Veja como a CVC, empresa brasileira líder na área de viagem e turismo, ganhou mais visibilidade, controle e eficiência em seus processos e fluxos jurídicos com o Espaider

Com um volume significativo de processos em seu departamento jurídico, especialmente em Juizados Especiais Cíveis (JEC), a CVC – maior operadora de turismo do país -, percebeu há alguns anos a necessidade de otimizar as operações internas para garantir mais agilidade e rapidez em andamentos processuais, além de eficiência no controle de prazos.

Desde 2014, a empresa tem se beneficiado com as funcionalidades do Espaider, especialmente os módulos Contencioso, Requisições e Análises de Faturas. Para a Diretora Executiva de Jurídico e Compliance, Karin Rocha, o software jurídico foi um divisor de águas na organização e visibilidade dos processos jurídicos da empresa. “Eram os processos mais estratégicos e que tínhamos mais dificuldade de controlar e acompanhar. Com o Espaider, olhamos para eles, mapeamos os passos e identificamos o que era recorrente e cíclico. Com essas melhorias conseguimos gerar indicadores, acompanhamento de prazos e volumetria de atividades”, afirma.

Um dos grandes diferenciais apontados pela diretora é a capacidade de personalização, que possibilitou a criação de fluxos específicos, como os de pagamentos judiciais e de requisição de contratos. Esses workflows foram fundamentais para integrar o sistema jurídico com outros aplicativos internos que a empresa já usava. Ela completa: “Com o sistema conseguimos ter base histórica, trazer estatísticas, relatórios e acompanhamentos mais assertivos. Também podemos personalizar toda a capa do processo para a realidade do nosso negócio, que pode envolver diferentes tipos de serviços”.

FATURAS E FLUXO DE PAGAMENTOS

O módulo Análise de Faturas do Espaider foi escolhido pelo departamento jurídico da CVC para resolver problemas de divergências e morosidade nos fechamentos de honorários mensais. “Antes, os fechamentos eram manuais e geravam divergências que precisavam ser verificadas uma a uma, num volume tão intenso de processos judiciais em andamento”, relembra Karin Rocha.

Além do faturamento, outro grande problema eram os pagamentos judiciais. Para se ter uma ideia, até 2020 os pagamentos eram solicitados pelos escritórios parceiros por e-mail e o fluxo de pagamentos envolvia a checagem e aprovação manual. Como resultado, o setor jurídico perdia prazos importantes e tinha pouco controle de volumetria.

Com a automação do Espaider e implantação dos fluxos de pagamento, a empresa pode mapear todas as variáveis e regras, resultando em melhoria no acompanhamento das demandas e no gerenciamento mais assertivo dos prazos de pagamento – tanto judiciais quanto dos honorários – e na melhora no relacionamento com os escritórios parceiros.

“Conseguimos organizar todas as demandas, acompanhar a volumetria, identificar erros, problemas nos fluxos e manter os prazos controlados e em dia.”
Karin Rocha, Diretora Executiva de Jurídico e Compliance da CVC

Karin Rocha, Diretora Executiva de Jurídico e Compliance da CVC

VANTAGENS DO MÓDULO DE REQUISIÇÕES

Com o módulo Requisições (workflows), a CVC desenhou fluxos personalizados para acompanhamento de contratos de toda a empresa. Tudo isso simplificou o gerenciamento das demandas judiciais de acordo com as reais necessidades da organização.

“Com esse fluxo e controle das etapas, conseguimos ter indicadores como tempo de atendimento, quantidade de contratos recebidos e encerrados, o que foi de suma importância para a eficiência no acompanhamento dos processos judiciais”, revela a Diretora Executiva de Jurídico e Compliance.

IMPACTO NO CONTENCIOSO

O módulo Contencioso do Espaider trouxe melhorias significativas na gestão de casos na CVC. Antes da implementação do software jurídico, os controles eram feitos manualmente, com o uso de planilhas, o que limitava a precisão e a eficiência.

Com a ferramenta jurídica, a empresa ganhou detalhamento dos processos, controle de pedidos e provisões, e integração eficaz com o sistema interno, proporcionando maior segurança e precisão nos fechamentos mensais e auditorias.

INTEGRAÇÕES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Por meio de APIs, a equipe de TI da CVC integrou o Espaider com outros sistemas, como a busca por comprovantes, por exemplo. Karin Rocha conta que esta integração feita recentemente conseguiu automatizar este processo específico para otimizar ainda mais a operação jurídica na empresa.

“O jurídico precisa comprovar nos autos do processo todos os pagamentos realizados. Por isso, tínhamos uma pessoa focada nessa atividade. Com a automatização, conseguimos direcionar essa pessoa para atividades mais estratégicas e ganhamos muita eficiência nos prazos de inclusão de comprovantes”,
explica.

O departamento jurídico da CVC está na expectativa por mais uma integração: desta vez, para o lançamento de pagamentos judiciais nos sistemas internos da empresa.

“Pretendemos explorar mais o módulo Minutaria do Espaider para trazer mais eficiência no fluxo de requisição de contratos.”
Karin Rocha, Diretora Executiva de Jurídico e Compliance da CVC

TREINAMENTO E ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA

  • Com mais de 200 usuários ativos no Espaider, a empresa observou a necessidade
    de ter um programa de treinamento e capacitação;
  • Nos últimos anos, foi criado um manual detalhado dos fluxos de trabalho, que é
    atualizado regularmente;
  • Reuniões mensais e workshops anuais também são realizados para revisar os
    workflows e regras de negócios;
  • Toda essa abordagem mantém a equipe jurídica alinhada e atualizada com as
    funcionalidades do sistema, garantindo o máximo de eficiência nos processos jurídicos da organização.

CONHEÇA CVC CORP

A CVC, maior operadora de viagens do país e marca Top of Mind dos brasileiros quando o assunto é viajar, faz parte da CVC Corp. Um dos maiores grupos de viagens do mundo, possui atuação nos segmentos de férias/lazer, corporativo/negócios e educação (intercâmbio cultural no exterior).

A CVC começou as atividades em 1972, na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Foi precursora na democratização de viagens de lazer no Brasil, especialmente com a inauguração de lojas em shoppings e centros comerciais. Recentemente, foi uma das franquias chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2024, na categoria Hotelaria e Turismo.

www.cvccorp.com.br

FONTE: REVISTA GESTÃO JURÍDICA – Edição XII – Ano: 2024
Imagens: Almir Bonfim/Divulgação
Clique aqui para conferir a edição completa.

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024