo intermediário.

Os clientes só percebem o poder dessa característica quando estão utilizando o ESPAIDER, pois começam a ter suas solicitações atendidas de forma rápida, por consultores ou pelo próprio pessoal de apoio ao cliente. Quando envolve custos, eles são significativamente menores que utilizar analistas e programadores, pois todo o processo tradicional de definição, aprovação, análise e programação, além de envolver prazos maiores, elevam os custos. No caso das “semipersonalizações” os prazos e os custos são muito menores.

As “semipersonalizações”, agregadas às parametrizações, permitem ao cliente um grau de personalização e um aumento no nível de resolubilidade com custos menores, não propiciados por outros sistemas.

O consultor, através de um acesso especializado, coloca a tela do ESPAIDER em um modo especial de edição e pode alterar legendas, remanejar a disposição de campos, incluir novos campos e cadastros e efetuar outras modificações que deixam o produto com a “cara” que o cliente deseja. A solução se liga ao problema apresentado pelo cliente de forma muito mais efetiva.

Essas “semipersonalizações” permitem a solução de muitos problemas e facilita a usabilidade do sistema. Os exemplos a seguir, são típicos para demonstrar o poder dessa ferramenta embutida no ESPAIDER, mas o que pode ser feito com essa ferramenta depende do que vai surgindo de necessidade no cliente no dia a dia:

Primeiro caso. Imagine que um cliente de um escritório de advocacia seja da área de energia, e nos processos judiciais esse cliente exija que o número do cadastro ou do medidor de consumo esteja registrado no processo. Inclusive, disponível para pesquisa por esse quesito. Num sistema tradicional isso é uma dificuldade, pois mesmo que o número seja incluído (utilizando-se programadores ou outras técnicas) cada vez que um processo for incluído para outros clientes, esse campo deve ser desprezado pelo cadastrador, e nem pode ser obrigatório. No caso do ESPAIDER, o próprio consultor, durante a implantação, inclui o campo na tela para que a informação seja preenchida e configura, mas que apareça somente para processos judiciais do cliente em questão, especificamente para aquele cliente que solicitou esse campo, da área de energia e que seu preenchimento seja obrigatório. Para outros clientes essa informação nem aparece.

Segundo caso. Outro bom exemplo é em relação às categorias de processo. As informações podem ser diferenciadas. Advogados da área cível não precisam lidar com informações importantes para outras áreas como a trabalhista e tributária e vice-versa. Dependendo da categoria do processo, as informações solicitadas podem ser diferenciadas, mas de forma personalizada, de escritório para escritório ou departamento jurídico para departamento jurídico.

Terceiro caso. Em departamentos jurídicos, os consultores podem realizar alterações prevendo a inserção de campos utilizados em alguns países e outros não, por exemplo, que não existam no Brasil. Se o país for determinado, o campo é exigido, caso contrário, o usuário nem sabe que existe.

Técnicas desse tipo, disponíveis para os consultores, fazem com que o custo de personalização, o tempo de implementação e a dificuldade de modificação sejam substancialmente menores do que utilizando analistas e programadores, pois muitas questões podem ser resolvidas assim. Em eventuais atualizações de versão, tudo é mantido conforme personalizado inicialmente.

Esses são apenas alguns exemplos, mas as possibilidades são imensas. Essa é a vantagem sobre eventuais parametrizações de um sistema, pois não se precisa prever antecipadamente quais situações podem ocorrer; quando ocorrer o problema, a solução pode se ligar a ele, sem uma previsão inicial. Essas alterações são realizadas pelos consultores responsáveis durante a implantação do produto ou durante o ciclo de vida do sistema.

Customizações com analistas e programadores

 

Além das opções anteriores disponíveis, “parametrizações com milhares de combinações” e “semipersonalizações”, o cliente pode ter a necessidade de desenvolvimento de rotinas complexas, para solução de problemas pontuais, mas igualmente complexos, que devem ser programadas e ficam como específicas do cliente. Lembrando que em quaisquer dos casos, nas parametrizações, nas “semipersonalizações” ou nas customizações realizadas por analistas e programadores, os sistemas da Fácil podem ser atualizados normalmente, sem custos adicionais, pois as personalizações de quaisquer tipos são mantidas. As trocas de versões ficam simplificadas.

Nesse caso, quando há “customizações por analistas e programadores”, o sistema pode ser alterado em muitos detalhes, atendendo muitas particularidades. Exemplos das necessidades são: integração com produtos diferenciados, distribuição de sócios com regras altamente complexas e outras características que necessitem de ajustes muito peculiares.

EVOLUÇÃO

As soluções da Fácil permitem então que clientes, de diversos níveis de complexidade na gestão do negócio, possam evoluir sem a necessidade de troca do produto. Iniciam se resolvendo com parametrizações e soluções mais simples, vão escalonando, adaptando o produto às suas características e peculiaridades, na medida da necessidade; um mesmo sistema, sem ser uma mesmidade.

O ESPAIDER é voltado para maximizar o grau de resolubilidade

O ESPAIDER é um sistema de gestão jurídica que se preocupa com escalabilidade e com o grau de excelência em resolubilidade. Os clientes da Fácil conseguem altos graus na resolubilidade à medida que o sistema vai sendo adaptado para suas preferências e necessidades e podem usufruir dos investimentos durante um longo tempo.

A Fácil tem clientes desde 1998, que já passaram por muitas versões, estão sempre atualizados e são atendidos em suas demandas. Até mesmo um ferramental de Inteligência Artificial, o PARKER, desenvolvido pela própria Fácil, está agregado aos seus produtos e pode ser utilizado para solução de problemas que antes eram impossíveis através dos algoritmos tradicionais e das técnicas expostas nesse texto.

O ESPAIDER 7 é um sistema para gestão jurídica que oferece todas essas tecnicidades para que a organização, departamentos jurídicos ou escritórios de advocacia, possam gerir suas operações de forma eficiente e eficaz.

Entre em contato conosco e conheça todas as soluções para o setor jurídico: vendas@facil.com.br


Publicado em: 29/08/2022