gestão de escritórios de advocacia

Estratégias para fazer a gestão jurídica no escritório de advocacia

A gestão jurídica é um dos pilares fundamentais para o sucesso de escritórios de advocacia, especialmente aqueles que lidam, no dia a dia, com equipes numerosas e altas demandas de processos e clientes. No entanto, a gestão eficiente é um desafio à medida que os profissionais do Direito trabalham cada vez mais com informações e dados complexos, além de grandes quantidades de tarefas – que vão do atendimento ao cliente até questões administrativas.

Dessa forma, é preciso adotar algumas estratégias para fazer a gestão jurídica dentro dos escritórios com eficiência operacional, promovendo assim garantia nos resultados almejados. Uma delas, sem dúvidas, é o uso da tecnologia como ferramenta de gestão. Atualmente, softwares jurídicos são o que há de mais moderno no setor, já que contam com funcionalidades avançadas para ajudar a superar os desafios da rotina dentro dos escritórios.

Neste texto, abordamos a adoção de estratégias eficazes para a gestão do escritório de advocacia e, ainda, falamos sobre como a tecnologia é capaz de revolucionar o dia a dia das equipes que atuam nos processos judiciais e nos outros setores que fazem parte desse tipo de negócio. Confira.

Organização e padronização de processos internos

Processos internos bem definidos é a primeira estratégia para alcançar uma boa gestão jurídica do escritório de advocacia. Os processos internos são o conjunto de atividades realizadas dentro de uma empresa de forma recorrente. Dessa forma, lidar com eles é algo que faz parte do cotidiano de negócios de todos os setores.

No universo jurídico, a precisão e a exatidão são fundamentais e, por isso, organizar os processos internos é indispensável para garantir um bom fluxo de trabalho das equipes que atuam nos escritórios.

Organizar os processos internos otimiza as atividades, evitando retrabalho e desperdício de tempo e dinheiro, por exemplo. O objetivo é melhorar a gestão de tarefas e, consequentemente, a produtividade da equipe.

Para isso, o uso de ferramentas tecnológicas tornou-se um grande aliado não apenas como decisão estratégica, mas também como uma evolução necessária para o setor. Além de automatizar tarefas repetitivas, reduz a possibilidade de ocorrência de erros humanos.

Gestão financeira eficiente: um diferencial

A saúde financeira dos escritórios de advocacia exige, necessariamente, uma gestão sólida. Isso significa que, entre outras coisas, é essencial: 

  • Separar as finanças do escritório das contas pessoais, isso evita o descontrole, que pode levar a dívidas ou a atrasos de pagamento de funcionários.
  • Identificar despesas e receitas do escritório. Para isso, é preciso especificar tudo que entra e sai, inclusive os pagamentos que não foram feitos.
  • Conhecer o fluxo de caixa e preservar o capital de giro são duas atividades que indicam a saúde financeira do negócio e ainda dão margem para negociar com clientes.
  • Utilizar ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão financeira. Softwares jurídicos, por exemplo, permitem automatizar tarefas, economizando tempo e evitando erros humanos.

Gestão de contratos e gestão jurídica

Mais que manter a documentação do escritório de advocacia organizada, a gestão de contratos abrange todas as etapas dos contratos, como criação, negociação, cumprimento, renovação, arquivamento e faturamentos conforme as regras estabelecidas nos documentos firmados. Uma boa gestão colabora para o cumprimento de prazos e para a negociação, quando essa se faz necessária. 

Resumindo, contratos mal gerenciados podem incorrer em sanções por atrasos ou até em pagamentos e cobranças incorretas. A gestão de contratos feita por meio de um software jurídico reduz ainda os custos operacionais, contribuindo para a saúde financeira da empresa. Além disso, ajuda a melhorar o relacionamento com clientes e fornecedores. A gestão de contratos, portanto, colabora para a boa gestão jurídica dentro dos escritórios.

A importância da tomada de decisão com base em dados 

Dentro do contexto do trabalho desenvolvido nos escritórios de advocacia, especialmente considerando a complexidade e o volume de informações que precisam ser gerenciados diariamente, a captação de dados é de extrema relevância para o desenvolvimento do trabalho, já que serve para orientar a tomada de decisões de forma estratégica. 

Uma ferramenta de gestão jurídica incorpora recursos que permitem acompanhar o desempenho das equipes, o tempo gasto em cada atividade e a distribuição de tarefas a partir de métricas que facilitam a identificação de tendências e/ou problemas na rotina de trabalho. Dessa forma, os gestores podem tomar decisões embasadas nos dados coletados. Além disso, a tecnologia fornece insights valiosos, organizando informações completas de forma simples.

