1 homem e 2 mulheres em escritório sorrindo olhando para computador

Personalização de fluxos de trabalho ajuda na rotina de escritórios e departamentos jurídicos

Nos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos, a organização e eficiência são elementos que andam juntos e que são cruciais para a obtenção de bons resultados. Nesse sentido, o workflow, ou fluxo de trabalho, surge como uma ferramenta estratégica para otimizar os processos internos, melhorando a eficiência sem deixar de lado a conformidade.

A implementação de um workflow bem definido e o uso de um software jurídico para este fim são diferenciais que fazem toda a diferença no dia a dia dos escritórios e departamentos jurídicos das empresas.

Neste artigo, vamos explorar o conceito de workflow, suas etapas e vantagens e, ainda, como a utilização de uma ferramenta específica pode otimizar os processos internos conforme as necessidades específicas de cada equipe e/ou empresa. Acompanhe.

O que é workflow e qual a sua finalidade?

O workflow, fluxo de trabalho ou, ainda, fluxograma, é a sequência de etapas ou tarefas que devem ser executadas para completar uma atividade ou processo interno. No universo jurídico, o workflow inclui atividades como atendimento ao cliente, elaboração e organização de documentos, pesquisas e acompanhamento de prazos processuais.

A finalidade para determinar um workflow adequado é otimizar processos e garantir, dessa forma, que as tarefas sejam realizadas de maneira eficiente, com organização e cumprimento de prazos. Determinar um fluxo de trabalho tem como objetivo reduzir erros, melhorar a comunicação interna, proporcionar transparência e, ainda, aumentar a produtividade.

Quais são as vantagens de implementar um fluxograma?

Um workflow bem estruturado promove uma série de benefícios que vão além da organização de tarefas. A eficiência operacional é um dos resultados práticos da determinação de um fluxo de trabalho em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

A partir desse sistema, os profissionais envolvidos na rotina de trabalho das equipes contam com maior previsibilidade e transparência – fatores que são essenciais para a satisfação dos clientes e para o sucesso do escritório ou empresa.

Confira algumas vantagens do workflow:

Organização – determinar um fluxo de trabalho ajuda a organizar as tarefas e as responsabilidades de cada membro da equipe. Dessa forma, evita-se a sobrecarga de trabalho em uma única pessoa e todo o processo interno fica organizado.

Monitoramento – nos escritórios e departamentos jurídicos, a definição do workflow permite o monitoramento do progresso de cada caso em tempo real, o que pode ser feito pelos profissionais envolvidos e pelos gestores.

Acompanhamento e cumprimento de prazos – no universo jurídico, os prazos estão entre as principais preocupações. Um workflow bem estruturado permite o acompanhamento e, consequentemente, o cumprimento de prazos, evitando problemas.

Qualidade – a definição de tarefas para otimizar o fluxo de trabalho aumenta a precisão e a qualidade dos serviços prestados pelos escritórios de advocacia e pelos departamentos jurídicos.

Satisfação do cliente – prestar um serviço mais ágil e transparente pode gerar resultados mais assertivos e, consequentemente, a melhoria da experiência do cliente. Isso colabora para a satisfação e eleva a reputação da equipe.

Etapas para determinar um bom fluxo de trabalho

Adotar um workflow eficiente nos escritórios de advocacia e nos departamentos jurídicos de empresas exige a identificação das etapas que compõem o processo de trabalho no contexto jurídico. Um bom fluxo de trabalho não apenas facilita a compreensão, como também possibilita uma gestão mais eficaz das atividades por parte dos gestores.

Vejamos as principais etapas de um bom workflow:

Recepção e triagem – recebimento de novos casos e triagem inicial para determinar a natureza de cada um, além de verificar a necessidade de urgência. Isso ajuda a distribuir o trabalho de acordo com as características do processo e dos advogados que fazem parte da equipe.

Abertura do caso – criação de um novo processo no sistema do escritório ou da empresa, incluindo todas as informações que são relevantes para o caso. Dessa forma, tudo fica devidamente centralizado em um único lugar, facilitando assim o acesso de profissionais envolvidos e a gestão.

Pesquisa e análise – realização de pesquisas jurídicas e análises de jurisprudências para fundamentar a defesa ou as ações que serão tomadas. O objetivo é reunir os precedentes legais e as informações necessárias para o bom desenvolvimento do trabalho.

Elaboração de documentos – redação de petições, contratos, pareceres e outros documentos legais para garantir a precisão das informações, além do cumprimento das exigências legais que permeiam o trabalho de equipes de escritórios de advocacia e departamentos jurídicos.

Revisão e aprovação – revisão dos documentos elaborados para cada caso e obtenção das aprovações necessárias para o devido andamento do trabalho, assegurando a qualidade e a conformidade da documentação antes que ela seja finalmente enviada ou arquivada.

Submissão e acompanhamento – envio dos documentos para as partes envolvidas e acompanhamento do andamento de cada processo, com o objetivo de informar os interessados sobre o status do caso e quais serão os próximos passos da equipe de trabalho.

Encerramento – depois de cumprir as etapas anteriores, o processo é finalizado, os documentos arquivados e o caso fechado. Isso garante que o caso está devidamente concluído, facilitando assim o início de novos processos e o devido arquivamento dos documentos.

Como um software jurídico pode ajudar na estruturação de um workflow?

O uso de ferramentas tecnológicas que aumentam a produtividade e a gestão, tanto em escritórios de advocacia quanto em departamentos jurídicos, é uma medida que colabora diretamente para o sucesso do trabalho, a satisfação dos clientes e, claro, a reputação dos profissionais envolvidos. Isso porque a adoção de um software jurídico otimiza o trabalho por meio de funcionalidades úteis para o setor.

No caso do workflow, um bom software jurídico colabora promovendo o acompanhamento eficiente de todas as etapas de forma clara e organizada. O Espaider, da Fácil, é uma ferramenta criada especificamente para o contexto jurídico, considerando as diferenças entre escritórios e empresas que têm departamentos específicos.

Algumas das funcionalidades que o Espaider oferece são:

Automatização de tarefas repetitivas, como o envio de notificações e lembretes;

Integração com outros sistemas e ferramentas, como calendários e bases de dados jurídicos;

Geração de relatórios e análises que ajudam na tomada de decisões estratégicas;

Personalização do workflow de acordo com as necessidades da equipe e as características dos processos. No ambiente do Espaider, gestores e profissionais podem alterar legendas, reposicionar elementos, ocultar ou tornar obrigatórios campos de formulários, entre outras ações. E também, os administradores do sistema podem definir ou redefinir o workflow à vontade, sem prejudicar o andamento de outros processos.

Acesse as soluções da Fácil para saber mais ou entre em contato conosco e solicite uma demonstração: Fácil 2024 (facil.com.br)

Imagem: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024