Senac Minas

TECNOLOGIA PROPORCIONA SALTO QUALITATIVO EM RELAÇÃO À CONTINGÊNCIA DE PROCESSOS JUDICIAIS

O Senac de Minas Gerais possui uma das maiores estruturas de todo o sistema no País.

São 40 unidades em 33 cidades. E há 74 anos é referência em educação profissional na área de comércio de bens, serviços e turismo. Oferece, nas modalidades presencial e a distância, cursos livres e técnicos, além de graduação e MBA.

Conta com um quadro de aproximadamente 1.600 funcionários e, em 2019, atendeu a 112.772 alunos.

A gestão de toda essa estrutura conta com o apoio de um departamento jurídico que investe em tecnologia para atender às demandas de toda a estrutura administrativa e operacional.

A instituição optou pelo sistema de gestão jurídica ESPAIDER para aprimorar o desempenho da área jurídica.

O Assessor Jurídico do Senac em Minas, Rogério Evangelista Santana, assinala que a implantação do Espaider foi primordial para a consolidação de avanços no departamento:

“O sistema nos proporcionou um salto qualitativo quanto à nossa contingência de processos judiciais, nos permitindo fornecer informações mais assertivas à nossa área financeira, o que impacta sobremaneira nos resultados econômicos”.

ATUAÇÃO ABRANGENTE

Rogério lida diariamente com muitos desafios. Mas ele está preparado. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, possui também Pós-Graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Advocacia Cível e Empreendedorismo e, em Gestão de Pessoas pelo Centro Universitário UNA.

Tem experiência em escritórios de advocacia e em jurídico interno de empresas, tanto em contencioso quanto em preventivo/consultivo, principalmente nas áreas de Direito Civil, Empresarial, Educacional, Trabalhista, Comercial, Consumidor e Administrativo, além de experiência no atendimento a clientes internos e externos, participação em negociações entre empresas, órgãos governamentais e sindicatos.

O advogado considera que a tecnologia é fundamental para alcançar os resultados pretendidos:

“Entendo que é impossível se pensar em um Departamento Jurídico de uma Instituição de grande porte sem a utilização de tecnologias, como o ESPAIDER, por exemplo”.

“As diversas tecnologias hoje disponíveis para o mundo jurídico são imprescindíveis, pois elas conferem maior facilidade no trato de diversas rotinas, facilitam o trabalho eliminando atividades manuais e repetitivas e, principalmente, proporcionam a melhor utilização das informações disponíveis aos advogados”.

“Considerando que a informação é um dos ativos mais valiosos do mundo atual, a possibilidade de que ela seja bem trabalhada por meio de recursos tecnológicos é de suma importância para a prevenção de passivos e definição de estratégias, principalmente nas grandes Instituições.

Neste cenário, considerando que os Departamentos Jurídicos se inserem como parceiros estratégicos do negócio, a utilização de tecnologias nessa área se mostra imprescindível”.

AVANÇOS COMPARTILHADOS

Em entrevista à Revista Gestão Jurídica, Rogério destacou alguns dos avanços obtidos através da utilização do sistema de gestão jurídica Espaider.

AVALIAÇÃO POSITIVA

“De modo geral tenho uma avaliação muito positiva do Espaider, pois, apesar do pouco tempo de uso, já foi possível identificar melhorias significativas em nossos processos. Essa percepção é compartilhada por toda a equipe da Assessoria Jurídica do Senac em Minas”.

“O sistema nos proporcionou uma série de controles essenciais ao bom funcionamento da área, como o melhor gerenciamento de prazos, do andamento das demandas e da distribuição dos trabalhos aos membros da equipe”.

VANTAGENS

“As principais vantagens se relacionam ao melhor controle de nossas variadas demandas (processos judiciais e administrativos, consultivo, contratos e convênios e controle imobiliário) e à automatização de determinadas rotinas, como por exemplo, a emissão de relatórios periódicos”.

“Temos uma gestão melhor e mais confiável de nossos contratos e convênios, processos judiciais e administrativos e contingenciamento de valores, conjugado com os relatórios emitidos pelo sistema, principalmente aqueles que foram parametrizados para nossas especificidades”.

RELATÓRIOS

“Dentre as funções mais importantes, destaco as que nos permitem controlar e emitir relatórios confiáveis referentes aos contratos e convênios firmados pela instituição e também relativas ao contingenciamento judicial”.

“No caso de contratos e convênios, como estamos sujeitos a verificações externas e constantes auditorias, com a utilização do Espaider conseguimos emitir relatórios confiáveis rapidamente para atendimento a tais demandas”.

PRECISÃO

“Todos os nossos controles melhoraram, como contratos, convênios, processos judiciais, demandas consultivas, distribuição de demandas entre advogados, pagamentos realizados, dentre outros”.

“Muitas das informações e, consequentemente dos procedimentos, eram feitos de forma manual, por meio de planilhas de Excel, o que, além de gerar um maior volume de trabalho, também não conferia a segurança e a confiabilidade necessárias”.

METODOLOGIA E ESTRUTURA COMO SUPORTE AO ENSINO

O Senac em Minas se destaca por sua metodologia e tradição. A instituição ostenta diferenciais como ambientes de práticas pedagógicas, como os Salões de Beleza-Escola e os Restaurantes-Escola, além de disseminar seu know-how por todo o estado, por meio do Senac Móvel, programa composto por 12 carretas-escola que reproduzem os ambientes pedagógicos. Também promove atividades de extensão, como palestras, oficinas e workshops.

O portfólio de ensino possui opções nos segmentos de saúde, segurança, meio ambiente, gastronomia, hospedagem, turismo, produção de alimentos, gestão, comércio, idiomas, artes, beleza, design, moda, saúde, asseio, conservação e zeladoria, informação, comunicação e educação.

No Ensino Superior, a Faculdade Senac se destaca pela qualidade. De acordo com o último Enade, entre as faculdades privadas do país, o curso de Gastronomia de Belo Horizonte conquistou o 1º lugar no estado e o 7º no Brasil.

Já o curso de Gestão da Qualidade, em Contagem, teve o mesmo desempenho em Minas e conquistou a 3ª colocação em nível nacional. A liderança do Senac foi mantida também na cidade de Contagem com os cursos de Ciências Contábeis e Administração. Em relação à Região Metropolitana de BH, os cursos conquistaram o 3º e 5º lugares.

O Senac ainda se empenha em promover a inclusão social. Internamente, o setor de Tecnologias Inclusivas investe em recursos didáticos e, quando necessário, em metodologias diferenciadas para atender alunos, independentemente de classe social, gênero, orientação sexual, etnia, idade e entre outros aspectos.

Além disso, por meio do Rede de Carreiras, proporciona a divulgação gratuita de vagas de emprego e currículo de candidatos e outras ações para aquecer o mercado de trabalho. Já com o Programa Senac de Gratuidade (PSG) oferece cursos em várias áreas.

Fonte: Revista Gestão Jurídica - edição XI - ano 2020


Publicado em: 05/08/2020 17:24:00