Acompanhamento de tarefas como ferramenta de gestão jurídica

Acompanhar as tarefas do escritório de advocacia colabora para a eficiência do fluxo de trabalho. Sendo assim, é importante ter visibilidade sobre o que está em andamento e o status de cada tarefa. Para isso, um software jurídico permite a criação de fluxos personalizados, a distribuição de tarefas, a definição de prazos e o monitoramento do progresso de cada atividade.

A partir da organização dos fluxos de trabalho por meio do acompanhamento de tarefas, as etapas tornam-se claras e transparentes, o que colabora diretamente para a boa gestão jurídica do escritório. Dessa forma, a ferramenta garante que nenhuma atividade deixe de ser feita, levando fluidez à rotina de trabalho.

Comunicação eficiente dentro e fora do escritório

A comunicação interna e externa é um dos pilares da gestão jurídica. Veja:

  • A comunicação aparece como parte vital das operações dentro dos escritórios de advocacia, onde a colaboração é essencial para que haja um bom fluxo de trabalho e, consequentemente, traga bons resultados.
  • A integração das equipes de advogados e outros profissionais que possam estar envolvidos nas atividades internas é fundamental e, assim, a comunicação entre as pessoas deve ser clara e objetiva.
  • Desenvolver uma boa comunicação com os clientes proporciona a construção de um relacionamento baseado na confiança, desde que isso seja feito com transparência. Isso permite personalizar o atendimento.
  • A comunicação clara ajuda a estabelecer expectativas dentro da realidade de cada caso, evitando mal-entendidos e decepções. Dessa forma, os clientes não se sentem enganados, valorizando e recomendando o escritório para outras pessoas.

Software para gestão jurídica dos escritórios de advocacia

Para fazer a gestão jurídica de um escritório de advocacia, é possível adotar o uso de ferramentas como o Espaider Escritório. O software jurídico criado pela Fácil é um aliado dos escritórios de advocacia na hora de organizar fluxos de trabalho, fazer a gestão de contratos, organizar processos internos, fazer a gestão financeira, entre outros benefícios.

Conheça o Espaider Escritório: https://facil.com.br/escritorios/

Crédito da imagem: Freepik.com

Diferenciais do Espaider

Conheça todos os diferenciais de acordo com o segmento

Departamentos Jurídicos

Contencioso, Consultivo, Contratos, Workflow, Societário, Propriedade Intelectual, GED, dentre outros.

Escritórios
Versão Completa

Contencioso, GED, Time-Sheet, Financeiro, Contabilidade, Contratos, Propriedade Intelectual, Recuperação de Crédito, dentre outros.

Escritórios
Versão Essencial

Contencioso, incluindo robôs de monitoramento processual, com alguns controles financeiros e ótimo custo/benefício.

Política de Privacidade

A Fácil Informática Ltda. respeita a privacidade de seus clientes e potenciais clientes, utilizadores ou interessados em seus produtos e serviços em conformidade com as normas e princípios legais brasileiros.

A Fácil reconhece a importância de proteger informações recolhidas que estejam em seu poder.

Esta política descreve como e quais dados pessoais são coletados e tratados, além dos direitos dos titulares nos sistemas internos e que a Fácil é controladora.

As políticas complementares adequadas à produtos, serviços e site, haja vista a necessidade diferenciada de informações a serem coletadas, podem ser aplicadas e serão apresentadas conforme o uso, se aplicável.
A política pode ser visualizada em versão PDF através deste link.

APLICAÇÃO
A política atende sistemas em que a Fácil é controladora dos dados, de acesso público ou interno, como:

• TRM
• Facilcorp
• Gestão RH
• Site facil.com.br

Sendo aplicável para clientes ativos, clientes inativos, prospectos, usuários dos sistemas e candidatos a vagas de empregos, considerando a coleta destes dados em território brasileiro.

A política não se aplica em relação aos dados coletados e armazenados por produtos comercializados pela Fácil e utilizados por seus clientes. Nestes casos, o controlador dos dados é o cliente e a Fácil caracteriza o papel de operadora dos dados nestes casos.

Os dados coletados de colaboradores e terceirizados são tratados em contratos próprios, com cláusulas de privacidade direcionados, para cumprimento das funções exercidas de acordo com o legítimo interesse.

Os dados pessoais podem ser coletados quando os clientes, prospectos, colaboradores e fornecedores:

• Firmam um contrato de prestação de serviços com a Fácil;
• Firmam um contrato de relação empregatícia com a Fácil;
• Solicitam e negociam a contratação de uma nova funcionalidade do Sistema Espaider;
• Realizam ou solicitam contato comercial;
• Enviam dados relacionados a candidatura de vagas de emprego.

