Software jurídico para escritórios de advocacia

Por que escolher um software para o seu escritório de advocacia?

Nos últimos anos, a tecnologia vem desempenhando um papel fundamental na transformação da rotina de trabalho em diferentes setores de negócios. Escritórios de advocacia que trabalham com grandes demandas, por exemplo, podem obter uma série de benefícios com a utilização de ferramentas que ajudam a organizar o dia a dia de forma prática, automática e com segurança. Nesse sentido, um software jurídico se torna um grande aliado do escritório de advocacia.

Clientes internos e externos, processos, documentos, audiências, contabilidade e prazos significam uma imensa gama de informações que servem para balizar o trabalho na área jurídica. Ferramentas desenvolvidas especificamente para os escritórios de advocacia permitem organizar as atividades, além de facilitar o acompanhamento de processos e o controle de prazos e otimizar a produtividade do escritório.

Vantagens do software jurídico para escritórios de advocacia

Escolher um software jurídico desenvolvido especificamente para os escritórios de advocacia promove benefícios que facilitam a rotina de trabalho. Veja alguns:

Gestão de processos e prazos – A gestão de processos judiciais e administrativos é uma parte crítica da advocacia, principalmente nos escritórios que lidam com grande quantidade de ações e clientes. Acompanhar casos, gerenciar datas, prazos e status são demandas que necessitam de organização e atenção. Com as informações importantes centralizadas em um único sistema, o software jurídico colabora para a gestão eficiente de processos, promovendo economia de tempo e mais produtividade.

É importante considerar que existem processos que correm na justiça durante anos, o que dificulta o acompanhamento de prazos e publicações.  Dessa forma, um software jurídico desenvolvido para escritórios de advocacia, que captura informações nos sites e diários publicados pelos tribunais é uma importante fonte de dados que serve para evitar que os profissionais percam prazos judiciais.

Automação de tarefas e mobilidade – Automatizar tarefas repetitivas é mais um benefício obtido pelo uso de um software jurídico pelos escritórios de advocacia. Isso porque a prática jurídica envolve uma grande quantidade de documentação, agendamento de prazos e acompanhamento de processos e, dessa forma, a ferramenta adequada permite que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e mais importantes para o desempenho do escritório.

Além disso, cada vez mais, o acesso remoto é uma necessidade dos escritórios de advocacia. Com um software jurídico baseado em nuvem, os profissionais podem trabalhar de qualquer lugar, acessando informações, documentos e agendamentos importantes. Dessa forma, advogados que viajam constantemente podem acompanhar processos à distância, por exemplo. Juntos, esses fatores promovem redução de custos e mais produtividade das equipes.

Controle financeiro – A gestão financeira é essencial para qualquer tipo de empresa, inclusive para os escritórios de advocacia. O software jurídico simplifica o controle das finanças por meio do gerenciamento de contratos com clientes, contas a pagar e contas a receber, cobranças bancárias, reembolsos e despesas processuais, além do faturamento do escritório. Isso ajuda a manter a saúde financeira do negócio e aumenta, ainda, a confiança dos clientes.

Alguns produtos permitem que sejam cadastrados os itens de contrato que redundam em faturamento. A partir desses cadastramentos, de itens do contrato, sugerem os faturamentos baseados nas movimentações normais das equipes do escritório. Isso traz mais eficiência e eficácia nos faturamentos, minorando erros e garantindo ao escritório que as demandas e os eventuais reembolsos de despesas sejam efetivados com segurança. 

Armazenamento em nuvem – Um software jurídico com armazenamento em nuvem dispensa a necessidade de implementação de uma infraestrutura técnica específica para o sistema do escritório de advocacia.

Alguns fornecedores se preocupam com backups, atualização dos sistemas, restaurações de funcionamento e performance das máquinas; tudo incluído num contrato mensal. Assim, não é responsabilidade do escritório uma equipe técnica especializada de segurança da informação, gestão de equipamentos e sistemas básicos, como bancos de dados e sistemas operacionais.

Segurança e tomada de decisões – Escritórios de advocacia lidam com dados confidenciais e, ao mesmo tempo, essenciais para o desenvolvimento do trabalho no dia a dia. Por isso, a segurança de acesso é uma preocupação válida. Um software jurídico com armazenamento em nuvem conta com medidas robustas de segurança, como controle rígido de acesso, criptografia e backups regulares. Isso ajuda a proteger os dados e a privacidade.

Isso ajuda, ainda, na tomada de decisões. Coletar e analisar dados permite medir o desempenho da equipe, identificar tendências, fazer comparações e, dessa forma, adotar ações estratégicas para o desenvolvimento assertivo do trabalho do escritório de advocacia. Dessa forma, é possível melhorar cada vez mais os resultados da equipe.

Melhoria no atendimento ao cliente – Qualquer empresa sabe que o atendimento ao cliente é um fator essencial para o sucesso e, nos escritórios de advocacia, isso não haveria de ser diferente. Ocorre que os clientes que mantêm uma relação positiva com os profissionais voltam a contratar e/ou indicam os serviços do escritório para outras pessoas e empresas. 

Um software jurídico pode melhorar significativamente os parâmetros de atendimento ao cliente, já que permite o acesso a informações relevantes, como atualizações sobre processos, recebimento e envio de documentos com segurança, históricos, entre outros. Com isso, é possível criar uma experiência positiva e aumentar a fidelidade.

Tratamento de dados: responsabilidade das empresas

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regula o tratamento de dados pessoais no Brasil. No setor jurídico, é indispensável que esses dados sejam tratados com a confidencialidade necessária para garantir a qualidade e a segurança do trabalho. 

É importante ressaltar que as empresas são responsáveis pelo tratamento de dados pessoais, cuja falta pode gerar sanções e penalidades. A LGPD tem o objetivo principal de proteger a privacidade dos envolvidos no âmbito dos processos e na própria gestão do escritório.

Bons sistemas jurídicos auxiliam nessa tarefa, com recursos exclusivos para atender a essas demandas. Criptografia de banco de dados, criptografia de dados selecionados e anonimização de dados. Campos com dados pessoais podem ser claramente identificados e relatórios de auxílio emitidos. 

Espaider Escritório

O software jurídico desenvolvido pela Fácil para os escritórios de advocacia, denominado Espaider Escritório, conta com uma série de funcionalidades que promovem segurança, organização, produtividade e, consequentemente, competitividade. O Espaider é a solução ideal para a gestão operacional e gerencial completa de um escritório de advocacia.

O software tem armazenamento em nuvem e é responsivo, o que permite o acesso remoto a partir de qualquer dispositivo conectado à internet – com rígido controle. Dessa forma, as equipes têm mais liberdade e flexibilidade.

O Espaider Escritório tem funcionamento 24 horas por dia, suporte técnico especializado e certificações como ISO 27001, ISAE 3402 type II e TIER III, além de Pentests anuais. 

Saiba mais sobre as funcionalidades e os benefícios que a ferramenta oferece para o seu escritório de advocacia em: https://facil.com.br/escritorios/

Crédito da imagem: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024