Gestão financeira: desafios e soluções para escritórios de advocacia

Crucial para o sucesso dos escritórios de advocacia, muitas vezes, a gestão financeira pode trazer grandes desafios para os gestores do negócio. Isso acontece porque a complexidade é inerente às operações, despesas, receitas e investimentos no âmbito jurídico.

Neste artigo, vamos abordar as principais dificuldades dos escritórios de advocacia em relação à gestão financeira, além de trazer soluções como o Espaider da Fácil, para atender às necessidades específicas desse tipo de organização.

Desafios da gestão financeira para escritórios de advocacia

Para começar, independente do tipo de negócio, a gestão financeira é um dos pilares que garantem o sucesso e, para que seja eficiente, requer bons conhecimentos em administração e/ou contabilidade.

Considerando que nem sempre os profissionais do direito têm esse tipo de formação, podem ocorrer problemas relacionados às finanças – o que pode causar prejuízos consideráveis se não forem solucionados da maneira adequada.

Para fazer a gestão financeira, é indispensável que o profissional responsável se mantenha atento às despesas relacionadas ao trabalho, como deslocamentos e pagamento de custas processuais, por exemplo. Vamos avaliar alguns dos principais desafios do setor:

Complexidade das finanças – Fontes de receita, pagamento de taxas e honorários, contingenciamento, reembolsos, custas, aluguel, contas de consumo, viagens. Gerenciar as finanças de um escritório de advocacia pode ser um tanto quanto complexo, especialmente quando a empresa tem um quadro de funcionários com poucos profissionais (ou nenhum) do setor jurídico.

Controle de gastos – É importante controlar o que se gasta dentro de uma empresa para garantir que haja possibilidades de lucro. No entanto, essa tarefa pode ser mais complicada do que parece, afinal, rastrear e gerenciar todas as despesas do escritório, principalmente os que têm grandes equipes, é uma medida que exige atenção e monitoramento.

Análise de fluxo de caixa – Essencial para a saúde financeira dos escritórios de advocacia, o fluxo de caixa tem a importante função de levantar o saldo disponível a fim de projetar os próximos passos sem que isso comprometa as finanças do negócio. Dessa forma, os gestores não perdem o controle do capital de giro, seja para custear a operação do escritório ou para planejar melhorias estruturais e tecnológicas.

Cobranças – Atrasos na cobrança e recuperação de custos adicionais, como viagens, transporte, pesquisa, impressões e cópias, entre outros, podem colocar em xeque a estabilidade financeira da empresa. Por isso, é preciso garantir que haja um controle eficaz de prazos e valores a fim de fazer cobranças eficientes e oportunas.

Regulamentações – No âmbito jurídico, existem uma série de regulamentações inerentes ao dia a dia de trabalho. Além disso, regulamentações financeiras e contábeis, como as normas específicas de diferentes setores, também fazem parte da rotina.

Soluções para a gestão financeira na área jurídica

Com tantos desafios, os escritórios de advocacia precisam de soluções robustas para simplificar a operação financeira e oferecer insights a partir da análise de dados, com o objetivo de tomar decisões estratégicas.

Nesse sentido, algumas medidas podem ser adotadas para garantir que o negócio tenha uma boa gestão das finanças. Elas são capazes de impulsionar a eficiência, além de proporcionar mais transparência e, consequentemente, melhorar a saúde financeira da organização.

Confira algumas medidas eficazes para a boa gestão financeira em escritórios de advocacia:

Monitoramento do desempenho financeiro – É essencial acompanhar de perto o desempenho financeiro da empresa, independentemente do setor em que ela atua. Isso permite identificar tendências e áreas problemáticas, o que colabora para a tomada de decisões a curto, médio e longo prazos.

Treinamento – Normalmente, os profissionais que atuam no setor jurídico têm pouco ou nenhum conhecimento sobre contabilidade e assuntos correlatos. Por isso, promover o treinamento de alguns membros da equipe, ainda que básico, é importante para colaborar com a saúde financeira do escritório de advocacia.

Contratação ou parceria com profissionais da área financeira – Para facilitar a gestão, os escritórios de advocacia podem contratar profissionais especialistas em finanças ou até mesmo fazer parcerias para contar com esse tipo de serviço. Dessa forma, é possível garantir uma boa gestão sem a necessidade treinar advogados, por exemplo, para desempenhar esse tipo de função.

Software jurídico para escritórios de advocacia – O Espaider Escritório, solução desenvolvida pela Fácil especialmente para esse tipo de negócio, é um sistema completo para gestão de escritórios de advocacia. Responsiva e totalmente web, a ferramenta permite o gerenciamento de todas as áreas da empresa, com liberdade, flexibilidade e confiabilidade. Por meio do Espaider, é possível fazer o controle contábil e gerenciar a área financeira do escritório, incluindo contas a pagar e a receber, faturamento, fluxo de caixa, faturamento, cobranças e reembolsos de forma totalmente configurável de acordo com as necessidades do negócio.

Funcionalidade Smart Billing no Espaider Escritório

Uma das funcionalidades do Espaider Escritório é o Smart Billing: com ele, os gestores de escritórios de advocacia cadastram as regras de faturamento e o sistema se encarrega de realizar as tarefas de forma automatizada.

Além de extinguir a necessidade de contratar pessoas específicas para desempenharem funções relacionadas às finanças do negócio, este recurso promove mais confiança por parte dos clientes, já que evidencia a boa gestão financeira do escritório. A partir do Smart Billing, as faturas são emitidas corretamente, sem que ocorram problemas como necessidade de cancelamento ou compensação de valores enviados de forma equivocada.

O Espaider gera, ainda, as notas fiscais de faturamento, notas de débito, de reembolso de despesas, entre outros. Tudo isso em total conformidade com as informações previamente lançadas no sistema pelos gestores. Dessa forma, a ferramenta da Fácil é capaz de proporcionar transparência por meio de faturas de fácil compreensão e detalhadas para que seja possível aos clientes conferirem as informações e os valores devidos.

Saiba como otimizar a gestão financeira do seu escritório de advocacia e melhorar, ainda, diversos outros fluxos com o Espaider Escritório, da Fácil. Para conhecer a ferramenta, acesse nosso site: https://facil.com.br/escritorios/

Crédito: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024