DADOS COLETADOS PELA FÁCIL E PARA QUAIS FINALIDADES

A coleta de dados pessoais e qualquer tratamento a ser realizado é justificado a partir de uma ou mais finalidades legítimas. O tratamento é reduzido de modo a ser mitigado qualquer uso de pretexto injustificado ou ilegítimo.

Alguns exemplos são: nome, endereço, e-mail, telefone celular e outros assemelhados.

Finalidades para as quais os dados pessoais são utilizados:

• Contato por e-mail para esclarecimento de dúvidas, envio de avisos, informativos, detalhes de negociações, configurações feitas em sistemas dos clientes, agendamento de reuniões, etc.;
• Contato por telefone para urgências, dúvidas, atendimentos, agendamento de reuniões, etc.;
• Para retornar ao interessado e responder eventuais dúvidas, estabelecer eventual negociação de seus produtos e serviços, emitir e enviar propostas e outros documentos com conteúdos a respeito de seus produtos e serviços;
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário;
• Cadastro nos sistemas internos e de gestão da Fácil;
• Pagamento de salário e contratação de benefícios aos colaboradores;
• Colaboração ou cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Envio de informativos Cutting Edge para as pessoas classificadas como clientes e elegíveis para receber o comunicativo interno uma vez ao mês;
• Marketing, prospecção, pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• De candidatos a emprego. Nesses casos as informações podem ser compartilhadas com empresas que prestam o serviço de recrutamento e seleção para a Fácil.

A Fácil oferece aos clientes, e potenciais clientes, a opção de receber e-mails promocionais da Fácil. Os usuários poderão recusar essas comunicações. As instruções para o cancelamento de recebimento de e-mails promocionais da Fácil são fornecidas nas mesmas comunicações.

As atividades descritas nesta política se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou “LGPD”) a partir de sua entrada em vigor e em conformidade com sua versão mais recente, inclusive adequando-se a qualquer futura alteração.

DADOS DE NAVEGAÇÃO E DO DISPOSITIVO

Informações técnicas adicionais podem ser coletadas, sendo:

• Endereço IP do dispositivo utilizado para acessar os serviços ou produtos
• Dados técnicos e atributos do dispositivo, como informações de URL, navegador, modelo e sistema operacional
• Cookies

Finalidades
• Geração de estatísticas, estudos, pesquisas e levantamentos pertinentes às atividades e comportamento no uso dos produtos ou serviços.
• Exercício regular de direitos da Fácil, inclusive apresentando documentos em processos judiciais e administrativos, se necessário.
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador.
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória.

DADOS DE MENORES DE IDADE

A Fácil assegura que o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes segue rigorosamente as disposições legais, conforme estabelecido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Nesse sentido, todas as operações envolvendo dados desses grupos etários obedecem às mesmas diretrizes aplicadas aos demais titulares, incluindo a obtenção de autorização parental conforme exigido pela LGPD. Os procedimentos adotados pela empresa garantem a segurança e a privacidade dos dados, com constante revisão e ajustes conforme necessários para manter a conformidade legal e aprimorar as práticas de proteção de dados.

COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS

A Fácil poderá compartilhar os dados pessoais caso solicitado ou previamente autorizado pelos titulares dos dados pessoais.

O compartilhamento dos dados também poderá ser feito com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para diferentes finalidades, quando necessário. Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos negócios da Fácil e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

O compartilhamento de dados pode ser feito para atingir as seguintes finalidades:
• Pesquisas de mercado, de opinião e promoção dos produtos e serviços da Fácil;
• Envio de avisos por e-mail a respeito de instabilidades nos serviços da Fácil;
• Exercício regular de direitos da Fácil;
• Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
• Cumprimento de ordem judicial, de autoridade competente ou de órgão fiscalizador;
• Contratação de benefícios aos colaboradores.

DIREITOS DO TITULAR DE DADOS PESSOAIS

Como titular dos dados pessoais, existem direitos que podem e devem ser aplicados em relação ao tratamento e armazenamento de dados pelo controlador, conforme determinado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Considerações:

• O titular dos dados pode solicitar à Fácil quais dados seus são armazenados por ela;
• Caso o titular de dados identifique que algum dos seus dados pessoais está incorreto, deve solicitar a correção à Fácil.
• Caso o titular de dados identifique que existem dados pessoais seus sendo tratados de forma desnecessária, em excesso ou em desconformidade com as legislações pertinentes (LGPD), deve solicitar à Fácil a regularização da situação.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil informações para constatar se houve compartilhamento de dados pessoais com outras empresas/pessoas/aplicações e se sim, quais.
• O titular de dados pode solicitar à Fácil a eliminação dos dados, desde que constatado a não existência de risco legal e não haja legítimo interesse para tratamento.

