gestão financeira

Gestão financeira nos escritórios de advocacia: como otimizar o processo?

A gestão financeira é um dos pilares fundamentais para o sucesso e o crescimento sustentável de qualquer empresa, incluindo os escritórios de advocacia. Afinal, para além de organizar o fluxo e gerenciar as finanças, auxilia também na tomada de decisões estratégicas, evita perdas e desperdícios, ajuda a lidar com os riscos inerentes a qualquer organização e, ainda, possibilita melhorias na estrutura ou nos recursos humanos e até na ampliação dos negócios.

No entanto, a realidade é que nem todos os profissionais do Direito sabem lidar com as questões ligadas às finanças empresariais e aos processos contábeis e isso pode trazer dificuldades na hora de organizar as contas, aumentando as chances de que algo saia do controle. 

A boa notícia é que existem ferramentas que adotam as melhores práticas e auxiliam na gestão financeira de forma segura e que, portanto, são grandes aliadas dos escritórios de advocacia, independentemente do tamanho e da quantidade de profissionais que fazem parte da equipe.

A complexidade financeira dos escritórios de advocacia

Diariamente, os escritórios de advocacia enfrentam uma série de desafios financeiros que exigem atenção. Isso ocorre porque a natureza dos processos e as características dos clientes podem resultar em fluxos de caixa irregulares e formas de cobrança sobre os serviços prestados muito diferenciadas. 

E mais: os escritórios precisam lidar com custos operacionais, como o pagamento de salários e benefícios, aluguel, contas mensais e outras despesas que eventualmente possam surgir, de forma segura e assertiva, inerentes à quaisquer organizações.

Dessa forma, uma má gestão financeira pode provocar problemas sérios, como falta de capital de giro e dificuldade no pagamento de fornecedores, colaboradores e distribuição entre sócios, que incorrem em riscos reais para o escritório. Portanto, é crucial adotar uma abordagem eficiente para organizar as finanças, de forma que a saúde financeira do negócio não seja posta em risco.

Como começar a organizar a gestão financeira do escritório de advocacia?

Não importa há quanto tempo o escritório de advocacia existe, é sempre possível adotar medidas para fazer uma boa gestão financeira e, assim, melhorar as contas do negócio. 

É importante ressaltar que esse processo não é complicado e pode receber ajuda da tecnologia que, cada vez mais, atua como aliada no gerenciamento de quaisquer tipos de organizações. 

Mas, antes, alguns passos podem ajudar:

  • Separar o que é gasto da empresa do que é gasto pessoal – à medida que os escritórios de advocacia crescem em tamanho, há cada vez mais a necessidade da consciência que existe o “dinheiro da organização”. Isso quer dizer que é indispensável separar os gastos pessoais dos profissionais, ainda que, de alguma forma, as funções se confundam. Uma boa definição das divisões de remuneração,  do que cabe a cada sócio e do que cabe à manutenção da organização garante fluxo de caixa mais adequado para a continuidade da organização e evita desassossegos dos sócios.
  • Ter um planejamento financeiro em conformidade com a realidade – se planejar é indispensável para qualquer empresa, não haveria de ser diferente com os escritórios de advocacia. É preciso fazer previsões e autorizar gastos de acordo com a realidade do negócio para evitar que as contas saiam do controle. A gestão financeira passa, necessariamente, pelo levantamento das despesas e das receitas, incluindo as fixas e as variáveis.
  • Estar preparado para possíveis adversidades – nem tudo que acontece dentro de um negócio é possível ser planejado. Sendo assim, portanto, é essencial garantir mensalmente o capital de giro (que nada mais é que o dinheiro suficiente para as despesas do escritório de advocacia). Além disso, se possível, tenha uma reserva de emergência para cobrir gastos inesperados ou garantir o pagamento dos salários em meses com menor demanda.
  • Estudar e conhecer conceitos de contabilidade – adquirir conhecimento pode ser uma maneira eficiente de lidar melhor com a gestão financeira nos escritórios de advocacia. Ainda que existam ferramentas tecnológicas e métodos eficazes, quem sabe um pouco sobre conceitos como: planejamento, despesas fixas e variáveis, separação de gastos, capital de giro, entre outros, tende a entender melhor como é possível melhorar o fluxo das finanças.

O uso da tecnologia na organização das finanças

Ferramentas tecnológicas, como softwares jurídicos, que dispõem de módulos Financeiro (envolvendo faturamento, contas a receber, contas a pagar, fluxo de caixa) e Contábil (com integração direta com o financeiro), são cada vez mais usados para colaborar na gestão financeira dos escritórios de advocacia. Não se pode esquecer do módulo de Controle de Contratos, pois dos contratos derivam-se cobranças dos serviços e ressarcimento de despesas. 

Alguns sistemas têm módulos que permitem que as regras contratuais sejam cadastradas e na ocorrência de eventos pertinentes, geram entradas para o faturamento, automatizando e simplificando o processo de emissão de notas fiscais. A complexidade financeira de quaisquer negócios, principalmente os médios e grandes, encontra na tecnologia, uma forma de ser controlada. 

Um bom software jurídico:

  • Automatiza tarefas

Em negócios de qualquer natureza, existem uma série de tarefas repetitivas e, por vezes, demoradas, mas igualmente importantes. Por exemplo: levantamento de despesas fixas e variáveis, entradas e saídas, emissão de faturas, faturamento, fluxo de caixa, bancos, integração e operacionalidades contábeis, cobranças e reembolsos. 

Um software jurídico atua com eficiência e eficácia para automatizar tarefas configuráveis de acordo com as necessidades do escritório e com os contratos firmados com os clientes. Ao se realizar uma tarefa no contencioso pode ser gerado um evento no financeiro, que por sua vez, já pode estar contabilizado, que finalmente resulta em relatórios mais confiáveis.

  • Fornece dados relevantes

Relatórios financeiros que apresentam dados e análises permitem a tomada de decisões de forma estratégica e segura, afinal, ajudam a identificar excessos de despesas para que a contenção seja feita sem que as finanças do escritório de advocacia sejam prejudicadas. Além disso, com o uso de um software jurídico, é possível controlar o fluxo de caixa e planejar investimentos para a compra de equipamentos, reformas e outras melhorias que vão ajudar na produtividade. 

Um item a ser considerado é que lançamentos automáticos, como já citados anteriormente, evitam erros, muito comuns nos lançamentos manuais. Relatórios, principalmente feitos em planilhas, alimentados manualmente, podem não espelhar adequadamente a realidade financeira do escritório.

  • Reduz desperdícios e custos operacionais

Fazer uma boa gestão financeira dos escritórios de advocacia garante que haja redução de desperdícios, evitando gastos desnecessários, e redução de custos relacionados à operação do negócio. A automação de processos elimina a necessidade de contratação de pessoal para realizar tarefas simples e, ainda, otimiza despesas com a estrutura de trabalho necessária, como computadores, mesas e cadeiras, energia elétrica, entre outros.

  • Organiza processos contábeis

Otimizar processos é, sem dúvidas, um dos diferenciais de um software jurídico. Com um software jurídico, completo e integrado, a Contabilidade deixa de ser apenas uma obrigação legal, para transformar-se em mais um instrumento de gestão. 

O Espaider Escritório, software jurídico desenvolvido pela Fácil (um ERP, pois atende a todos os departamentos de um escritório de advocacia e não somente algumas áreas – com diversos processos automatizados), é um aliado dos escritórios de advocacia na hora de fazer a gestão financeira. 

Saiba mais sobre a ferramenta: https://facil.com.br/escritorios/

Crédito da imagem: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024