Com soluções inovadoras e tecnologia de ponta, o Grupo Marista transforma sua gestão jurídica, alcançando excelência operacional e estratégica

A adoção das soluções da Fácil pelo Grupo Marista, uma das mais respeitadas instituições educacionais e sociais do Brasil, tem sido um fator decisivo na otimização de sua operação jurídica. Ao longo dos anos, o volume de processos e a complexidade das rotinas aumentaram significativamente, exigindo soluções para garantir a qualidade e a agilidade necessárias. Nesse contexto, a adoção do Espaider tornou-se fundamental para o sucesso do departamento jurídico.

Cliente da Fácil desde 2014, o Grupo Marista utiliza vários módulos do sistema Espaider. “Realizamos melhorias na operação dos processos pela ferramenta Espaider, o que nos permitiu gerenciar com mais controle, agilidade e organização um volume elevado de processos, cada um com suas particularidades e regras”, afirma Joycilene Cristina Rigonato, que integra a equipe jurídica do grupo.

A facilidade de uso da ferramenta, somada à capacidade de personalização do software, é um dos principais diferenciais apontados pela equipe do Grupo Marista. Além disso, o relacionamento próximo e o suporte contínuo oferecidos pela Fácil são considerados essenciais, permitindo uma adaptação rápida e uma utilização eficaz das ferramentas.

DESAFIOS E SOLUÇÕES

Antes das soluções da Fácil, o Grupo Marista enfrentava uma série de desafios, principalmente na gestão de um grande volume de processos. A falta de visibilidade em tempo real e a complexidade na aplicação de regras específicas dificultavam a eficiência operacional. Com o Espaider, esses problemas foram superados, permitindo mais organização e um controle rigoroso dos processos.

Um dos principais benefícios é a automatização de tarefas críticas, como o recebimento de publicações e distribuições. Agora, esses processos são feitos de forma automática, o que acelera o fluxo de trabalho e reduz o risco de falhas. Cada processo é atualizado com os documentos mais recentes, garantindo que a
equipe jurídica sempre trabalhe com as informações mais atuais.

Joycilene Cristina Rigonato, integrante da equipe jurídica do Grupo Marista

A possibilidade de acompanhar indicadores em tempo real é outro diferencial que transformou a gestão jurídica no Grupo Marista. Com essa funcionalidade, a equipe consegue tomar decisões rápidas e bem-informadas, aumentando a eficiência e permitindo um monitoramento mais preciso dos processos em andamento.

“Realizamos melhorias na operação dos processos pela ferramenta Espaider, o que nos permitiu gerenciar com mais controle, agilidade e organização um volume elevado de processos, cada um com suas particularidades e regras.”
Joycilene Cristina Rigonato, integrante da equipe jurídica do Grupo Marista

Alessandra de Lima Rodrigues, Umberto Edongo, Vinicius Ozik e Gabriel Santiago fazem parte da equipe jurídica do Grupo Marista

FLUXOS DE TRABALHO E MELHORIA CONTÍNUA

A utilização do Espaider para a distribuição e organização dos fluxos de trabalho tem sido essencial para maximizar os resultados da equipe jurídica. “A experiência da nossa equipe com suas ferramentas tem sido muito positiva. A interface é intuitiva e de fácil uso, o que facilitou tanto a adaptação quanto o uso diário”, destaca Joycilene.

Recursos como o acompanhamento de andamentos processuais e a análise preditiva são amplamente utilizados para otimizar os resultados. Os serviços contratados pelo Grupo Marista incluem, ainda, histórico de valores e serviço de atualização de índices financeiros, Integrador Assinar Fácil, Diário Fácil, Serviço Fácil Captura e o Datacenter da Fácil, para hospedagem do Espaider na nuvem.

“A gestão jurídica tem sido revolucionada pela tecnologia, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais. Softwares como o Espaider permitem que os profissionais do Direito se concentrem em atividades mais estratégicas, deixando as tarefas repetitivas e burocráticas para a automação”, finaliza Joycilene.

“A possibilidade de acompanhar os indicadores em tempo real é um diferencial que nos permite tomar decisões rápidas e bem-informadas, aumentando nossa eficiência operacional.”
Joycilene Cristina Rigonato, integrante da equipe jurídica do Grupo Marista

FÁCIL DATACENTER (NUVEM)

  • Infraestrutura robusta e segura para hospedagem dos dados jurídicos.
  • Garantia de disponibilidade, com backups automáticos e proteção avançada contra
    perda de dados.
  • Suporte técnico especializado e monitoramento 24/7, garantindo operação ininterrupta.

INTEGRADOR ASSINAR FÁCIL

  • Automatiza o processo de assinatura eletrônica, integrando o Espaider aos sites de assinatura digital de documentos.
  • Reduz o tempo necessário para obter assinaturas, agilizando processos contratuais e legais.
  • Oferece segurança e conformidade com as normas vigentes, garantindo a validade jurídica dos documentos assinados digitalmente.

SERVIÇO FÁCIL CAPTURA

  • Automatiza a captura de informações nos sites de órgãos e tribunais, o que evita o trabalho manual e reduz erros.
  • O serviço permite que as atualizações processuais sejam cadastradas diretamente
    no Espaider.
  • Os usuários recebem alertas do sistema, garantindo que nenhuma informação
    relevante seja perdida.

CONHEÇA GRUPO MARISTA

Idealizado há mais de 200 anos por Marcelino Champagnat, o Grupo Marista faz parte da Província Marista Brasil Centro-Sul e tem sua matriz operacional na região Sul e Sudeste do Brasil.

Com sua atuação concentrada nas áreas de educação e saúde, o Grupo Marista é responsável pela Gestão Operacional e Técnica da FTD Educação, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e ainda dos Hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru. Também dá suporte para o desenvolvimento institucional da Rede Marista Brasil, responsável pela gestão das escolas e colégios maristas
de todo o país.

O Grupo Marista também atua na defesa de crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Com o apoio dos mais de 7 mil colaboradores espalhados pelo Brasil, o Grupo tem a missão de “formar cidadãos éticos, justos e solidários, por meio da educação orientada pelos valores do evangelho, do jeito de Maria, para a transformação da sociedade”.

www.grupomarista.org.br

FONTE: REVISTA GESTÃO JURÍDICA – Edição XII – Ano: 2024
Imagens: Divulgação
Clique aqui para conferir a edição completa.

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024