A Fácil poderá solicitar informações adicionais que comprovar a veracidade do titular a da solicitação encaminhada. Além disso, deve ser efetivamente constatado, após verificação interna, o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei para atendimento das demais solicitações.

A Fácil fornece através de seus sistemas funcionalidades e meios pelos quais os controladores de dados possam cumprir com seus objetivos e obrigações relativas aos titulares de dados pessoais. Estas soluções incluem a possibilidade de configuração da indicação e identificação de dados pessoais, emissão de relatório de impacto, configuração de privacidade, configuração de controle de acesso, aplicação de criptografia em repouso, controle de aceite de política de privacidade e cookies, confirmação do tratamento de dados e aplicação de funções de alteração, anonimização ou exclusão de dados solicitados.

TRANSFERÊNCIA INTERNACIONAL DE DADOS PESSOAIS

Para proporcionar funcionalidades avançadas, tais como resumos de documentos via ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de texto em imagens (OCR), é possível que dados pessoais sejam processados internacionalmente.

A Fácil observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente, incluindo requerimentos de parceiros ou fornecedores escolhidos. São adotadas práticas em segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos dados pessoais de nossos usuários.

Nossas medidas técnicas e organizacionais foram implementadas para proteger as informações, proporcionando proteção e segurança contra acessos não autorizados.

REGISTRO DE ATIVIDADES

A Fácil registra as ações que usuário realizam nos sistemas armazenando enquanto viável, informações que podem conter: endereço IP, acesso e ações realizadas no sistema disponibilizado, data e hora da ação realizada e informações sobre o dispositivo utilizado, tais como a versão de sistema operacional, navegador e geolocalização.

Também podem ser utilizas tecnologias, próprias ou de terceiros, de monitoramento das atividades realizadas enquanto são acessados sites e/ou blogs, tais como cookies e ferramentas de analytics.

Estes registros possuem como finalidade a melhora da experiência do usuário e para própria proteção dos dados tratados.

Cookies
A Fácil efetua o uso de cookies essenciais para o funcionamento de suas soluções, que servem para identificação e auxiliar em configurações de preferências de uso.

O bloqueio dos cookies pode limitar ou até mesmo impedir o uso das soluções fornecidas. Caso sejam desativados os cookies, ainda será possível navegar nos sites e nos blogs, mas partes das páginas poderão deixar de funcionar.

Ferramentas de analytics
Ferramentas podem coletar informações como da forma de visita e uso de um site, incluindo quais páginas e quando são visitadas tais páginas, além de outros sites que foram visitados antes, entre outras.

PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
A Fácil aplica medidas razoáveis para proteger as informações que os titulares compartilham com ela, que incluem, sem limitação, a implementação de processos, de equipamentos e de software, para evitar acessos e divulgação não autorizados dessas informações.

Seguem abaixo algumas das medidas de segurança adotadas pela Fácil

• Criptografia para dados em repouso, em trânsito e em uso, para garantir a integridade das informações;
• Monitoramento contínuo do ambiente;
• Análises e testes contínuos de segurança da informação;
• Auditorias periódicas;
• Controle de acesso;
• Segregação de funções;
• Políticas de backups e contingência.

Além disso, a Fácil possui certificações internacionais que demonstram o compromisso da organização em relação à segurança da informação e privacidade:
• ISO 27001
• ISAE 3402 Tipo II

RETENÇÃO E EXCLUSÃO DOS DADOS PESSOAIS

Quando aplicável ou necessário, os dados pessoais podem ficar armazenados por um período adicional para fins de auditoria, cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, para o exercício regular de direitos da Fácil ou também pelo prazo necessário de acordo com a base legal que justifique a retenção dos dados.

ALTERAÇÕES NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

As políticas de privacidade são aplicáveis a partir das suas últimas revisões.
Qualquer política poderá ser alterada, sem prévio aviso, e sua nova versão será publicada.
Recomendamos contato com a Fácil para obtenção da última versão adotada ou verificação através do link de acesso disponibilizado.

FALE CONOSCO

Após a leitura desta Política de Privacidade, caso o titular de dados tenha dúvidas ou precise contatar a Fácil sobre assuntos envolvendo os dados pessoais, o contato deve ser realizado pelos canais abaixo:

Assunto: Segurança da Informação
Endereço: Rua João Pessoa, 129 – Blumenau/SC – CEP: 89012-472 – Matriz Blumenau/SC
Central de relacionamento: +55 (47) 3328-2929
E-mail: encarregadodedados@facil.com.br
Responsável: Departamento de Segurança da Informação

• Versão 2 – 14/05/2024