É fato que escritórios e departamentos jurídicos enfrentam diferentes níveis de complexidade, afinal, demandas são diferentes conforme as necessidades de cada escritório ou empresa. Por isso, simplificar processos para que os sistemas de gestão jurídica possam atender aos mais diferentes casos é uma medida importante.
Nesse sentido, uma das principais vantagens do Espaider é que os clientes não precisam migrar entre sistemas de gestão jurídica conforme a organização cresce – é possível incluir novas funcionalidades sempre que necessário. A flexibilidade, portanto, é um diferencial do software da Fácil.
À medida que o nível de complexidade aumenta, é preciso elevar também o grau de diferenciação. E, por dispor de diferentes níveis de personalização, o Espaider garante um alto grau de resolubilidade. A ferramenta oferece milhares de combinações de parâmetros para que os clientes possam encontrar maneiras eficientes de solucionar problemas específicos.
Semipersonalizações: resolubilidade para diferentes níveis
Normalmente, quando um escritório de advocacia ou departamento jurídico pesquisa a respeito de softwares de gestão jurídica para fins de aquisição, a personalização não é avaliada de maneira adequada. Isso ocorre porque a maior parte dos produtos disponíveis não oferece características como as semipersonalizações, presentes no Espaider.
O termo “semipersonalização”, criado pela Fácil, serve para definir a possibilidade de que alterações no sistema possam ser feitas por consultores e profissionais de suporte, por exemplo. Em muitas outras ferramentas, apenas analistas e programadores conseguem fazer mudanças conforme as necessidades. No Espaider, o ferramental exige treinamentos especiais e níveis de acesso diferenciados, mas permite que alterações sejam feitas a distância ou até durante a implantação do sistema.
No software da Fácil, existem milhares de combinações de parâmetros possíveis a fim de que os clientes possam encontrar maneiras de resolverem problemas específicos. Agregadas às parametrizações, portanto, as semipersonalizações possibilitam maior grau de personalização da ferramenta, proporcionando assim o aumento no nível de resolubilidade com custos mais baixos. Em muitos outros sistemas, isso não é possível.
Funciona assim: por meio de um acesso específico, o consultor pode trabalhar em um modo especial de edição da tela do software, que possibilita alterar legendas, remanejar a disposição de campos, incluir novos campos e cadastros e efetuar outras modificações que deixam o produto como o cliente deseja. Dessa forma, a solução para o problema apresentado pelo cliente é muito mais efetiva.
Importante ressaltar que, no Espaider, quando a personalização envolve custos, eles são significativamente menores que utilizar analistas e programadores, afinal, o processo tradicional de definição, aprovação, análise e programação, além de envolver prazos maiores, exige mais gastos. Com as semipersonalizações, os prazos e custos são reduzidos.
A flexibilidade como ferramenta de usabilidade nos sistemas de gestão jurídica
As semipersonalizações disponíveis no software jurídico da Fácil são capazes de oferecer a solução para uma série de problemas, facilitando assim a usabilidade do sistema. Confira os exemplos a seguir:
Primeiro caso
Determinado cliente de um escritório de advocacia que atua no setor de energia precisa que o número do medidor ou o cadastro de consumo seja incluído em todos os processos judiciais. Além disso, ele deseja que seja possível pesquisar processos usando esse número.
Em outros sistemas de gestão jurídica, isso pode ser um problema. Afinal, mesmo que um programador crie um campo especial para isso, o número fica visível para todos os clientes do escritório. Então, quando o escritório cadastrar processos para outros clientes, esse campo ficará vazio ou pode acabar atrapalhando, já que não é relevante para todos.
Já no Espaider, a solução é mais prática. Durante a instalação, o próprio consultor pode criar um campo personalizado que aparece apenas nos processos do cliente de energia e fica totalmente invisível para os outros clientes. Dessa forma, portanto, o software garante que a informação esteja disponível somente quando for necessário.
Segundo caso
Agora, um escritório que atende casos cíveis, trabalhistas e tributários precisa de informações específicas e diferentes entre si destinadas para cada área. Um advogado que atua na área cível, por exemplo, não precisa preencher campos como horas extras ou férias não pagas, essenciais para processos trabalhistas. Da mesma forma, um advogado tributário necessita de campos que não fazem sentido para outros profissionais, como códigos de impostos e períodos de apuração.
O Espaider possibilita a personalização completa das informações que devem aparecer para cada categoria de processo. Isso garante que cada advogado tenha acesso apenas aos campos que são relevantes para sua área de atuação.
Além disso, vale mencionar que a personalização é feita especificamente para cada escritório ou departamento jurídico. Em outras palavras, ainda que dois escritórios diferentes trabalhem com direito tributário, cada um deles pode ter sua própria configuração de campos e telas, adaptada ao seu fluxo de trabalho específico.
Terceiro caso
Este exemplo está relacionado aos departamentos jurídicos de empresas multinacionais. Nesses casos, o Espaider oferece uma vantagem única: os consultores podem configurar o sistema de acordo com as exigências legais específicas de cada país.
Se o usuário indica que o processo é dos EUA, por exemplo, os campos específicos para clientes daquele país aparecem e são obrigatórios. Já em um processo brasileiro, esses mesmos campos ficam ocultos, o que mantém a tela limpa e relevante.
Essa função elimina a confusão de ter campos desnecessários e garante que todas as informações obrigatórias para cada jurisdição sejam devidamente preenchidas, facilitando a conformidade legal sem complicar a interface do sistema.
Esses são alguns exemplos, mas as possibilidades são enormes, o que faz com que o sistema de gestão jurídica ofereça alta resolubilidade, uma vantagem sobre as tradicionais parametrizações. Essas alterações podem ser feitas pelos consultores durante a implantação do produto ou durante o ciclo de vida do sistema e, em caso de alguma atualização de versão, tudo é mantido conforme personalizado inicialmente.
Portanto, o Espaider possibilita alterações que permitem atingir um alto grau de resolubilidade, a fim de que os escritórios de advocacia e departamentos jurídicos possam gerir suas operações de forma eficiente.
Entre em contato conosco e conheça todas as soluções para o setor jurídico: vendas@facil.com.br