Big Data na área jurídica

Big Data: análise de informações no setor jurídico

No contexto jurídico, o Big Data é um recurso importante para a obtenção de insights que ajudam na tomada de decisões estratégicas. E, se há pouco tempo levantar informações suficientes para isso era um desafio, hoje os gestores têm à sua disposição soluções que consolidam dados de diferentes fontes e extraem informações que podem ser utilizadas de maneira eficiente.

Ferramentas que combinam recursos de Inteligência Artificial e Análises Gerenciais estão transformando a forma como o volume de dados é processado em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Elas permitem automatizar tarefas repetitivas, identificar padrões de risco e gerar relatórios com mais agilidade e precisão. Com isso, os profissionais ganham mais tempo para se concentrar em atividades analíticas e tomar decisões mais assertivas.

O que é Big Data?

O termo Big Data refere-se a uma quantidade enorme de informações que, produzidas de forma contínua, ultrapassam a capacidade de processamento por métodos tradicionais. Sua aplicação em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos promove vantagens como aumento de produtividade, eficiência e competitividade. 

Mas, é preciso entender que o conceito de Big Data vai além da simples coleta de dados; envolve a capacidade de extrair padrões, tendências e insights que não seriam perceptíveis por outros métodos de análise.

A utilização do Big Data é uma revolução no gerenciamento de informações, possibilitando um trabalho mais eficiente a partir de evidências – o que influencia diretamente na confiabilidade do escritório ou empresa. Isso porque, com uma base sólida e segura de informações, é possível tomar as decisões mais pertinentes para cada caso, garantindo segurança e objetividade.

Transformação na prática jurídica

A era digital vem provocando uma revolução profunda em diversos setores, inclusive no Direito. Devido ao avanço do Big Data, atualmente, os profissionais contam com ferramentas eficientes, que processam grandes volumes de dados e identificam padrões, fornecendo insigths estratégicos. 

Com a digitalização do judiciário no Brasil, por exemplo, a jurimetria representa hoje uma das aplicações mais relevantes do Big Data. O Espaider utiliza a Inteligência Artificial (Parker) para auxiliar em diversas tarefas, como a identificação de padrões recorrentes, a partir de dados contidos em decisões judiciais, contribuindo assim para a formulação de estratégias eficazes de atuação.

O software conta com um sistema nativo de Business Intelligence (BI), que utiliza dados concretos extraídos de quaisquer módulos do sistema, permitindo análises estatísticas. Essa capacidade permite a elaboração de estratégias eficazes a partir de estimativas mais precisas, além de possibilitar a mensuração de chances de sucesso, custos esperados e tempo de resolução, por exemplo. 

Além disso, o Parker auxilia na geração de peças processuais, com opções e modelos específicos para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, identifica dados de audiências e gera resumos de textos e dos andamentos processuais. Dessa forma, otimiza a rotina dos profissionais. 

Benefícios para escritórios de advocacia e departamentos jurídicos

A implementação de soluções de Big Data promove benefícios concretos, como:

  • Maior eficiência operacional

O Espaider automatiza tarefas repetitivas e auxilia nas rotinas diárias como pesquisas, revisão de documentos e geração de relatórios, gerando economia de tempo e de trabalho. Isso proporciona a atuação focada em atividades mais relevantes e estratégicas.

  • Mais qualidade e consistência 

A análise de dados jurídicos reduz a ocorrência de erros humanos e garante uma abordagem mais consistente em diferentes casos e clientes. O processamento de informações identifica precedentes relevantes, elevando a qualidade do trabalho.

  • Visão estratégica e previsibilidade financeira

A integração de dados, antes dispersos ou ignorados, possibilita a criação de dashboards gerenciais que oferecem aos gestores uma visão clara sobre aspectos como custos operacionais e rentabilidade por cliente ou tipo de caso.

  • Vantagem competitiva 

Em um mercado jurídico cada vez mais competitivo, o uso de ferramentas como o Espaider, desenvolvidos especificamente para o setor, representa uma vantagem significativa, fortalecendo a posição do escritório ou empresa.

  • Otimização da gestão

A partir da análise de dados, os gestores adquirem informações relevantes para identificar inconsistências e implementar melhorias significativas. O módulo Análises Gerenciais (BI) é a solução ideal para o apoio na tomada de decisões.

Desafios da implementação do Big Data

Apesar dos benefícios do Big Data no setor jurídico, sua implementação enfrenta alguns desafios, como a necessidade de garantir a segurança e a confidencialidade dos dados, respeitando a relação entre advogado e cliente. 

Outro obstáculo pode ser a resistência à adoção de novas tecnologias em um setor tradicionalmente conservador. Por isso, é preciso fazer um planejamento estratégico e garantir que a equipe tenha total conhecimento dos benefícios práticos do uso de um software jurídico. Além disso, é importante realizar treinamentos práticos com o objetivo de proporcionar uma implementação satisfatória a todos os envolvidos.

O futuro do Big Data no setor jurídico 

Impulsionada pela evolução da inteligência artificial e da análise avançada de dados, a transformação do setor jurídico deve seguir a passos largos. Soluções como o Espaider tendem a oferecer cada vez mais estratégias personalizadas, considerando o grande volume de variáveis específicas.

Outro avanço importante é a democratização do acesso à análise jurídica baseada em dados. Com ferramentas acessíveis e intuitivas, pequenas equipes têm à sua disposição recursos que antes estavam fora do seu alcance. 

Uma das grandes vantagens de ferramentas como o Espaider é justamente possibilitar que novas relações entre dados sejam descobertas e proporcionem cenários ricos para facilitar a análise, algo que será cada vez mais estratégico na prática jurídica. Isso porque o Big Data não é apenas uma tendência tecnológica passageira, e sim uma transformação fundamental na maneira como o Direito é praticado e como os serviços jurídicos são entregues.

Ao entender e abraçar o potencial do Big Data, os profissionais se posicionam na direção de um futuro em que a análise de dados será tão fundamental para a prática jurídica quanto o conhecimento da lei. 

Conheça o Espaider, solução desenvolvida para aprimorar o trabalho e colaborar para a evolução de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos:

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024