Marketing Jurídico: como atrair novos clientes para o escritório de advocacia

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Brasil tem a maior proporção de advogados por habitantes do mundo, chegando a 1,3 milhão de profissionais. Ou seja, há um advogado para cada 164 brasileiros. Com um número cada vez mais crescente de profissionais da área, muitas vezes é difícil conseguir o destaque necessário dentro do meio jurídico. 

Por isso, tem sido cada vez mais crescente a quantidade de profissionais que buscam o marketing para divulgar o seu trabalho e dessa forma, conseguir novos clientes. No entanto, muitos escritórios de advocacia esbarram na difícil tarefa de gerenciar toda a rotina jurídica e, ainda, conseguir dar conta de fazer o marketing do escritório.

Neste cenário, contar com ferramentas tecnológicas que automatizam tarefas repetitivas, por exemplo, se torna primordial para concentrar os esforços em outras atividades estratégicas para o escritório de advocacia, como as ações de marketing tão necessárias para atrair clientes qualificados e fortalecer a reputação da empresa no mercado. 

Vantagens do marketing jurídico para escritórios de advocacia

O marketing jurídico oferece uma série de vantagens para os escritórios de advocacia, entre elas:

  • Aumento da visibilidade e reconhecimento de marca, tornando o escritório mais conhecido dentro do mercado jurídico;

  • Atração de novos clientes; 

  • Mais autoridade e melhor reputação da empresa como fonte confiável de informações;

  • Construção de credibilidade e confiança junto ao público; 

  • Diferenciação no mercado, ajudando o escritório a se destacar diante da concorrência; 

  • Retenção e fidelização de clientes existentes.

Como promover serviços jurídicos do seu escritório de advocacia?
Em primeiro lugar, todas as empresas que querem ser destaque no mercado em que atuam, investem em marketing. Assim, com a ascensão da internet e das redes sociais, ficou cada vez mais nítida a importância de se conseguir um espaço e uma boa presença para ganhar reconhecimento no mercado. Mas, na prática, como promover o marketing jurídico? 

Acima de tudo, é preciso entender que há especificidades no marketing jurídico que devem ser levadas em conta. Dessa forma, deve-se analisar uma série de requisitos e particularidades. Afinal, o marketing para escritórios de advocacia não pode ser feito da mesma forma que uma empresa do varejo, por exemplo. 

Para auxiliar nessa tarefa, confira algumas dicas: 

  • Credibilidade é tudo: na questão visual, é preciso ter uma logomarca que representa confiabilidade. Que seja séria e inspire a confiança das pessoas;

  • Site: mesmo com toda a importância das redes sociais, ter um site com todas as informações indispensáveis aos seus clientes é necessário;

  • Blog: dentro do site tenha um blog, que servirá para mostrar a relevância do seu escritório. No blog, crie conteúdos relevantes e depois compartilhe essas informações em suas redes sociais, o que ajudará na atração de clientes;

  • Mantenha seus clientes informados: crie uma newsletter ou e-mail marketing para seus clientes. Ali você pode incluir muitas informações importantes, como mudanças na legislação;

  • Aumente a visibilidade: fazer publicidade paga online aumenta e muito a visibilidade do seu escritório, como por exemplo, anúncios no Google Ads;  

  • Redes sociais: não tem como falar sobre marketing jurídico sem incluir as redes sociais. Analise quais redes são mais importantes para o seu público-alvo  e compartilhe conteúdo regularmente;

  • Webinars: realizar eventos online, além de aumentar a visibilidade da sua marca, mostra que seu escritório tem expertise no assunto, se tornando assim referência no mercado. Além disso, também uma ótima oportunidade de interagir com seu público;

  • Avalie os resultados sempre que possível: analise os resultados gerados com as ações de marketing jurídico do seu escritório de advocacia. Dessa forma, será possível entender os seus clientes e possíveis clientes e oferecer a eles conteúdos que mais agradam. 

Use a tecnologia em todo o processo
Primeiramente, é bom lembrar que nos tempos atuais todas as grandes empresas usam muito a tecnologia, seja para auxiliar nos processos, seja para impulsionar suas marcas. E com o marketing jurídico não é diferente.

Ferramentas tecnológicas chegaram para automatizar tarefas, organizar processos e potencializar também o marketing de escritórios de advocacia, proporcionando mais visibilidade e eficácia na atração de novos clientes.

Veja como:

SEO estratégico

A tecnologia ajuda seu escritório de advocacia na otimização de buscas (SEO) em sites como o Google, por exemplo. Sistemas analíticos não só identificam as palavras-chave mais relevantes para a área jurídica e como também auxiliam na promoção do conteúdo do seu site. 

Automação de marketing

Sistemas de automação de marketing economizam tempo, dinheiro e aumentam a eficácia das campanhas propostas. Exemplo: com ferramentas tecnológicas, é possível configurar fluxos de trabalho automatizados para nutrir leads, enviar newsletters personalizadas e acompanhar clientes em potencial. Isso permite uma abordagem mais customizada, melhorando a experiência do cliente também no universo jurídico.

Mais presença nas redes sociais

A presença nas redes sociais é crucial, mas a tecnologia pode levar essa estratégia a novos patamares. Ao utilizar ferramentas de agendamento de conteúdos, por exemplo, seu escritório de advocacia consegue manter uma presença consistente nas redes sociais. Além disso, estes sistemas fazem coletas e análises das métricas para conteúdos ainda mais assertivos, para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz.

Inteligência artificial no atendimento ao cliente

Outra estratégia de marketing jurídico com o uso da tecnologia, consiste em implementar  chatbots alimentados por inteligência artificial para responder a perguntas frequentes e agendar consultas. Essa abordagem proporciona atendimento 24/7, melhorando a satisfação do cliente e liberando tempo para tarefas mais complexas no escritório de advocacia. 

E não se esqueça: o Espaider Escritório, da Fácil, conta com um  sistema de gestão que se adapta às características e preferências da organização e dos usuários. O Espaider Escritório é totalmente online, seguro, modular e completo, ou seja, ideal para a gestão operacional e gerencial de um escritório de advocacia. 

Com as soluções desenvolvidas pela Fácil, seu escritório de advocacia tem total visibilidade das tarefas e processos das mais diversas áreas, automatizando as rotinas diárias para que você tenha um tempo extra para planejar e trabalhar também nas estratégias de marketing da organização. 

Entre os benefícios, estão:

  • Sistema em nuvem;

  • Possibilidade de integração com outras ferramentas úteis ao escritório; 

  • Flexibilidade para ser acessado a qualquer hora e lugar; 

  • Segurança de informações e dados - tão importantes na gestão jurídica como um todo;

  • Gráficos e relatórios para tomada de decisões embasadas em dados;

  • E muito mais! 

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Imagem: Freepik.com

Crédito: DCStudio


Publicado em: 16/01/2024